Depois de um ano, ainda transtornada pelas lembranças, Jamie decide retornar a Bali para tentar fechar esse ciclo em sua vida. Mais que tudo, ela espera encontrar Gabe, o homem que a salvou do ataque. Nesta viagem ao passado, Jamie conhece Nyoman, seu simpático anfitrião, que a hospede no acolhedor e relaxante Paradise, um bangalô incrustado numa paisagem estonteante.
Mesmo preparada para se arriscar nos grandes perigos da natureza selvagem de Bali, ela ainda precisa estar pronta para o maior desafio de todos: dar uma nova chance ao amor.
Um belo livro.
Jamie é uma guia de turismo de aventura norte-americana, sobrevivente de um terrível atentado terrorista em Bali. Um ano após o ocorrido ela está de volta àquele lugar. O motivo oficial é a cerimônia em homenagens às vítimas da tragédia, mas a verdadeira motivação de Jamie é muito do que isso.
Ela precisa reencontrar. Reencontrar a si mesma, reencontrar a coragem perdida, reencontrar Gabe, o homem que a salvou naquela noite.
Assim com Jamie, Gabe também é um sobrevivente, mas de uma tragédia pessoal. Seu mundo, sua vida nunca mais seria a mesma depois da perda do único filho. Gabe e Jamie sofrem com a dor de suas tragédias, ambos se sentem culpados, como se, de alguma forma alguma de suas ações pudesse ter ocasionado tanta dor.
Há um ano , Jamie estava viajando com Miguel, seu namorado. Miguel não sobreviveu. É muito fácil para Jamie, ainda mais dentro das circunstâncias da morte de Miguel , se sentir culpada. E se...
Paradise fala sobre segunda chance, superação e, principalmente, sobre seguir em frente. Mas seguir em frente enfrentando os próprios demônios.
A autora nos mostra uma bela história sobre “ultrapassar” tragédias. Claro que é impossível esquecer tudo o que acontecer, mas é preciso seguir em frente; aprender a viver de novo; é preciso saber amar novamente e, principalmente, deixar-se amar.
Paradise mostra uma Bali um pouco diferente daquela a que estamos acostumados a ver em livros e programas de turismo. Muito além das belezas naturais, a Bali aqui é a Bali dos Balinenses, das crenças, dos costumes- e da tentativa de seguir em frente.
O estilo da autora é direto mas em nenhum momento, simplista; ela não apresenta soluções fáceis ou maniqueístas nem vitimiza os personagens. A dor não os torna perfeitos.
Paradise é uma leitura rápida e eu diria leve, até, mas que faz pensar. Ao final da leitura, deixa uma sensação gostosa na gente.
Vale a Pena a Leitura!
PS: bem que poderia ter um epílogo, né?!
Outras Capas:
Título Original: Paradise Guest House
Autor: Ellen Sussman
Editora: Casa da Palavra
Gênero: Drama
Sub-Gênero/Assunto: Romance Contemporâneo, Reencontro, Segunda Chance, Superação,
Período: 2002-2003. Bali.
4/5