quarta-feira, setembro 15, 2010

120 anos de Agatha Christie.

Photobucket
Hoje, 15 de Setembro de 2010, Agatha Christie completaria 120 anos. Dame Agatha May Clarissa Mallowan nasceu em Torquay, Inglaterra, no dia 15 de Setembro de 1890 e faleceu em— Wallingford, Inglaterra no dia 12 de Janeiro de 1976.

Conhecida como a Rainha do Crime, Agatha Christie é uma das melhores escritoras de suspense policial que já existiram - ou irá existir. Ela escreveu diversos livros, contos, além de peças para teatro. Suas obras foram adaptadas para a TV, Cinema e Teatro.
Okay, talvez está tenha sido uma introdução bem burocrática- e foi. E Agatha Christie é muito mais que isso. Não vou escrever uma biografia- para isso nós temos a Wikipedia , além do site oficial da autora

Não, para ‘celebrar’ a data vou falar um pouco sobre a minha relação com Agatha Christie.

PhotobucketEu estava com um pouco mais de 7 anos quando eu tive meu primeiro contato com uma obra da autora. Minha avó havia recebido pelo Círculo do Livro, o livro Depois do Funeral. Obviamente, eu ainda era muito pequena para lê-lo, mas a capa me impressionou profundamente. Eu já estava com onze, doze anos quando eu li Agatha Christie pela primeira vez. O livro era Assassinato no Campo de Golfe e naquele momento eu fui fisgada. Sim, eu já gostava de ler- havia lido Pollyana, Mulherzinhas, além, é claro, da Coleção Vaga-Lume, Cachorrinho Samba...mas nada foi igual aquilo. Com Agatha, eu me apaixonei pelos livros.

Uma paixão que só vem a crescer.

Meus Livros da Agatha Christie.


Não sei o que mais me chamou e chama a atenção nas obras dela; se a trama intrincada, o mistério, as personagens, a crítica sútil (bem, as vezes nem tanto) da pequena burguesia...Acho que tudo isso junto.

Eu gostei de praticamente de todos os livros que eu li dela (graças aos céus ela escreveu vários!)- confesso que não gostei de Cartas na Mesa e achei Elefantes Nunca Esquecem um pouco chato, mas o que são dois livros em mais de oitenta?

Claro, claro, eu também tenho meus favoritos- assim como as estórias com Poirot são minhas preferidas- mas aprendi a gostar mais de Miss Marple com o tempo. Se eu tenho um favorito? Sim, eu tenho. Um Gato Entre os Pombos. Provavelmente, um dos melhores livros que já li. Seguindo a Correnteza é também uma estória. Vale a pena.
O primeiro livro que eu li, em inglês, foi dela. A Casa Torta.

Mas Agatha não está apenas nas páginas dos livros- ela está presente em várias adaptações para o Cinema, TV e Teatro. No teatro, a peça A Ratoeira está em Cartaz há mais de meio século em Londres. Não é para qualquer um, né?

Na TV, temos deliciosas séries protagonizadas tanto por Poirot quanto por Miss Marple. Aliás, eu comprei o Box da série Poirot e é MARAVILHOSO!

No cinema, também houve várias adaptações- sendo as mais famosas, Assassinato no Oriente Express (que deu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante a Ingrid Bergman) e Morte Sobre o Nilo. Além, é claro, de Testemunha de Acusação, um maravilhoso filme com Marlene Dietrich. Testemunha é a melhor adaptação de uma obra de Agatha para as telas do cinema e, sem sombra de dúvida, um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos.

Ai, gostaria de ficar falando, falando... ou melhor dizendo, escrevendo, escrevendo...queria ter um melhor jeito com palavras mas...Bem, eu só queria tentar explicar, demonstrar o quanto eu gosto dos livros desta talentosa dama inglesa.

Agatha, Obrigado.

Homenagem na página Inicial do Google: http://www.google.pt/ 
                                            (screencap: Aqui)

Pequena Ilustração que eu fiz do Poirot: Aqui

 L&PM Editores

BestBolso


________________________

Se você encontar algum erro neste post, por favor me avise para que eu possa corrigi-lo.


Share |