segunda-feira, dezembro 12, 2011

Blue Smoke and Murder, de Elizabeth Lowell


Título Original: Blue Smoke and Murder
Autor: Elizabeth Lowell
Editora: Avon
Gênero: Suspense Romântico
Série: St. Kilda Consulting- Livro 3
Sub-Gênero/Assunto: Crime e Mistério, Arte, Guarda-Costas, Romance Contemporâneo
Período: Oeste, Meio-Oeste Americano. Dias Atuais.
Jill Breck was just doing her job as a river guide when she saved the life of Lane Faroe, son of two of St. Kilda Consulting's premier operators. But when a string of ominous events—including a mysterious fire that kills her great-aunt and a furor in the Western art world raised by a dozen Breck family paintings—culminates in a threat to her life, Jill reluctantly calls in a favor.

Zach Balfour works part-time as a consultant for St. Kilda. His expertise is gathering and analyzing information from unlikely and often dangerous sources. Though he's got the skills to be a highly effective bodyguard, being a bullet catcher isn't his preferred way to spend time.
Protecting Jill will take him into familiar territory—among a strange, savagely competitive bunch of collectors who'll do anything to stay at the top. But Jill is in deeper waters than she's ever known; as she soon discovers, the perils of running wild rivers are tame compared with the hidden dangers in the high-stakes game of art collecting.

From the cozy rooms of the Breck homestead cabin to the cold multimillion-dollar galleries of the Western art circuit, Zach and Jill must race against time to unmask a ruthless killer hidden in a blue smoke of money, threats, lies, and death. . . .







E na tradução ‘macarrônica’ :

Jill Breck estava apenas fazendo seu trabalho como uma guia rio quando ela salvou a vida de Lane Faroe, filho de dois operadores premier St. Kilda Consulting.Mas quando uma série de eventos sinistros, incluindo um incêndio misterioso que matara sua tia-avó e um furor no mundo da arte ocidental criado por uma famíliadúzia de pinturas de Breck-culmina em uma ameaça para sua vida, Jillrelutantemente chamadas em um favor.

Zach Balfour trabalha , em tempo parcial, como consultor para St. Kilda. Sua especialidade é a coleta e análise de informações de fontes improváveis e muitas vezes perigosas. Embora ele tenha as habilidades para ser um guarda-costas altamente eficiente, desviar de balas não é a sua forma preferida de passar o tempo.

Proteger Jill vai levá-lo à um território conhecido- entre um grupo estranho,altamente competitivo de colecionadores que fazem de tudo para ficarem no topo. Mas Jill está em águas mais profundas do que ela imagina. Ela descobrirá que os perigos de correr rios selvagens são inofensivas se comparados com os perigos escondidos no jogo de alto risco de colecionar arte.

A partir dos quartos acolhedores da cabana de Jill Breck ao frio e multimilionário do circuito das galerias de arte, Zach and Jill devem corrida contra o tempo para desmascararem um assassino cruel escondido em uma fumaça azul de dinheiro, ameaças, mentiras e morte. . . .




Romance de Suspense comum e tanto quanto esquecível mas um bom passatempo, de qualquer forma.
Blue Smoke and Murder , inédito no Brasil, faz parte de uma série chamada St. Kilda Consulting. Infelizmente eu não li os outros dois primeiros livros e apesar da trama principal ser de fácil compreensão, alguns detalhes ‘paralelos’ ficam no ar.

Este é o primeiro livro de Elizabeth Lowell que eu leio (ou pelo menos que eu me lembre) e, apesar de não ter sido o melhor livro de suspense que já li, é uma leitura rápida e um bom passatempo para um final de semana tedioso. É aquele tipo de livro que, apesar de a gente estar achando ‘fraco’ não consegue largar a leitura (vá entender, né?)
A estória começa quando Jill Breck , uma guia de rio (não sei se esta é a denominação certa para River Guide), salva a vida de Lane, um adolescente, filho de dois agentes da St. Kilda Consulting, uma espécie de organização não governamental de segurança. Jill acha não fez nada de mais, porém o pai do rapaz, Faroe, lhe dá um cartão da St.Kilda, oferecendo os serviços da empresa, caso Jill necessite.

Jill acha que nunca será necessário até sua tia-avó morrer em um estranho acidente e ela própria receber uma ameaça de morte. Obviamente, ela para a St. Kilda pedindo ajuda e o agente Zach Balfour é designado para protegê-la e tentar descobrir por que querem matá-la e o que isso tem a ver com uma coleção de pinturas que ela acabou de herdar. E é claro, que enquanto vão tentando solucionar esses ‘mistérios’ a relação entre Zach e Jill vai mudando.
*
A primeira parte do livro é um tanto enfadonha, com muita conversa sobre o mundo da arte, leilões e estratégias de mercado. Eu adoro arte mas confesso que me cansei um pouco.

A segunda metade do livro é muito mais interessante, com mais ação e suspense- além d’ desenvolvimento do relacionamento de Zach e Jill para um terreno mais ‘sexual’ por assim dizer.

Blue Smoke and Murder é mais um livro de ação do que propriamente de mistério ou mesmo suspense. Os capítulos são bem curtos, tornando a estória bem dinâmica- especialmente no quarto final. É tudo muito ligeiro e eletrizante, tornando clara a intenção da autora de deixar a emoção do leitor sempre à flor da pele. É uma escrita de fácil entendimento e prende muita a atenção. O livro possui vários pontos-de-vista, dando ao leitor uma visão mais ampla e geral dos acontecimentos, porém sem revelar tudo. Entretanto, devo atentar para o fato de que a autora repete muitas vezes algumas palavras como craptastic , o que irrita um pouco- além da tendência de terminar os capítulos assim.

E assim.

E assim.

*

A relação de Zach e Jill dá um toque de sabor à estória, mas não é imprescindível à trama. É uma relação basicamente sexual- e, confesso, gostei disso. Pessoalmente, me incomoda , quando, em romances, casais dizendo Ah, Eu te amo! Ah, não posso viver sem você! um dia depois de se conhecerem. A primeira vez de Jill e Zach é quente e sexy. E puramente sexual. E por isso, a meu ver, muito mais crível.

Os personagens são interessantes, mas pouco desenvolvidos. Sabe-se muito pouco sobre eles, de onde vêem o que pensam. Zach, por exemplo, apesar de ser a principal figura masculina do livro, é um mistério até o final. Muito pouco é dito ou explicado sobre ele. Não sei se o passado dele foi explicado nos livros anteriores. Temos uma maior informação sobre a persona e o passado de Jill (até por que isso era imprescindível à trama), mas tem-se a sensação de que faltou algo. A infância em uma comunidade Mórmon radical nos dá subsídios para entendermos sua personalidade, principalmente seu relacionamento com o sexo masculino (ou o gene Y, como ela costuma dizer). Jill é uma personagem muito interessante e cheia de nuances, mas pouco desenvolvida pela autora.

*
Os últimos capítulos são adrenalina pura e com certeza a melhor parte do livro. Apenas o final, um tanto quanto abrupto, deixa um pouco a desejar. Senti falta de um epílogo

De qualquer forma, apesar dos porém’s , Blue Smoke and Murder é uma boa leitura. Vale pela diversão.

(Sem contar que um segurança sexy e bonitão é sempre bão, né?)
**


Dificuldade da Leitura:
Intermediário- Fácil. A escrita é  simples e direta. A maior dificuldade encontra-se no vocabulário.



A Série
St. Kilda Consulting
Livro 1- The Wrong Hostage - inédito no Brasil.
Livro 2- Inoccente as Sin- inédito no Brasil.
Livro 3- Blue Smoke and Murder - inédito no Brasil.
Livro 4- Death Echo- inédito no Brasil.



EXTRAS

Site do Autor: http://www.elizabethlowell.com/

Facebook FanPage:  www.facebook.com/ElizabethLowellFans

Cotação:

3/5

Reações: