domingo, novembro 22, 2009

O Rio Sabe (The River Knows) , de Amanda Quick (Romance Histórico)

The River Knows/ O Rio Sabe (Título em Portugal)

Título Original: The River Knows
Autor: Amanda Quick
Editora:Penguin (Jove Historical Romance) / Bertrand (Portugal)
Gênero: Romance Histórico
Sub-Gênero/Assunto: Romance Histórico, Mistério, Crime
Período: Era Vitoriana
O primeiro beijo de Louisa Bryce e Anthony Stalbridge nada teve de romântico: foi uma manobra de diversão para não serem apanhados onde não deveriam estar. E o que os une não tem nada a ver com paixão ou romance. Ambos pretendem desmascarar Hastings, um eminente aristocrata. Louise acredita que Hastings tem ligações a um conhecido bordel, enquanto Anthony desconfia que o nobre esteve envolvido na morte da sua noiva, que morreu afogada no Tamisa. Mas fazer Hastings pagar pelos seus crimes poderá ser mais difícil e perigoso do que ambos pensavam... (Sinopse da Edição Portuguesa)



Sinopse Original:

The first kiss occurred in a dimly-lit hallway on the upper floor of Elwin Hastings's grand house. Louisa never saw it coming... Of course, Anthony Stalbridge couldn't possibly have had romantic intentions. The kiss was an act of desperation, meant to distract the armed guard about to catch the pair in a place they did not belong. After all, Louisa Bryce was no man's idea of an alluring female in her dull maroon gown and gold-rimmed spectacles. The only thing the two interlopers have in common is a passionate interest in the private affairs of Mr. Hastings - a prominent member of Society whom they both suspect of hiding terrible secrets. Now, thrown together by their ruse, Anthony and Louisa are united in their efforts to find the truth. Each has a reason for the quest. Anthony's fiancée was said to have thrown herself into the Thames - but Anthony has his own suspicions. Louisa - whose own identity is shrouded in layers of mystery - is convinced Hastings has a connection to a notorious brothel. But bringing Hastings to justice will be more perilous than they anticipate - and their partnership will be more heated than either expects. For it is not only Anthony's curiosity that Louisa arouses, and the two share something else: a thrilling attraction to danger...

Uma tradução bem mais ou menos da sinopse:)


O primeiro beijo ocorreu um mau-iluminado corredor do piso superior da mansão Elwin Hastings. Louisa fora pega de surpresa ... Claro, Anthony Stalbridge não tinha quaisquers intenções românticas. O beijo foi um ato de desespero, destinado a distrair o guarda armado prestes a pegar o par em um lugar em que não deveriam estar. Afinal, Louisa Bryce não era exatamente o ideal de mulher sedutora para homem algum, com seu vestido marrom aborrecido e óculos de aros de ouro.
A única coisa que os dois intrusos têm em comum é um apaixonado interesse nos assuntos particulares do Sr. Hastings - um membro proeminente da sociedade da qual, ambos eram suspeitos de esconder segredos terríveis.
Agora, lançada em conjunto pela sua astúcia, Anthony e Louisa estão unidos em seus esforços para encontrar a verdade. Cada um com um motivo. A noiva de Anthony teria se jogado no Tâmisa - mas Anthony tem suas dúvidas. Louisa - cuja própria identidade está envolta em camadas de mistério - está convencida de Hastings tem uma ligação com um famoso bordel.
Mas trazer Hastings à justiça será mais perigoso do que eles esperam - e sua parceria será mais aquecida do que qualquer um poderia imaginar.


******



Primeiramente, gostaria de esclarecer que não sei se existe uma tradução deste livro para o Português. Sinceramente, eu acredito que não tenha. O que é uma pena, a meu ver, pois é um livro que eu recomendo com prazer.

Edição:  Na realidade, este livro já foi traduzido para o português sim. Português de Portugal. Ele está à venda no site Wook:)

Acredito que até mesmo aqueles que não são muito interessados em romances *românticos* vão se sentir ‘presos’ pela leitura. Muito mais que um romance histórico, este é um livro de suspense e o mais interessante não está no mistério em si, pois, até certo ponto você sabe quem é o vilão mas sim se o casal protagonista conseguirá prová-lo.

Aliás, o casal principal foi outro aspecto do livro que eu gostei bastante. Obviamente existem alguns lugares-comuns próprios dos romances históricos, como a mocinha intrépida e o galante cavalheiro que não acredita no amor, mas estes clichês são apresentados de forma natural, fazendo com que realmente simpatizemos com o casal.



Talvez, alguns possam achar que o livro não seja tão romântico como outros livros do gênero; pessoalmente, acho que o romance é apresentado na medida certa, mas talvez seja apenas uma questão de opinião e gosto pessoal.

O livro trás uma mistura perfeita de mistério, humor e romance. 

Enfim, só posso dizer que gostei muito do livro e o recomendo com prazer.


Ah! Só espero que quando este livro for traduzido para o português brasileiro que eles o lancem com um título adequado e não algo como Paixão Descontrolada, Brumas sensuais ou sei lá o quê...O título original The River Knows (O Rio Sabe, em tradução livre), assim como a capa original, é simplesmente perfeito e conta muito sobre o livro e seus mistérios. ^.~


Capa da Edição Portuguesa:



Edição espanhola:


Cotação:

!! (4.5/5)

Reações: