quinta-feira, fevereiro 17, 2011

A Resposta, de Kathryn Stockett

Uma história emocionante e estarrecedora onde a cor da pele das pessoas determina toda a sua vida.

Título Original: The Help
Autor: Kathryn Stockett
Editora: Bertrand
Gênero: Drama
Sub-Gênero/Assunto: Romance Histórico, Racismo & Preconceito,
Período: Anos 60. Mississipi, EUA.

Mais de 80 semanas na lista do New York Times. Mais de 70 semanas na lista da Publishers Weekly. Mais de cinco milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Considerado por Oprah Winfrey como um dos melhores livros de 2009. Livro favorito dos atores de Hollywood em 2009 e 2010. Estreia marcada no cinema no primeiro semestre do próximo ano. Esse é A Resposta, sucesso de Kathryn Stockett .
Eugenia Skeeter Phelan terminou a faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora. Após um emprego como colunista do jornal local, ela tem uma ideia brilhante, mas perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas do Mississipi na década de 60. Mesmo com receio de prováveis retaliações, ela consegue a ajuda de Aibeleen, a empregada doméstica que criou 17 crianças brancas, e Minny, que, por não levar desaforo para casa, já esteve por diversas vezes desempregada após bater boca com suas patroas. Uma história emocionante e estarrecedora onde a cor da pele das pessoas determina toda a sua vida.


**
Um soco no estômago. Mas também uma estória de esperança. Um romance inesquecível.

A Resposta é sobre intolerância mas também sobre mudança, sobre pequenos atos de heroísmo. A estória desenrola-se atrvés de três personagens principais: Skeeter, Minny e Aibeleen. Skeeter é uma jovem branca, recém-formada, que resolve escrever um livro sobre a relação entre as empregadas negras e suas patroas brancas. Sobre o ponto de vista das empregadas. Aibeleen e Minny são suas principais ‘colaboradoras’.
Seria simples se elas não vivessem no Mississipi. Na década de 60.

A partir que o livro vai sendo escrito vamos conhecendo mais a respeito destas três mulheres e do mundo em que elas vivem. O mais interessante é que nenhuma das três é uma ativista, não estão envolvidas em política ou algo parecido. São apenas pessoas ‘comuns’.

E falando sobre pessoas comuns, a autora nos mostra que todos nós podemos ser heróis.

O livro tem passagens dolorosas e cruéis. Ele fala de uma realidade que, aparentemente parece muito distante, mas que infelizmente nós sabemos que não.

Eu sou branca e de classe média por isso não posso fingir saber o que ser negra e pobre, mas isso não significa que meu coração não sangrava a cada momento de crueldade, a cada mesquinhez relatada no livro.

A Resposta fala de maldade. Não só da maldade de um assassino, da maldade explícita que faz um bando de homens surrarem até cegarem um negro por este ter utilizado um banheiro que era destinado apenas aos brancos. Não, o livro fala principalmente da pequena maldade, da pequena sordidez, da mesquinharia.

Apesar do tema, o livro é escrito de maneira concisa e leve. A leitura flui de maneira impressionantemente rápida. Escrito em primeira pessoa, sob o ponto de vista das três personagens principais, a autora não nos dá uma versão maniqueísta dos fatos. Ela não comete o erro de fazer um livro ‘político’, panfletário, onde os negros são as vítimas e todos os brancos são os culpados, os vilões.

Um livro para se pensar. Para se sentir.

Inesquecível. E obrigatório. Photobucket

A Edição e Outros detalhezinhos: 

A edição foi muito bem feita, com uma bela capa e diagramação eficiente. Outro ponto positivo é a tradução. Além de não conter erros (não que eu tenha notado, pelo menos) tem também várias notas, explicando algumas citações.

* O filme, baseado no livro, está previsto para ser lançado em 12 de agosto de 2011.

Outras Capas:


ETCS:

Site do Livro: http://www.record.com.br/aresposta/
Site da Autora: http://www.kathrynstockett.com/
Facebook FanPage da Autora: AQUI  
Facebook FanPage do Filme: AQUI

Videos


Booktrailer (nacional, em português)

Entrevista com a autora (em inglês)


Cotação:

5/5



E aí, já curtiram o Blog lá no Facebook? Uma Conversa Sobre Livros No Facebook!

O Blog agora tem um grupo lá no Skoob: http://skoob.com.br/grupo/1686-uma-conversa-sobre-livros

**Qualquer erro na postagem, por favor, avise para que eu possa corrigi-lo.**

Reações: