quarta-feira, novembro 20, 2013

A Proposta, de Katie Ashley


Com a chegada dos trinta anos, Emma Harrison está com seu relógio biológico tinindo e ainda aguarda o seu príncipe encantado aparecer. Ela está ficando sem opções, principalmente depois queseu melhor amigo gay desistiu de ser seu doador de esperma. Claro, sempre há um banco de esperma, mas Emma tem medo de que haja alguma confusão com a doação e ela possa receber a semente de um monstro assassino ou algo do tipo.
O maior mulherengo da empresa, Aidan Fitzgerald, está acostumado a sempre conseguir o que quer, principalmente no quarto. Quando Emma rejeita suas investidas na festa de Natal da empresa, ele fica determinado a conquistá-la a qualquer custo. Ao saber sobre a difícil situação de Emma, ele rapidamente faz uma proposta que beneficiará a ambos. Ele será o pai do filho da Emma, mas ela precisará concebê-lo naturalmente, com ele. Sem ninguém com quem namorar ou simplesmente fazer sexo casual, Emma reluta em aceitar a oferta, mas o charme dele e o intenso desejo dela pela maternidade vencem a questão.
Logo as seções para a concepção do bebê se tornam mais do que físicas. Aidan não parece se afastar dela, enquanto Emma começa a pensar que ele pode ser o homem certo.





Erótico e fofo. Tudo bem, A Proposta está mais para Romance Sensual do que pra Erótico, mas ele não deixa de ser fofo.

Emma Harrison é uma jovem mulher de quase trinta anos cujo relógio biológico está tocando. Ela quer ser mãe. Desesperadamente. O problema é que, sendo solteira e sem intenção de “arranjar” um namorado ou caso, a situação fica mais difícil. Ela até tinha pensado em fertilização, porém seu amigo gay- e doador- deu pra trás na última hora.

Emma parece estar sem saída e pronta para desistir de seu plano quando aparece Aidan Fitzgerald , que trabalha na mesma empresa que ela. Ele surge com uma proposta: ser o doador maaaas da maneira natural. Sem clínicas ou nada do tipo. Ela pensa em recusar, afinal, Aidan é o maior pegador da empresa e ele já tinha tentado uma “aproximação” numa festa. Porém, ela sabe que esta pode ser uma chance única e apesar de tudo, Aidan era inteligente e... lindo de morrer!

O primeiro encontro sexual ocorre em um quarto de hotel e é quase recatado, insípido. Ou deveria ser. Afinal o sexo, seria um meio para o fim. Porém não é assim. E a cada vez que eles se encontram, o amor vai tomando mais espaço naquela “relação” e mesmo sem querer, Emma começa a fazer parte da vida de Aidan e ele da dela.

A Proposta não apresenta exatamente uma história original. De uma maneira ou outra, já vimos tramas parecidas. Seja no cinema ou nos livros. O que importa aqui não é muito o quê mas como. Mesmo com uma trama que poderia ser resvalar na mesmice, a autora nos apresenta uma história de amor leve, divertida e muito fofa. Ah, e sexy também.

Sim, o sexo é parte importantíssima na trama mas esta não é apenas isso. E é esse detalhe que faz toda a diferença. O sexo tem uma razão de ser. Além disso, o livro tem um detalhe que me agradou muito: Aidan e Emma já se conheciam e tinham, por assim dizer, uma espécie de “passado”. Não eles não eram apaixonados desde a infância, mas o desejo e atração sexual já existiam e isso fez com que o romance se tornasse muito melhor de ser lido e, principalmente, de ser “acreditado”. SE tem uma coisa que eu não gosto é de paixões e amores que surgem “do nada”.

Este foi o primeiro livro que li de Katie Ashley e gostei muito de seu estilo. Não é nada que você diga “oh, que coisa maravilhosa” mas é um estilo suave e bem desenvolvido. A Proposta é um livro leve, com leves toques de humor e com muito romance e caliência.

Emma e Aidan é um casal que tem “química” e desde o início torcemos pelo final feliz. O dois simplesmente combinam e , separadamente, são personagens que me causaram empatia, apesar de Aidan... vocês tem que ler, né?! A relação dos dois, além de quente é inevitavelmente “fofa”, dando outra dimensão ao que acontece. Eu me peguei sorrindo várias vezes.

Outro ponto interessante é que o livro não fica centrado apenas no casal e na interação entre eles. Nós também somos apresentados à melhor amiga de Emma e a família de Aiden, seu pai, sua irmã e sobrinhos. E todos tem papeis importantes na trama. Até mesmo o fofoletíssimo cão dele.

A Proposta é o típico livro de “uma sentada” só, impossível de largar até chegar ao final. Aliás, que final! Preparem seus nervos!

Este é um livro ideal para quem gosta de um romance leve, fofo e devidamente apimentado.


Recomendo!


A propósito, eu não considero este livro um New Adult, gênero tão em voga ultimamente. Tanto Emma e Aidan tem empregos estáveis e são autosuficientes. SEm contar que Emma já tem quase 30 anos- e Aidan já passou da casa dos trinta.

***


A Edição

Infelizmente, apesar do livro ser ótimo, a edição apresenta alguns problemas; principalmente na tradução e revisão do texto. Por vezes, a escrita me pareceu “truncada” e confusa. Espero que o próximo livro não esteja assim.



Título Original: The Proposition
Autor: Katie Ashley
Editora: Pandorga
Gênero: Romance Contemporâneo
Série: The Proposition-Livro 1/2
Sub-Gênero/Assunto: New Adult, Hot, Família, Gravidez, Amor de Escritório
Período: Atual. EUA.


A Série

Livro 0.5- The Party (Inédito no Brasil)- conta sobre a festa que é mencionada no livro
Livro 1- A Proposta
Livro 2- O Pedido -
Livro 3- The Pairing (Inédito no Brasil)

4/5

Reações: