domingo, maio 30, 2010

Escola dos Sabores, de Erica Baurmeister


Título Original: School of Essential Ingredients
Autor: Erica Baurmeister
Editora: Sextante
Gênero: Romance Contemporâneo
Temas: Casamento, Viuvez, Segunda Chance, Culinária, Amizade, Chick-Lit
Período: Dias Atuais

"Erica Bauermeister cria um mundo cativante no qual as delícias e minúcias da comida sofisticada adquirem um significado muito maior do que o simples prazer gastronômico..." - Publishers Weekly

Todos os meses, na primeira segunda-feira à noite, a cozinha do restaurante de Lillian se transforma na Escola dos Sabores. Ali, um grupo de oito alunos se reúne para aprender deliciosas receitas. Ou pelo menos é isso que esperam que aconteça.

Ainda criança, Lillian descobriu sua paixão pela culinária e o poder que a comida tem de transformar e curar a vida das pessoas. Por isso, sempre que inicia uma nova turma, ela observa os alunos atentamente, em busca de sua verdadeira motivação para estar ali.

A cada aula, ela lhes apresenta um novo desafio: nada de receitas tradicionais, com quantidades definidas e descrição do modo de preparo. Em vez disso, coloca diante deles apenas alguns ingredientes essenciais e os convida a fechar os olhos e se deixarem levar pelos sentidos.

À medida que os pratos são preparados, o grupo mergulha num mar de sensações. O cheiro delicioso de um bolo no forno remete à infância num país distante e faz lembrar os momentos mais felizes e os mais difíceis de uma união de longa data. Uma pitada de orégano no molho de macarrão traz de volta uma triste história de amor. A firmeza de um tomate maduro desperta a coragem de se libertar.

Cada tempero, aroma e textura exerce um efeito mágico diferente sobre os alunos. Com o correr dos meses, eles têm a oportunidade de olhar para dentro de si mesmos e de conhecer uns aos outros. Ao fim do curso, terão descoberto muito mais do que os segredos da cozinha: paixões, vocações e amizades.

Escola dos sabores é uma história comovente sobre o que de fato importa na vida. Você vai saborear cada capítulo e, depois de ler este livro, nunca mais fará uma refeição como antes.
***




**


Perdoem-me pelo trocadilho mas este é um livro delicioso. Não apenas por que você se vê querendo preparar – e principalmente, comer as delícias descritas no livro como é um livro que te deixa leve, com um sorriso no rosto. Existem momentos alegres, de raiva, tristes (só não chorei em uma certa passagem porque estava lendo em público e ia ser o mico, né?), românticos...

Honestamente, não sei ao certo como falar sobre este livro.
Da editora,

Lillian é uma chef de cozinha e dona de restaurante que se apaixonou pela culinária ainda criança. Depois que seu pai saiu de casa, deixando a esposa mergulhada numa profunda depressão, ela se viu obrigada a cuidar das tarefas domésticas. Entre comidas e temperos, descobriu que os ingredientes têm alma e são capazes de transformar a vida das pessoas. E foi assim que ajudou a mãe a se recuperar.

Apostando nessa filosofia, toda primeira segunda-feira do mês ela dá aulas de culinária em seu restaurante. Alguns alunos chegam sem saber por que exatamente resolveram se inscrever no curso, outros procuram soluções práticas para uma vida cada vez mais atribulada. Mas ela sabe que, no fundo, todos estão em busca da resposta para problemas que vão muito além da cozinha.

Claire precisa redescobrir quem ela é depois de ter se tornado mãe; Carl e Helen vivem um casamento de muitos anos, aparentemente perfeito; Tom traz a tristeza estampada no rosto; Chloe é uma jovem cheia de autocrítica; Ian quer mais estabilidade na vida; Antonia saiu de seu país em busca de novos desafios; e Isabelle é uma senhora que enfrenta a perda de suas lembranças mais queridas.
Na cozinha de Lillian nada é o que parece. E o tempo é um grande aliado - o componente fundamental para que a boa comida possa ser devidamente elaborada e apreciada.

Enquanto descobrem os segredos da arte de cozinhar, os alunos vão sendo transformados pelo paladar, pelo aroma e pela textura dos pratos que criam. Aos poucos, seus caminhos se cruzam e se entrelaçam, e a essência da culinária invade suas vidas de forma muitas vezes inesperada e sempre prazerosa.
Delicioso e comovente, Escola dos sabores é um tributo aos sentidos e à amizade. Erica Bauermeister combina a magia da boa comida e de um bom livro!


Penso que é uma daquelas estórias que quanto menos se fala, melhor. É um livro para se sentir- para se identificar (mesmo que esta identificação não seja tão óbvia à princípio).

Recomendo. E muito



Cotação:

4/5

Reações: