terça-feira, agosto 02, 2011

Uma Linda Mulher, de Fern Michaels

Título Original: Pretty Woman
Autor: Fern Michaels
Editora: Bertrand
Gênero: Romance Contemporâneo
Sub-Gênero/Assunto: Chic-lit, segunda chance, superação, imperfeições,
Período: Savanah, EUA. Atual

Rosie Gardener e Vickie Winters eram grandes amigas, tão unidas quanto duas irmãs. Sócias numa bem-sucedida empresa de venda por correspondência, elas viviam confortavelmente na exuberante cidade de Savannah, na Geórgia. A elegante e solteira Vickie desejava o melhorm para a sua amiga. Por isso, não podia ficar calada quando Rosie, acima do peso e incapaz de perceber o próprio valor, caiu de amores po Kent Bliss, um tremendo canalha que viu na vulnerável Rosie a oportunidade perfeita para dar o golpe do baú. Vickie falou com Rosie pela última vez na véspera do seu casamento, a fim de preveni-la quanto ao verdadeiro caratér de Kent e desfazer a sociedade antes de se mudar para a Europa.

Agora, no seu aniversário de três anos de casamento, Rosie percebe que Vickie estava certa. Tanto o Porsche quanto os outros presentes tinham sido uma tentativa de comprar o amor de um homem que só se importava consigo mesmo. Cansada de seus maus-tratos, decide mudar de vida, começando por colocá-lo para fora de casa naquela mesma noite. No dia seguinte, começa a fazer regime e malhar. Mas novas mudanças ainda a aguardam: Rosie tem em seu poder um bilhete premiado da loteria Wonderball. Ganhou sozinha 302 milhões de dólares.

Com Kent espreitando às ocultas para conseguir parte do dinheiro, ela, mais do que nunca, precisará de seus amigos, e, quando Vickie retorna a Savannah, Rosei aprende sobre a força do perdão.

Enquanto perde peso e malha, sob a supervisão do sexy personal trainer Jack Silver, uma nova Rosie começa a surgir. Essa linda mulher está recomeçando do zero, e nem a ganância, nem a amargura de ninguém - nem mesmo sua própria insegurança - irão inpedi-la de viver e amar com tamanha paixão que ela própria não sabia possuir.






Uma Linda Mulher é um livro sobre superação; sobre dar a volta por cima. Ele nos mostra que nunca é tarde de mais para mudar, para ser feliz.

Rosie Gardener é uma mulher de trinta e tantos anos, bem acima de seu peso e que vive um casamento infeliz com um belo homem, Kent, que simplesmente a despreza.
Desde antes do casamento , Rosie sabia que Kent não a amava e sim queria só o dinheiro dela porém ela seguia se enganando- Rosie queria se casar, ter um marido e parecia que somente Kent estaria e disposto a se casar com ela. Todos eram contra o casamento, sabiam que ele era um mal caráter mas ela não quis ouvir. Até mesmo terminou uma amizade de infância (com a amiga Vickie) para se casar. Para ela, aquele casamento era uma chance de ser feliz.

Contudo, três anos e vários quilos depois, Rosie está mais infeliz do que nunca. Kent não apenas a trai e a humilha publicamente como também gosta de deixar claro que a despreza, que sente nojo e vergonha dela. O momento de ruptura acontece justamente no aniversário de três anos de casamento. Usando o fato de que Kent esqueceu a data como desculpa, Rosie resolve dar um basta e mudar de vida. Ela expulsa o marido de casa, reata a amizade com Vickie e resolve emagrecer.
Só existe um, porém, que poderia ser maravilhoso mas que se transforma em uma grande dor de cabeça: no dia em expulsa Kent de casa, Rosie ganha na loteria. Por mais que ela queira o dinheiro, a idéia de ter que dividir com o agora ex-marido a incomoda profundamente. E é claro que Kent fará de tudo para conseguir o bilhete premiado.

É neste momento que ela conhece Jack Silver, seu personal trainer. Jack é um homem maduro e do tipo gente boa. Gostei que a autora o representou como uma pessoa normal e não idealizada. Ele é bonito, sim e tem um belo corpo (afinal, é professor de Educação Física, né?) mas não nenhum deus grego. Ele é simplesmente um bom homem.

O amor entre os dois vai acontecendo lentamente. A relação entre os dois não é daquelas em que de um dia pro outro, já estão se dizendo perdidamente apaixonados. Tudo começa com uma admiração, depois amizade e por fim, amor. Mais do que ajudar Rosie a emagrecer, Jack a ensina a amar- amar a si própria, a testar seus próprios limites.

Ah, eu não posso deixar de mencionar Buddy, o cão mestiço de Labrador e Pastor dela. Ele é uma graça. Folgado e super ciumento!

O livro tem uma linguagem leve e envolvente, alternando momentos de romance, drama e alegria. Particularmente, eu gostei que as cenas de sexo não tenham sido explícitas. Nada contra cenas calientes mas acho que não caberia aqui cenas como estas. Muitas vezes, percebo que certas autoras colocam cenas ‘adultas’ sem necessidade, forçando um pouco a barra a meu ver.
Para quem conhece romances de banca, Fern Michaels é uma autora conhecida. Aliás, Uma Linda Mulher lembra um pouco estes romances- não que isto seja um defeito, pelo contrário.
É claro que o livro também tem seus defeitos. O principal, a meu ver é o personagem Kent. Achei-o muito caricato. As seqüências dele tentado roubar o bilhete premiado são risíveis. Honestamente, ele me lembrou o Dick Vigarista.
Outro ponto que me incomodou um pouco foi o fato de que Rosie só chora durante o livro inteiro. Chora de alegria, chora de tristeza, chora de dor, chora de amor... sério, já estava me dando nos nervos.

Existe também um outro ponto que desagradou- como isso ocorre no final da estória, farei o meu comentário dentro da ‘caixinha do spoiler’ . Honestamente, não acho se ler este pequeno spoiler irá prejudicar a leitura mas, é melhor prevenir do que remediar, né?

*SPOILER*


Obviamente, se tratando de um romance romântico, sabemos que o final feliz é praticamente inevitável , que os mocinhos serão felizes para sempre e que os vilões serão castigados ou se arrependerão de seus atos. Porém, achei que Kent se arrependeu muito rápido. Tipo, ele se arrepende de um dia pro outro! Literalmente. Um dia ele vai dormir odiando a mulher, no outro ele acorda desejando tudo de bom pra ela! Mudança tão rápida nem é novela mexicana, né?

*SPOILER*

Mais do que a estória de amor entre Rosie e Jack, Uma Linda Mulher fala, principalmente do amor de Rosie por ela mesma, a descoberta da auto-estima. A estória nos mostra que para mudarmos, nós mesmos temos que querer isso, que deve ser algo, um desejo que vem de dentro.
Um belo livro. Tem suas pequenas falhas, sim, mas eu recomendo.

Onde Comprar: Livraria Cultura|Saraiva| Americanas.Com|

Outras Capas:


Achei a capa portuguesa a mais bonita, porém, a capa original, americana, é a mais realista com a estória.




EXTRAS
Site da Autora: http://fernmichaels.com/


Cotação:
3.5/5

Reações: