sábado, janeiro 08, 2011

Garotas da Noite, de Stef Ann Holm (Contemporâneo, Chick-Lit)

Título Original: Girls Night
Autor: Stef Ann Holm
Editora: BestSeller
Gênero: Romance Contemporâneo
Temas: Chick-Lit, Segunda Chance
Período: Atual
"Jillene McDermont tem quase quarenta anos, duas filhas pequenas e um monte de dívidas herdadas do marido. Vince, um solteirão, é autor de premiados best-sellers, mas atormentado por um segredo e incapaz de manter um relacionamento. Nada pode estar mais longe da dura realidade de Jillene que um escritor em crise. Nada pode ser mais distante dos sonhos de Vince que uma viúva pobre com uma família a tiracolo. No entanto, quando o caminho de ambos se cruza algo acontece. Uma paixão que os fará tomar atitudes jamais imaginadas, arriscar tudo o que têm, apostar na possibilidade de uma nova vida. A história desse encontro - e de seus muitos desencontros - é um delicado conto de fadas moderno, repleto de humor, malícia e revelações sobre a alma feminina. "






Comprei este livro em uma promoção na última Bienal do Livro de São Paulo e posso dizer que não fiquei nem um pouco arrependida após a sua leitura. O livro é deliciosamente cativante.


Uma estória sobre segundas chances

Jillene não é uma jovenzinha bela e inocente (leia-se aqui ‘donzela’). Ela está com quase 40 anos de idade, perdeu o marido há não muito tempo, é mãe de duas filhas, e tenta fazer prosperar o pequeno Café que herdou do marido, tarefa não muito fácil pois a quantidade de dívidas parece crescer de forma inversamente proporcional ao número de clientes.

Vince é um solteirão assumido. Escritor bem sucedido de livros terror baseados em fatos reais, ele está de volta a sua cidade natal, após anos de ausência. Seu pai é o dono da barbearia local, localizada justamente, em frente ao Café de Jillene.
Não preciso nem dizer que os dois vão acabar se envolvendo, não é?
Jillene e Vince, à primeira vista, são totalmente diferentes mas no decorrer da estória eles são bem mais parecidos do que poderíamos supor. Eles são dois personagens, críveis, com qualidades e defeitos. Humanos, essencialmente.

Os dois são adultos e vivem em um mundo real e isto significa que nem tudo seja cor-de-rosa ou perfeito mas, devo dizer, que é justamente esta ‘imperfeição’ que torna o livro extremamente cativante e prazeroso.

Gostei também muito que Jillene não é uma personagem histérica, cheia de chiliques. Sim, ela (e ele, sejamos francos!) tem seus momentos ‘cabeça-dura’ . Mas quem não os tem?

Tenho que fazer, contudo, uma ressalva. Em alguns momentos, parece que uma cena simplesmente ‘pula’ para outra, confundindo um pouco a leitura.

À Respeito do Título em Português:

Infelizmente, o título foi mau traduzido, dando-se a impressão de que trata-se de um livro sobre profissionais da noite, prostitutas. O título original é Girls Night, algo como Noite das Garotas e refere-se a uma tradição familiar de Jillene e suas filhas (elas se reúnem para fazer ‘coisas de menina’, como pintar as unhas, fazer maquiagem...). É um erro tolo mas que pode acarretar a uma má interpretação a respeito do livro; podendo até afastar leitores.

**

Mesclando momentos dramáticos com situações levemente cômicas, o livro me conquistou.
E vou dizer, não existe como não torcermos por um final feliz para esses dois.

Recomendo.

EXTRAS


Capa Original:




Site da Autora: http://www.stefannholm.com/

Cotação:

4/5







Reações: