quinta-feira, maio 31, 2012

Amantes e Inimigos (One Wore Blue), de Heather Graham [Desafio Literário]



Título Original: One Wore Blue
Autor: Heather Graham
Editora: -Importado-
Gênero: Romance Histórico
Série: Trilogia Cameron
Sub-Gênero/Assunto: Romance Histórico, Amor e Ódio, Guerra
Período: EUA. Guerra Civil Americana
Veemente e orgulhosa, Kiernan é uma mulher leal, leal ao sul e a um estilo de vida que agora vê desaparecer. Mas também é uma mulher apaixonada na infância pelo primogênito de uma grande plantação da Virgínia que decidiu unir ao norte e lutar contra os seus, quando o país se partiu em dois. E ela decidiu esquecê-lo, brigar contra ele e odiar para sempre. Valente, teimoso e enormemente atraente, o coronel Jesse Cameron viu agora o uniforme azul do exército ianque. Também é o homem que entregou há tempos atrás seu coração a uma jovem bonita e rebelde. Mas isso foi antes que a guerra mudasse tudo, antes que seu país se partisse em dois, antes que ela jurasse esquecê-lo, brigar contra ele e odiar para sempre. A guerra os separou, mas um destino cruel os uniu de novo. São inimigos e, entretanto, não podem evitar que a atração e a paixão renasça de novo.




Minha quarta leitura do mês para o Desafio Literário 2012. Fatos Históricos. [MINHA LISTA] . Desta vez, o livro se passa durante a Guerra Civil Americana.

Jesse e Kiernan são filhos da Sul, nascidos na Virgínia, mas enquanto Kiernan acredita piamente nos ideias sulistas, Jesse foi lutar pela União, pelo Norte. Ele não consegue admitir uma Nação dividida. A estória percorre desde os anos antes da guerra quando os dois eram vizinhos e amigos; a paixão na juventude e afastamento causado pela guerra, mas principalmente suas crenças- até finalmente o reencontro. E toda a dor que isso acarreta.

Inimigos e Amantes fala sobre guerra, amores perdidos e ideais.

Ela é 10 anos mais jovem do que ele- e apesar deles se conhecerem desde a infância, Jesse só a notará mais tarde. A paixão é imediata e avassaladora, porém eles acabam por seguir caminhos opostos.

Kiernan não é uma personagem fácil de se gostar. Por vezes, ela beira quase ao insuportável com seu jeito mimado e, principalmente, sua teimosia. Todavia, ela é daquele tipo de personagem que vai crescendo durante toda a estória e de certa maneira até pude compreendê-la. É claro que a quantidade de vezes que ela diz “ Eu te Odeio, Jesse” dá nos nervos de qualquer um.

Jesse é o típico herói de guerra cheio de heroísmo e conflitos. Confesso que apesar de ter gostado dele pessoalmente, de ter simpatizado com seu caráter, não consegui entender como ele conseguiu abandonar todos os ideias de sua família para lutar contra. Sim, acho que ele fez a escolha certa. Mas foi uma escolha fácil demais, a meu ver.

A relação dos dois é explosiva e, desculpem o termo, caliente. Não é nem uma questão de química. Eles são óbvios. A trama não é pautada no sexo, mas ele está La, forte, intenso. As cenas íntimas não são explícitas, porém vão de intensas a delicadas sem nunca parecerem vulgares.

Mas engana-se ao pensar que relação deles é apenas uma grande atração física; apesar de toda a briga e disputa, existe um amor e, principalmente, um grande carinho. A interação entre Kieran e Jesse é maravilhosa. Faz a gente sorrir.

A parte histórica do livro é fantástica e podemos perceber que a autora fez uma apurada pesquisa tanto histórico-geográfica quanto política. Este é um romance romântico, mas toda a trama amorosa está entrelaçada pelos conflitos e questões da guerra.

 Apesar de ser uma estória romântica, o livro contém passagens tristes e fortes. Aqui, a guerra, realmente faz parte da trama.

O ritmo empregado é bom e a estória de amor entre Kiernan e Jesse dá uma leveza ao tema, porém achei a autora um pouco verborrágica. Não diria que o livro é cansativo, mas se ele fosse uns 10% mais “enxuto” seria perfeito.

Em suma, Amantes e Inimigos é bom livro para quem gosta de História e um belo conto de amor e paixão.

Recomendo.

O P.S: Infelizmente, este livro não foi lançado no Brasil. Ele pode ser comprado na versão original. Ou então, ser encontrado no Formato-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado traduzido por fãs “Amantes e Inimigos”.

A Série:

Trilogia Camerons (Civil War Saga)

Livro 1- Amantes e Inimigos (One Wore Blue)
Livro 2- Tempo Rebelde (And One Wore Gray)
Livro 3- Novos Horozontes (And One Rode West)

Infelizmente, a trilogia é inédita no Brasil. Os títulos em Português referem-se à traduções feitas por fãs.


Outras Capas:

Site da Autora: http://www.eheathergraham.com/


Cotação:

4/5


Reações: