quinta-feira, abril 05, 2018

[Resenha] Coragem- Rose McGowan

ROSE McGOWAN nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.
Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi “descoberta” nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista.
Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.

Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças.

CORAGEM é seu livro de memórias em forma de manifesto — um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem CORAGEM. ”


Forte e Triste.
Confesso que, até ler esse livro, eu sabia muito pouco sobre Rose mcGowan. Claro, ela tinha sido uma das protagonistas de Charmed, uma das minhas séries favoritas da juventude, e tinha namorado o Marilyn Mason. Mas fora isso, devo dizer que nunca pretei muita atenção nela.
Sabia que ela estava se colocando contra o staus quo hollywoodiano, mas era isso.

Em Coragem, Rose coloca o dedo na ferida. Sem dó.

Com um linguagem simples e se utilizando de memórias esparsas, a atriz conta a sua não tradicional história e como decidiu deixar de ser vitima. Nascida e criada na Itália, dentro de uma seita fundamentalista chamada Meninos de Deus, Rose desde a mais tenra infância sofreu abusos e agressões. Quando a família finalmente fugiu para os EUA, ela se viu diante de outras formas de sofrimento: primeiro a fome e o abandono nas ruas e depois, mais tarde, o abuso pelos poderosos de Hollywood.

Em um primeiro momento. Pode-se dizer que Rose teve sorte. Sua descoberta pelo “mundo dourado do cinema” foi daquelas que acontecem de 1 em 1 milhão (ela até brinca com isso). Mas, infelizmente, nada é tão fácil. Junto com os papeis em filmes, vieram a depressão e a constatação de que seu corpo estava a serviço dos outros.

A autora não cita todos os seus algozes nominalmente mas muitos são facilmente identificáveis como o diretor Roberto Rodriguez e o produtor Harvey Weinstein, esteve recentemente envolvido em um monstruoso escândalo de abuso.

Lendo Coragem, não achei que Hollywood foi a única responsável pelos problemas psicológicos de Rose. O sistema dali, os abusos e tudo mais, apenas pioraram algo que já existia. E de certa forma, ela (Rose) também se alimentou disso. A fama é viciante- e em nenhum momento ela menciona que queria abandonar tudo.

Coragem é uma leitura triste e dura, um tapa na cara de quem pensa que o mundo da celebridades é cor-de-rosa. O abuso existe (em todos os meios) e ele deve ser combatido. Porém, alguns aspectos do relato de Rose McGowan me causaram estranheza- e um senso critico. Um exemplo é a relação dela com os pais. Num momento, ela quer distância, noutro diz que certas pessoas os afastaram dela.
Coragem foi uma leitura muito boa, cheia de significados e com o ensinamento de que podemos ser donos do nosso próprio destino. Apenas fiquei com a impressão de que ainda existe mais na história de vida de Rose McGowan.

Vale a Pena a Leitura!

Este livro foi gentilmente cedido pela editora.
Título Original: brave
Autor: Rose McGowan
Editora: Harper Collins
Gênero: Não Ficção
Sub-Gênero/Assunto: Memórias, Atores e Atrizes, Cinema, Abuso
Período: Contemporâneo. EUA e Itália.
Capa Original:



3.5/5

 photo Thais1_zpssfusghrx.gif

Share |