quarta-feira, outubro 31, 2012

Dia D- Dia de Drummond





Hoje, 31 de outubro, dia do aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade (e este ano ele estaria fazendo 110 anos), é celebrado o Dia D- Dia de Drummond. Um dia, criado pelo Instituto Moreira Sales, baseado no Bloomsday, com intuito de celebrar este grande artista das palavras.





Certas Palavras

"Certas Palavras Certas palavras não podem ser ditas
em qualquer lugar e hora qualquer.
Estritamente reservadas
para companheiros de confiança,
devem ser sacralmente pronunciadas
em tom muito especial
lá onde a polícia dos adultos
não adivinha nem alcança.

Entretanto são palavras simples:
definem
partes do corpo, movimentos, actos
do viver que só os grandes se permitem
e a nós é defendido por sentença
dos séculos.

E tudo é proibido. Então, falamos."




As Sem Razões do Amor

"Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor."









Saiba Mais Aqui: http://diadrummond.ims.uol.com.br/

Drummond Wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Drummond_de_Andrade

Meme Literário de 1 mês: Dia 31



Dia 31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.


Gone, Baby, Gone, de Dennis Lehane. Eu sou muito fã do Lehane e sempre gostei da série Kenzie?Gennaro, mas este livro superou todas as minhas expectativas. A estória "geral" do livro é sobre o desaparecimento de uma menina de 4 anos e a investigação do caso. porém, o livro é muito mais do que um simples livro policial. Faz a gente pensar . E como! O livro discute os limites da ética e da moral e a diferença de fazer o certo e fazer o justo. E o final... fiquei dias, remoendo, pensando naquilo.


Outros livros que eu li esse amo e também amei:


Waking up with duke ,  de Lorriane Heath

A Garota que Perseguiu a Lua , Sarah Addison Allen

Just Like Heaven , de Julia Quinn



E foi isso. Último post do Meme desse ano. Como passa rápido, não?! não foi fácil postar todos os dias. Outubro foi um mês (bem!) compliacado para mim.  Mas apesar de tudo, eu me diverti participando desse meme. E que venha o de 2013!



Bjos! 


***

O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.





Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 14- Você costuma frequentar bibliotecas? (A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus. 
Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê? (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”(Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 29 - Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele


terça-feira, outubro 30, 2012

Isaac, o pirata, de Christophe Blain [Graphic Novel]


Batalhas. Intrigas. Amores. Traições. Um pintor que toma parte da tripulação em um navio pirata. Uma bela noiva esperando em terra firme. Uma história de piratas diferente, vencedora do prêmio de melhor álbum no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em Portugal, e no Salão de Angoulême, o mais importante dos quadrinhos franceses, em 2002. Sucesso de público e crítica na Europa, "Isaac o Pirata" é uma obra indispensável tanto para quem quer ficar a par do que há de mais novo no quadrinho europeu como para aqueles que apreciam o gênero das grandes aventuras..


O livro que eu escolhi para o Desafio Literário desse mês, cujo tema era Graphic Novel, na verdade eram três. Isaac, o pirata , editado pela Editora Conrad, contém as três primeiras estórias de uma série, pelo que sei, de 5 livros. O sexto e último livro, ainda não lançado.

Eu comprei o livro bem por acaso em uma Feira do Livro em Santos, atraída pela arte mas sinceramente nunca pensei muito no livro. Qual não foi a minha surpresa, ao escolher o livro para o tema do Desafio desse mês, que Jacob, o Pirata é uma super bem conhecida e premiada série de quadrinhos francesa. É vencedor de vários prêmios, inclusive o do Salão de Angoulême, o mais importante dos quadrinhos franceses .

Infelizmente, aqui não teve a divulgação que merecia. Uma pena, pois é um graphic novel deveras bem feito e muito interessante. Uma verdadeira estória de aventura.

E piratas, é claro!

Isaac, o pirata se passa por volta do séc. XVI, onde o pintor judeu Isaac tenta conseguir sucesso na carreira (em baixa!) e sua noiva Isabel. Por obra do destino, ele acaba embarcando em um navio pirata, enquanto Isabel o espera na capital francesa. O livro abrange esses dois pontos de vista- o das aventuras de Isaac no navio pirata e de Isabel, em sua espera e luta pela sobrevivência. Na realidade, o dois estão lutando pela sobrevivência, mas de maneiras diferentes.

Photobucket

Eu serei sincera, não tenho conhecimento suficiente em quadrinhos ou graphic novels para fazer uma resenha super bem apurada. Falta-me conhecimento tanto quantitativo quanto técnico. Todavia,mesmo assim, eu posso dizer que , ao todo, Isaac, o pirata é uma leitura bem divertida e que prende a atenção.

Como eu mencionei, a estória se passa sobre dois ângulos- e se a parte de Isaac, com suas aventuras e desventuras pelo oceano, é mais interessante como estória, em termos de desenvolvimento de personagem, eu achei a seção com Alice mais instigante. Não que a aventura de Isaac não tenha aspectos psicológicos mas eles estão mais “dispersos” no meio da situação.

Isaac é um personagem interessante e sui generis, um judeu que não acredita em Deus, um pirata por acaso, cuja única “função” no navio é desenhar. Desenhar, desenhar e desenhar. Eu achei interessante saber que o próprio autor também foi marinheiro e desenhava para a Marinha Francesa.

Em termos artísticos, à primeira vista, o traço de Blain pode parecer simples . E talvez seja mesmo, mas isso não tira a força dos traços, achei que até agrega mais. Achei interessante como esse traço “simples” está mais presente nas figuras humanas do que nos cenários e cenas de ação. Blian apresenta belíssimas cenas marítimas, verdadeiros quadros.


Photobucket


Apesar do tema, piratas , parecer infantil, este é um livro adulto, voltado para o público adulto. Isaac, o pirata mostra cenas de sexo e nudez e linguagem “colorida” (eles são piratas, né?!) .

A leitura é bem prazerosa e descontraída, porém, ao final do livro, somos apresentados a um problema: a estória não tem fim. Isaac, o Pirata agrupa os três primeiros livros da série, As Américas , As geleiras e Olga . Isso até não seria um problema se a editora tivesse explicitado o fato na capa, contra-capa ou qualquer outra parte do livro. E pior, o resto da série (de cinco livros) nunca foi lançado no Brasil e não há nenhuma indicação de que o será.

Para um leitor incauto, a edição está muito bonita, num papel de maior gramatura e tom bege-claro/off-white que não cansa a leitura dos quadrinhos em preto e branco. Ao final do livro, existe até uma seção com os esboços do artista. Interessantíssimo, especialmente se você gostar de arte.

Ótimo, né?

Qual não foi a minha surpresa, ao pesquisar mais sobre esse título na Internet que Isaac, o Pirata é uma graphic novel COLORIDA. Sim, você não errado. Originalmente, é uma estória em CORES e por alguma razão (econômica, talvez?) , a editora brasileira resolveu publicá-la em PRETO E BRANCO. Sim, o preto e branco adere-se perfeitamente à estória e aos traços do autor, mas o fato é que a editora simplesmente MUDOU totalmente a estética na obra. E não, não existe nenhuma informação no livro de que o livro tenha sido “adaptado ou modificado”.

Uma pena. Perdeu meia estrelinha.

Photobucket
Imagem do quadrinho "original"

De qualquer forma, Isaac, o pirata , é um livro bem interessante e que vale a pena ser conhecido.

Recomendo.

Título Original: Isaac le pirate
Autor: Christophe Blain
Editora: Conrad
Gênero: Quadrinhos (Graphic Novel)
Série: Isaac, o Pirata- 3 primeiros livros
Sub-Gênero/Assunto: Aventura, piratas, viagem
Período: Cerca do séc. XVII.



Capa Original:



Capas dos volumes, separadamente:






Cotação:

3.5/5



Meme Literário de 1 mês: Dia 30

Dia 30 - Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou? Fale sobre ele.



Cinquenta Tons de Cinza.  O meu maior problema não foi uma trama recheada de clichés, uma mocinha chatonilda ou até mesmo o modo tolo como apresenta o BDSM. O meu maior problema com o livro foi a escrita. Cinquenta tons de cinza é pessimamente mal escrito. Pode-se até gostar da estória, da fantasia, mas quanto à qualidade (ou falta de) da escrita não há dúvidas. 

É fácil tentar  compará-lo com os romances de banca, já que o "esquema" de romance está lá,  mas esta comparação é desfavorável aos romances de banca. Eu gosto e leio romances de banca- e sim, existem alguns fraquinhos mas também existem ótimos livros neste "gênero".

Eu li no original e além da falta de desenvolvimento de estória e personagens e todos os outros problemas, a autora escreve em inglês britânico (com expressões britânicas!) uma estória que deveria se passar nos EUA!.

Ruim demais.



***

O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.





Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 14- Você costuma frequentar bibliotecas? (A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus. 
Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê? (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”(Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

Dia 29 - Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele



segunda-feira, outubro 29, 2012

Meme Literário de 1 mês: Dia 29


Dia 29 - Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele



O último livro que eu comprei  mesmo foi o Caçador de Almas, de Alex Kava. Mas este eu comprei usado numa banca-sebo de Santos. Paguei CINCO REAIS!! E pensar que no Estante Virtual estão pedindo até R$32,80... alguns vendedores daquele site são totalmente sem noção (já paguei 1 real num livrinho em eles estavam cobrando 20!!!. Bem, mas isso é conversa pra outra hora.)

Quanto ao livro em si , é um thriller de suspense. Ele é, na verdade, o segundo livro de série (Pecados Mortais é o primeiro livro. Eu tenho mas ainda não li.)


Agora, quanto à livros novos, faz um tempinho que não compro nada. Estou em contenção de despesas. Acho que minha última compra foi quando visitei a Livraria Cultura do  Conjunto Nacional. Eu comprei alguns pockets, entre eles A Night Like This, da Julia Quiin (que eu amei!!!)  e This Duchess of Mine, da Eloisa James (este eu ainda não li) e Luxúria, da Eve Berlin (que gostei bastante).

Confesso que não me lembro se comprei Um Gosto de Vida, da Susan Mallary, antes ou depois disso. Pois é, é a idade, crianças.


***

O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.





Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 14- Você costuma frequentar bibliotecas? (A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus. 
Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê? (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

Dia 28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”(Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

domingo, outubro 28, 2012

Autores I até P






Uma Vez Mais Com Ternura, de Nora Roberts


Brandon e Kate deveriam trabalhar juntos se quisessem que o musical fosse um sucesso. Isolados em uma casa na Cornualha, eles precisariam criar uma obra-prima sem se entregar à tentação de se apaixonar…outra vez… O romance do passado havia terminado em mágoa e ressentimento, e Kate não estava disposta a se decepcionar novamente. Afinal, sua carreira estava em jogo, assim como seu coração. No entanto, Brandon tentaria reacender a chama da qual haviam desistido cinco anos antes…mas que jamais se extinguira… 
Sinopse da edição da Nova Cultural: AQUI . Não sei se é pra rir ou pra chorar.







Título Original: Once More With Feeling
Autor: Nora Roberts
Editora: Harlequin
Coleção: Col. Primeiros Sucessos 01
Gênero: Romance Contemporâneo
Sub-Gênero/Assunto: Romance de Banca, Reencontro
Período: Anos 80. EUA e Cornualha



Quem leu a minha resenha do livro 1, Paixão Explosiva, da Maratona de Banca, sabe que o livro tinha tudo menos reencontro. Pois é, o outro não estava bem dentro o do tema, mas foi uma leitura ÓTIMA! Este meu livro reserva, Uma Vez Mais Com Ternura está sim “dentro dos conforme”, com reencontro e tals, mas, em compensação... QUE LIVRO CHATO!

Sério, livro chatíssimo. Um porre. Não tem muito o que falar sobre o livro porque é simplesmente um lenga-lenga sem fim.

A mocinha, Kate é uma cantora de sucesso que reencontra um amor do passado, o também cantor Brandon e eles precisam ficar algumas semanas juntos preparando uma trilha-sonora que será a grande chance para a carreira de ambos. É claro que o romance entre não tinha terminado de forma muito agradável e, apesar- e por causa!- disso existem sentimentos a serem discutidos.

Ah, e a mocinha também tem alguns traumas.

De maneira geral, a estória até poderia ser interessante, mas Tia Nora enrolou demais. Tudo ficou uma chatice sem fim. Em vez de simpatizar com Kate, achei a moçoila insuportável. Ela fica fazendo onda o livro inteiro para “revelar” o trauma pro Brandon e quando o faz é tipo, de uma vez só. Ou, melhor dizendo, de um parágrafo, só! A autora embromou o livro inteiro pra aquilo?!

E temos também o motivo do ressentimento de Kate em relação à Brandon. Tudo bem, foi sacanagem o que ele fez. Mas, querida, 5 anos remoendo?! Não é que você tenha flagrado ele transando com a sua mãe no dia do seu casamento, né?

Eu até gostei do Brandon , mas não o suficiente para salvar o livro. Tenho certeza de que se ele fosse mocinho de qualquer outro romance se daria muito melhor!

Decepção. Se você nunca leu Nora, NÃO recomendo começar por este aqui.


Detalhe  Final: Kate se chama Raven no original. Sem comentários.








Outras Capas




Site da Autora: http://www.noraroberts.com/
Facebook FanPage (Oficial ) http://www.facebook.com/noraroberts

2/5

Meme Literário de 1 mês: Dia 28

Dia 28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”. 
(Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Imagem: Daqui

"Só" cinco? rsrsrs

Bem, mas vamos lá....

Eu coloquei na lista livros eu já tenho, então, teoricamente, estão na "frente" na fila.

1- Lethal, de Sandra Brown

2- O Beijo Encantado, de Eloisa James

3- Um Amor Quase Perfeito, de Sherry Thomas

4-Left to die- Lisa Jackson

5-Quebra de Confiança- Harlan Corben

*O Chá do Amor- Jennifer Donnelly (não aguentei, coloquei mais 1! )

 OBS: Não participei do Meme em 2010.

***

O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.





Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 14- Você costuma frequentar bibliotecas? (A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus. 
Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê? (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)

Share |