terça-feira, fevereiro 25, 2014

Testemunha Mortal, de J.D. Robb (Série Mortal 10)


Neste décimo livro da série, "Testemunha Mortal", já transformados no casal mais querido pelo público leitor, Eve e Roarke enfrentam um assassino corajoso e audaz, que não hesita em cometer um crime diante de milhares de pessoas, escondido pelo jogo de espelhos de um palco de teatro.




Uma grande homenagem à Agatha Christie.

Durante a estreia da peça teatral Testemunha de Acusação, o ator principal, Richard Draco, é assassino em pleno palco, no ato final. Na plateia, milhares de testemunhas, entre elas, Roarke e sua esposa, a tenente, Eve Dallas.

Além de o assassino ser altamente audacioso, afinal, causou uma morte na frente de uma plateia lotada, a vítima não era exatamente uma pessoa cuja morte seria sentida e chorada. Muito pelo contrário. Richardo Draco, era um ator maravilhoso mas um ser humano desprezível e todos ao seu redor tinham motivos- e oportunidade- para matá-lo. E não faziam questão de esconder este fato.

A partir da peça teatral “Testemunha de Acusação”, de Agatha Christie (que, por sua vez foi baseada em um conto da própria autora), J.D.Robb conduz uma trama de mistério em que todos são suspeitos e, de certa forma, tinham algo a ganhar com a morte de Richard Draco. Testemunha de Acusação não só é a base da trama mas como ela se conduz , até mesmo o modos e características dos personagens. Mas não somente esta história, toda a trama de Testemunha Mortal é uma grande homenagem à dama do suspense.
O modo como o livro se desenrola é muito similar com as tramas de Agatha Christie; É um mistério de “quem matou?” e uma gama de personagens cheia de suspeitos. Até mesmo a cena da “revelação” do culpado é inspiração clara dos finais da escritora inglesa. Basta trocar Eve por Poirot.
Eu achei o livro muito interessante e bem desenvolvido. O fato de eu já conhecer Testemunha de Acusação me deram certa vantagem, acredito, porém, não prejudica no entendimento do livro (a autora solta spoilers ENORMES de livros de Agatha!). O bom é que tudo na trama se encaixa perfeitamente e a cadeia de acontecimentos acontece de forma lógica e coerente. Além disso, a autora, como de costume, dá bastante espaço para os coadjuvantes da série, como Peabody e, neste caso, a repórter, Nadine. O problema, a meu ver, foi que a identidade da pessoa culpada era óbvia demais. Tipo, MUITO na cara. E pior, lá pela metade do livro, além de ser quem tinha matado e já sabia até o motivo! Isso tira a graça, né?

O livro ainda apresenta algumas cenas fortes, imensamente tristes e revoltantes. Senti muito por Eve. Porém continuo achando ela insuportável. A mulher parece que tem uma nuvem preta em cima da cabeça. Ninguém aguenta alguém assim.

Eu gosto muito da Eve e do Roarke como casal; acho que o relacionamento dos dois é o tempero de toda a série. Porém, por vezes, penso que algumas cenas parecem ser a “cota do sexo” do livro (em questão). Quem me conhece sabe que eu não tenho nenhum problema com cenas de sexo, muito pelo contrário! Todavia, muitas vezes o romance ficaria muito melhor. Parece haver uma necessidade de toda vez de quê Roarke e Eve estão sozinhos em casa, os dois acabem transando.

Acho cansativo. Neste livro teve até uma tentativa de cena de romance, mas acabou do modo de sempre: sexo. Assim, as minhas cenas favoritas dos dois são aqueles em eles estão trabalhando juntos, investigando. Acho muito mais interessantes, com uma dinâmica muito melhor. Nestas cenas, eu consigo ver o amor entre eles, os ciúmes, o cuidado.


Testemunha Mortal não foi o meu “Mortal” favorito, mas figura entre os com trama mais interessante. Talvez se a solução não tivesse sido tão óbvia eu tivesse gostado um pouquinho mais. Pouco importa. É uma ótima leitura.

Recomendo!
**
E para quem nunca viu, ou não conhece, fica a dica para assistir Testemunha de Acusação, filme clássico de 1957 , com Marlene Dietrich. Sensacional! Se possível, veja ANTES de ler Testemunha Mortal.


Título Original: Witness in Death
Autor: J.D. Robb/Nora Roberts
Editora: Bertrand
Gênero: Suspense Romântico
Coleção:
Série: Série mortal-Livro 10
Sub-Gênero/Assunto: Crime e Mistério, Sci-Fi, Atores e Atrizes, Abuso
Período: 2059, Nova Iorque.


Minha quarta resenha para a Maratona Nora Roberts- Série Mortal (Minha Lista)


A Série
Testemunha Mortal Mortal faz parte da série Mortal, a qual Nora Roberts escreve sob o pseudônimo de J.D. Robb.

A série tem como personagens principais a detetive Eva Dallas e o milionário Roarke. A ação se passa em uma Nova York futurista, no anos 2050/60. É imprescindível que os livros sejam lidos na ordem.

No Brasil, já foram lançados 21 livros, todos editados pela Editora Bertrand e  que estão sendo, pouco a pouco,  reeditados pela BestBolso na Colação Vira-Vira Saraiva. infelizmente parece que não vão ser reeditados mais. UMA PENA!!

Livro 1- Nudez Mortal [RESENHA]
Livro 2- Glória Mortal [RESENHA]
Livro 3- Eternidade Mortal [RESENHA]
Livro 4- Êxtase Mortal [RESENHA]
Livro 5- Cerimônia Mortal -[RESENHA]
Livro 6-Vingança Mortal [Resenha]
Livro 7-Natal Mortal [RESENHA]
Livro 7.5- Midnight in Death
Livro 8-Conspiração Mortal[RESENHA]
Livro 9-Lealdade Mortal[RESENHA]
Livro 10-Testemunha Mortal[RESENHA]
Livro 11-Julgamento Mortal
Livro 12-Traição Mortal
Livro 12.5- Interlude in Death
Livro 13-Sedução Mortal
Livro 14-Reencontro Mortal
Livro 15-Pureza Mortal
Livro 16- Retrato Mortal
Livro 17- Imitação Mortal
Livro 17.5- Naquele Tempo (Remember When)- Lançado em Portugal*
Livro 17.5- Big Jack
Livro 18- Dilema Mortal
Livro 19- Visão Mortal
Livro 20- Sobrevivente Mortal
Livro 21- Origem Mortal
Livro 22- Memory in Death
Livro 22.5- Haunted in Death
Livro 23- Born in Death
Livro 24- Innocent in Death
Livro 24.5 Eternity in Death
Livro 25- Creation in Death
Livro 26- Strangers in Death
Livro 27- Salvation in Death
Livro 27.5- Ritual in Death
Livro 28- Promises in Death
Livro 29-Kindred in Death
Livro 29.5- Missing in Death (está no Livro The Lost)
Livro 30-Fantasy in Death
Livro 31- Indulgence in Death
Livro 31.5- Possession in Death – está no livro The Other Side ( livro com várias estórias, de autoras diversas)
Livro 32- Treachery in Death
Livro 33- New York to Dallas
Livro 33.5- The Unquiet-
Livro 34: Celebrity in Death –
Livro 35-Delusion in Death
Livro 36-Calculated in Death
Livro 37- Thankless In Death

Atente para o fato de que alguns livros são considerados .5 São estórias menores (novellas). Algumas dessas estórias aparecem em livros com diversas histórias.


Outras Capas:


4/5

Reações: