sábado, fevereiro 25, 2012

Peter Pan, de J. M. Barrie [Desafio Literário]

Título Original: Peter Pan
Autor: J. M. Barrie
Editora: Várias. A que eu li foi a Hemus.
Gênero: Infantil
Sub-Gênero/Assunto: Fantasia, Aventura
Período: Londres, início do séc. XX . Terra do Nunca.


Os irmãos Wendy, João e Miguel acompanham Peter Pan e a fada Sininho até a a Terra do Nunca, um lugar mágico repleto de perigos e aventuras.








Minha leitura do mês para o Desafio Literário 2012. O tema de Janeiro é Título com Nome Próprio. Eu quase escolhi Stuart little, mas acho que nome de ratinho não vale, né? ;)

Veja minha lista- e links para minhas resenhas- AQUI






Peter Pan. Penso que até mesmo quem não viu o filme ou o desenho da Disney conhece, ou ao ao menos ouviu falar, sobre o menino que não queria crescer. Peter Pan, juntamente com Branca de Neve, Romeu e Julieta, Cinderella e tantos outros, é um daqueles personagens que praticamente todo mundo ocidental já nasci conhecendo.

Não vou negar, a minha primeira e maior referência em relação a Peter é o desenho da Disney. Sempre gostei do desenho- e além do mais minha primeira escola se chamava Peter Pan e eu tenho um tio chamado Peter! Mas tenho que dizer que Peter nunca foi o meu personagem favorito- sempre o achei arrogante demais (até mesmo quando eu nem sabia o que essa palavra significava), nem mesmo Wendy ( muito certinha). Eu gostava da Sininho (apesar de tudo), dos meninos perdidos, mas principalmente da própria ilha. E, agora, finalmente, lendo o texto integral percebo que é a ilha o personagem principal desta estória. É neste lugar mágico e especial onde tudo acontece. A Terra do Nunca é praticamente um ser vivo, presente nas mentes das crianças. É ela que define e faz definir os acontecimentos.

A estória de Peter foi primeiramente apresentada em forma de Peça Teatral (Peter e Wendy) e depois transformada em livro pelo próprio autor. O filme De Volta a Terra do Nunca conta justamente o processo de criação da obra. Quem não viu o filme o deveria fazer. É belíssimo.



"Tudo que você precisa é de confiança e um pouco de pó de pirlimpimpim!"



Um dos aspectos que mais gostei do livro foi a linguagem. O autor tem uma escrita leve e na falta de uma melhor definição, simpática. Ele não é um simples narrador, mas um contador de estória- muito da graça do livro está justamente no modo como é descrita a ação.

Apesar de ser um livro tachado como infantil, os personagens aqui não se apresentam de forma unidimensional. Muito pelo contrário, todos possuem qualidades *e* defeitos. Diferentemente de muitos personagens infantis, Peter não é uma pessoa fácil. Ele é arrogante e prepotente, mas também é leal, corajoso e amigo. Wendy, de tão boazinha chega a ser chata e sim, um pouco centrada demais.

Não posso deixar de mencionar o relacionamento de Peter e Wendy. Eu não diria que eles possuam uma “química”, mas sim uma interação bem peculiar- Peter, como muitos do seu gênero, consegue ser bem ‘obtuso’ em certos assuntos . E as reações de Sininho em relação a Wendy e Peter são simplesmente impagáveis.

O livro também apresenta um aspecto moralizante bem forte como a importância das mães, do lado ‘caseiro’ das meninas e o papel provedor do pai, porém, a meu ver Peter Pan deve ser lido, visto, com olhos além do ‘sexismo’ ou da época em que  foi escrito.

Ao final da leitura, fica-se com uma certa sensação de melancolia, uma saudade de tempos que não voltam mais. E talvez Peter Pan seja justamente sobre isso: nossa Terra do Nunca particular, esquecida em algum canto da nossa memória.

Uma estória para todas as idades.

E não se esqueçam! Batam palmas e digam: “Eu acredito em Fadas!”...


A Edição:
A capa da minha edição é pavorosa, mas contém belas ilustrações no interior.


Outras Capas:





Obviamente estes são apenas alguns exemplos de capas. Peter Pan possui zilhares de edições e adaptações, incluindo até uma escrita pelo mestre Monteiro Lobato.



ETCs
Videos




Trailer do Desenho da Disney:



Trailer do Filme de 2003:


Eu gostei do filme mas prefiro o desenho.


EXTRAS

Site do Autor: http://www.jmbarrie.co.uk/
Wiki da Obra : http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Pan
Wiki do Autor : http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Matthew_Barrie




Cotação:
4.5/5

PS: Qualquer erro por favor me avisem para que eu possa corrigí-lo. ;)

Share |