terça-feira, agosto 10, 2010

Desafio Literário: Calafrios, de Lisa Jackson (Policial, Suspense Romântico)


Capturar um terrível psicopata à solta nas ruas de Nova Orleans. Essa é a missão do detetive Reuben Diego Montoya. Para descobrir quem é o serial killer que está virando a cidade de ponta a cabeça, Montoya se vê envolvido num jogo de pistas com uma série de personagens suspeitos. As vítimas, que aparentemente não têm nenhuma ligação entre si, são assassinadas aos pares, sempre um homem e uma mulher. 
A única pista que o detetive tem nas mãos é a ex-esposa de uma das vítimas, Abby Chastain. O FBI entra em ação no caso. Cada vez mais mergulhado na investigação, Montoya se depara com uma revelação inacreditável - o hospital onde crimes terríveis foram cometidos possui um elo com Abby e ele próprio, Montoya. Um predador ainda pode estar à espreita e o detetive deve descobrir a verdade, mas com todo cuidado, pois o passado pode custar caro.
Lisa Jackson escreveu Calafrios antes de Nova Orleans ser devastada pelo furação Katrina. “Espero ter captado a essência singular de Nova Orleans, o que era antes e o que será de novo”, afirma. Considerada a grande mestra do suspense romântico nos Estados Unidos, Jackson prende a atenção já na primeira página e mantém o ritmo eletrizante até o fim. Suas histórias de suspense, com toques de romantismo, deixam os leitores com os nervos e o coração à flor da pele.



FICHA TÉCNICA
Título Original: Shiver
Autor: Lisa Jackson
Editora: Bertrand
Série: Nova Orleans (livro 4 de 7)
Gênero: Romance Policial
Sub-Gênero/Assunto: Suspense Romântico, Vingança, Mistério, Segunda Chance
Período: Nova Orleans, EUA, dias atuais (mas antes do furacão Katrina)



**
 
Agosto: Romance Policial.  Finalmente chegou o mês com o meu gênero literário favorito!
Minha Lista: Aqui
Calafrios é uma ótima leitura.

Desde a primeira linha, a autora nos deixa em ininterrupta adrenalina. A estória nos é mostrada sob vários pontos de vista- entre eles, o ponto de vista do assassino. E eu vou dizer: causa arrepios.

Vou confessar que, antes de ler o livro, eu não sabia que este se tratava de um suspense romântico (achava que era apenas um romance policial ‘comum’) mas não posso deixar de dizer que os aspectos ‘românticos’ foram um maravilhoso bonus de leitura.

A tensão sexual entre o detetive Montoya e Abby está lá desde a primeira linha em que eles se cruzam- é algo forte e quase palpável mas ao mesmo tempo proibido pois existe muito mais por trás dos assassinatos do que todos supõem.

O livro é altamente sensual mas em nenhum momento se resvala no vulgar (e vou dizer, o detetive Montoya é hot- apesar de eu não ser muito fã de homens de barba ^.^)
Por se tratar de um romance de suspense não posso ficar falando muito sobre a trama (não mais do que eu já está escrito na sinopse) mas posso afirmar que este é um daqueles mistérios com altos dispositivos dramáticos, onde todos estão envolvidos. De uma maneira ou outra.
Recomendo. E muito.

***
Apenas, dois pontos negativos que eu gostaria de ressaltar:

- a edição contém alguns erros de grafia;

- este é, na realidade, o livro 4 de uma série (Nova Orleans) de 7. Sim, você leu direito. Livro 4 de 7.

Apesar deste livro ( e dos outros, pelo o que li a respeito) ser uma estória fechada (o ‘quem matou’ é solucionado, não se preocupem)- muito da(s) estória(s) das personagens secundárias fora(m) apresentada(s) nos livros anteriores.
Aliás, o próprio final deixa uma espécie de gancho para um próximo livro que...Deus sabe quando será lançado no Brasil. O outro livro da autora, lançado aqui, Chama Fatal também sofre do mesmo problema de *livros lançados fora da ordem*: é o segundo livro de uma série (Northwest) de 4.

Agora, por favor, alguém poderia me dizer por que muitas editoras brasileiras simplesmente não lançam os livros de uma série na ordem correta- ou simplesmente nem lançam todos os livros? É para irritar ou o quê?

Os outros livros da Série:
Livro1: Hot Blooded Inédito no Brasil
Livro2: Cold Blooded Inédito no Brasil
Livro3: The Night Before Inédito no Brasil
Livro4: Calafrios (Shiver)
Livro5: Absolute Fear- Inédito no Brasil
Livro6: Lost Souls Inédito no Brasil
Livro7: Malice Inédito no Brasil

****
Ah! E Me desculpem fãs de vampiros, mas tem uma passagem no livro que eu tenho que compartilhar:

- Um festival de aberrações...-murmurou Brinkman-Os desenhos esquisitos, os livros de vampiros (...)


-Muitas pessoas lêem livros sobre vampiros. É a moda hoje em dia


- Só por que isso é considerado moda não significa que seja uma boa idéia.


EXTRAS
Site da Autora

Prólogo (em inglês, sorry!)Prologo (em Inglês, sorry!)

Mais sobre o livro (no site da autora, em inglês)


BOOK VIDEO:

Cotação:

4.5/5




Reações: