domingo, julho 05, 2009

Água para Elefantes, de Sara Gruen

Agua para Elefantes
Título Original: Water for Elefants
Autor: Sara Gruen
Editora: Sextante
Gênero: Romance.
Temas: Romance Histórico, Memórias, .
Período: Depressão Americana (Séc 20). e anos 2000.

EUA, anos 30 e EUA anos 2000.

'Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 
Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.' (Contra-capa)


***
Minha Opinião
Serei sincera: no começo esse livro não me agradou muito. Sabe quando uma leitura parece que não te empolga? Pois bem, foi assim. Contudo isso foi só no começo. Depois das 30 primeiras páginas, aproximadamente, Água para Elefantes tornar-se uma leitura bem agradável.

É um livro simples; sem muitos apelos dramáticos ou grandes aprofundamentos. Talvez esse seja um dos problemas com o livro: é tudo meio rápido, sem emoção suficiente (no meu ponto vista). Mas também existem momentos no livro que quase me levaram ás lágrimas (e eu não sou uma pessoa que chora facilmente!)

Outro problema, a meu ver, é a personagem Marlena, a 'mocinha' da história. Sinceramente a achei uma personagem nula. Fiquei em dúvida se a achava simplesmente irritante ou puramente sem sal. Talvez pelo fato de livro ser escrito em primeira pessoa (Jacob) nós simplesmente não sabemos quem ela é realmente, quais são seus sentimentos.

Contudo, essa razão (o livro ser em 1ª pessoa) não é suficiente pois as outras personagens estão bem retratadas. Especialmente os colegas de trabalho de Jacob no circo. Estes sim são personagens adoráveis, cativantes. Até mesmo a cadelinha parece ter mais personalidade que Marlena.

Quanto a Jacob; posso dizer que ele é okay talvez um tanto melancólico e romantico demais na juventude. Contudo eu realmente gostei dele na velhice. É nesta parte que o livro me cativou, ao mostrar aquele velho rabugento e solitário, cheio de memórias.

Porém a grande personagem é mesmo Rosie, a adorável elefanta. Um charme!

Em suma, Água para Elefantes não é nenhum clássico, mas uma leitura rápida e agradável, ideal para um final de semana chuvoso.


ETA & ETCs: (Editado em 2011)

Outras Capas:




*Leia o Primeiro Capítulo AQUI

Versão para o Cinema:

Uma versão para o cinema está sendo produzida com Reese Witherspoon e Robert Pattinson nos papéis principais. Nada contra os dois mas acho que eles não tem nada a ver com os papéis.

Site do Filme:  http://waterforelephantsfilm.com/

Trailer do Filme: 




Book Trailer:





Gostei!

Reações: