segunda-feira, outubro 03, 2011

Meme Literário de Um Mês: Dia 3

Dia 03: Você lê resenhas de livros?
(Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?)








Sim, eu costumo ler resenhas. Tanto em revistas e jornais como blogs e sites de literatura (tipo Skoob e Goodreads) mas não deixo de ler um livro por causa delas. Eu penso que, essencialmente, o ‘gostar ou não’ de livro é uma questão de gosto pessoal. Obviamente existem os aspectos técnicos mas no final, o que conta mesmo é o gosto pessoal. Já aconteceu de eu detestar um livro “que todos amaram” e vice versa.


O que me leva a ler resenhas, além da curiosidade que tenho sobre o que o jornalista, leitor, blogueiro achou sobre certa obra, é conhecer novos títulos, novos autores.Gosto também de ler opiniões sobre livros que já li, me proposrcionando uma nova visão sobre a leitura. Por muitas vezes isso é bem interessante e estimulante.

Eu costumo ler resenhas com a mente aberta ( Afinal, pessoas diferentes, gostos diferentes, né?) mas com cautela. Sinto muitas vezes a falta de resenhas ‘honestas’ especialmente em alguns blogs literários e no Skoob. Parece haver muitas vezes um certo medo por parte dos ‘resenhistas’ em dar uma opinião honesta sobre o livro, especialmente quando este livro é de um autor nacional ou de uma editora ‘parceira’. Uma resenha negativa não significa uma resenha ‘detonando’ o livro.

Alguns livros têm boas estórias e são interessantes contudo contêm sérios problemas de revisão, tradução ou até mesmo de desenvolvimento na escrita. São pontos falhos óbvios, mas que alguns resenhistas simplesmente deixam de mencionar, dando a impressão de uma atitude chapa-branca.
Um outro problema, principalmente nas resenhas postadas no Skoob, são os spoilers. Dizer quem é o assassino na resenha é o fim da picada! Fala Sério!

Mas, obviamente, não devemos generalizar. Existem ótimos resenhistas espalhados pela blogosfera.


Saiba mais sobre o Meme Literário de Um Mês, no blog Happy Batatinha.

Share |