Título Original: Girls Night Autor: Stef Ann Holm Editora: BestSeller Gênero: Romance Contemporâneo Temas: Chick-Lit, Segunda Chance Período: Atual |
Comprei este livro em uma promoção na última Bienal do Livro de São Paulo e posso dizer que não fiquei nem um pouco arrependida após a sua leitura. O livro é deliciosamente cativante.
Uma estória sobre segundas chances
Jillene não é uma jovenzinha bela e inocente (leia-se aqui ‘donzela’). Ela está com quase 40 anos de idade, perdeu o marido há não muito tempo, é mãe de duas filhas, e tenta fazer prosperar o pequeno Café que herdou do marido, tarefa não muito fácil pois a quantidade de dívidas parece crescer de forma inversamente proporcional ao número de clientes.
Vince é um solteirão assumido. Escritor bem sucedido de livros terror baseados em fatos reais, ele está de volta a sua cidade natal, após anos de ausência. Seu pai é o dono da barbearia local, localizada justamente, em frente ao Café de Jillene.
Não preciso nem dizer que os dois vão acabar se envolvendo, não é?
Jillene e Vince, à primeira vista, são totalmente diferentes mas no decorrer da estória eles são bem mais parecidos do que poderíamos supor. Eles são dois personagens, críveis, com qualidades e defeitos. Humanos, essencialmente.
Os dois são adultos e vivem em um mundo real e isto significa que nem tudo seja cor-de-rosa ou perfeito mas, devo dizer, que é justamente esta ‘imperfeição’ que torna o livro extremamente cativante e prazeroso.
Gostei também muito que Jillene não é uma personagem histérica, cheia de chiliques. Sim, ela (e ele, sejamos francos!) tem seus momentos ‘cabeça-dura’ . Mas quem não os tem?
Tenho que fazer, contudo, uma ressalva. Em alguns momentos, parece que uma cena simplesmente ‘pula’ para outra, confundindo um pouco a leitura.
À Respeito do Título em Português:
Infelizmente, o título foi mau traduzido, dando-se a impressão de que trata-se de um livro sobre profissionais da noite, prostitutas. O título original é Girls Night, algo como Noite das Garotas e refere-se a uma tradição familiar de Jillene e suas filhas (elas se reúnem para fazer ‘coisas de menina’, como pintar as unhas, fazer maquiagem...). É um erro tolo mas que pode acarretar a uma má interpretação a respeito do livro; podendo até afastar leitores.
**
Mesclando momentos dramáticos com situações levemente cômicas, o livro me conquistou.
E vou dizer, não existe como não torcermos por um final feliz para esses dois.
Recomendo.
EXTRAS
Capa Original:
Site da Autora: http://www.stefannholm.com/
Cotação:
4/5