terça-feira, julho 03, 2012

Amante Liberto, de J. R. Ward [IAN 5]


Título Original: Lover Unbound
Autor: J.R.Ward
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia
Série: Irmandade da Adaga Negra- Livro 5
Sub-Gênero/Assunto: , Suspense, Vampiros, Amor Proibido, Fantasmas
Período: Atual. Caldwell, Nova York.
Destemido e brilhante, Vishous, filho de Bloodletter, possui uma maldição destrutiva e a capacidade assustadora de prever o futuro. Criado no campo de guerra de seu pai, ele sofreu maus tratos e abusos físicos e psicológicos. Membro da Irmandade, ele não se interessa por amor nem emoção, apenas pela batalha com a Sociedade Redutora. Mas, quando uma lesão mortal faz com que fique sob os cuidados de uma cirurgiã humana, a Dra. Jane Whitcomb, ele é levado a revelar a dor que esconde e a experimentar o verdadeiro prazer de pela primeira vez... Até que o destino, que V. não escolheu, o leva para um futuro do qual Jane não faz parte.





E chegamos ao Amante Liberto . Só para constar, em termos de leitura, eu acabei de ler de Amante Consagrado e ainda estou esperando chegar o Guia IAN que eu ganhei num sorteio e necas até agora!.

Amante Liberto . De forma, ainda não sei ao certo o que achei do livro. Uma coisa é fato, eu o não odiei, como muita gente, porém, obviamente, ele me decepcionou. Eu simplesmente esperava mais. Sem contar que, as soluções apresentadas pela Ward foram um tanto esdrúxulas , por assim dizer. Eu gosto de finais felizes, mas aqui a autora realmente forçou a barra.
Vishous merecia mais.

Na minha resenha de Amante Revelado, eu falava sobre não acreditar em V. e Butch juntos e ainda agora me mantenho naquela opinião. A relação de V e Butch é muito mais complexa do que um gostar. Vishous é muito mais complexo e é justamente por isso que ele merecia mais do que foi apresentado em Amante Liberto. Vishous sempre me pareceu um dos pontos principais, um alicerce na saga toda- todavia, aqui, o achei “diluído”. Algumas ideias e situações apresentadas no livro foram boas. Sim, eu gostei. Porém, a partir de determinado momento, a autora pareceu se perder.
Faltou força à estória e penso que um dos motivos é a “mocinha”, Jane. Mais uma vez, vou contra a recorrente: eu não odiei Jane. Também não gostei dela. Ela simplesmente não causou nenhuma reação. Uma personagem insípida, sem força, sem nada. Além disso, a relação dela com Vishous não me convenceu. Não estou falando somente de uma falta de química mas de algo pareceu-me surgido do nada. Levando em conta o livro anterior, o “amor” entre Jane e V. surgiu do nada.

Não sei, mas talvez o livro de V. não deveria ter sido o seguinte ao de Butch. Os sentimentos de Vishous pelo amor eram muito fortes, muito importantes para, de repente ele se ver loucamente apaixonado por Jane. Faltou desenvolvimento. E, é claro, a “sem-gracisse” de Jane não ajudou em nada.

E nem estou levando em conta aquele final...WTF . Eu tive a impressão que a Ward se enrolou no meio da estória e, ao final, percebendo que precisava de um final feliz, “inventou” um.

Tudo isso dito, devo dizer que gostei de muitos aspectos do livro. Gostei da revelação em relação à Virgem Escriba (ainda acho a dita um porre, mas vá lá!) . É aquele tipo de revelação que dá uma “sacudida” na estória, mas, honestamente, não sei se terá implicações na saga, como um todo.

Eu gostei muito da Cormia. Sim, ela é uma das razões do livro ter ganhado três estrelinhas. Pra mim, apesar de aparecer poucas vezes, Cormia foi a melhor personagem do livro. Achei-a cativante! Sem contar que achei a situação em que ela aparece a mais interessante do livro. Além de Cormia, eu também simpatizei-me mais com Phury. Não é um personagem que ame mas está se tornando mais interessante aos meus olhos.

Apesar dos senões já citados e de uma ligeira queda no ritmo, fluidez, da narrativa (principalmente se comparado com os livros anteriores), como um todo, eu gostei do livro.


Fotinho (NWS!!!) pra animar! 
Gandy pra animar! (NWS)



**


A Edição:
Senti falta das Notas do Tradutor, presentes nos livros anteriores. Ah, e é (Hannibal) Lecter e não Lechter.


A Série
Livro 1- Amante Sombrio (Dark Lover)
Livro 2- Amante Eterno (Lover Eternal )
Livro 3- Amante Desperto(Lover Awakened )
Livro 4- Amante Revelado(Lover Revealed )
Livro 5- Amante Liberto (Lover Unbound )
Livro 6- Amante Consagrado ( Lover Enshrined)
Livro 6.5- Father Mine: Zsadist and Bella's Story - a pequena estória foi publicada no Guia Oficial.
Livro 7- Amante Vingado (Lover Avenged )
Livro 8- Amante Meu (Lover Mine)
Livro 9- Amante Libertada Lover Unleashed -
Livro 10- Lover Reborn -
Livro 11- Lover at Last
A série ainda conta com um Guia Oficial, escrito pela própria autora.



Outras Capas:

EXTRAS

Site do Autora: http://www.jrward.com/bdb/index.html
FanSite IAN:  http://iadaganegra.blogspot.com.br/ [em Português]
Wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Dagger_Brotherhood [em Inglês]
Facebook http://www.facebook.com/JRWardBooks?sk=wall


Cotação:
3/5

Share |