“1819. Jeanne deixa o convento onde passou a adolescência para voltar a viver na companhia dos pais, em um castelo na região da Normandia, França. Inocente e cheia de sonhos, Jeanne aguarda com fervor o dia em que se casará e idealiza toda uma vida de felicidade naquele castelo. Porém, a realidade pode ser diferente do sonho.”
Quando o felizes para sempre nem sempre é tão feliz assim.
Uma vida , clássico da literatura francesa, é um romance realista que conta a história de Jeanne , um jovem que passou a maior parte da vida estudando em um convento e que, após terminar os estudos, volta para casa dos pais. Sonhadora e extremanete ingênua, Jeanne sonha com uma vida de conto-de-fadas, com uma paixão avassaladora e inesquecível. Esse desejo parece que será concretizado quando conhece o nobre Julian. Encantada com a beleza (e boa conversa!) do rapaz, a jovem casa-se com aquele quase estranho, imaginando uma vida de eternas alegrias.
Porém, a vida real será um pouco diferente. Já na lua de mel, julian começa a se mostrar um pouco diferente daquele príncipe encantado imaginado.
Uma Vida fala justamente da vida dessa jovem que se vê presa num casamento sem perpectivas. A paixão inicial logo se esgota e há muito pouco amor sobrando (se é que houve algum). Mimada por seus pais, Jeanne percebe a sua posição inferior como mulher numa sociedade machista e religiosa.
Para o marido, ela nada mais que é a mulher cujo pai lhe deu um bom dote.
Ao narrar a história de Jeanne, o autor vai nos mostrando a crueldade da vida familiar e a hipocrisia dos "defensores da moral e dos bons costumes", a Igreja que deveria acolher é a primeira a julgar. A história também se apresenta como uma crítica à essas paixões desenfreadas , onde busca do amor ideal parece cegar o apaixonado(a).
Uma espécie de contraponto é justamente o pai de Jeanne, um nobre crítico de seu tempo, mas, apesar de seus privilégios, sabe que há muito coisa que não pode mudar.
"A vida não é nem tão boa nem tão má como as pessoas julgam"
Eu me supreendi positivamente com o livro. Com uma escrita fácil e desenvolta, Uma Vida prende a atenção e nos leva a uma cenário que eu poderia chamar de "Lado B" dos romances de Época. Os personagens são muito bem desenvolvidos e as críticas sociais perfeitamente inseridas na trama.
Vale muito a pena a leitura!
(Existe um filme francês chamado "A Vida de Uma Mulher" baseado no livro. Já assisti e gostei muito. Tem no Prime Video)
A edição que é li é da Nova Cultural, mas tem uma edição nova da Editora Lebooks.
4/5
Título Original: Une Vie
Autor: Guy de Maupassant
Editora:
Gênero: Romance
Sub-Gênero/Assunto: Romance Histórico, Clássico
Período: Séc. 19. França.
