sexta-feira, julho 30, 2010

Desafio Literário Julho: Eragon , de Christopher Paolini- Obra Adaptada para o Cinema

Eragon


...................................................................
DESAFIO LITERÁRIO 2010

JULHO: Adaptado para o Cinema

Minha Lista
Título Original: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Colecão: Jovens Leitores
Série: Ciclo da Herança
Gênero: Aventura Infanto-Juvenil
Sub-Gênero/Assunto: Fantasia, Dragões
Período: Mítica Terra de Alagaësia.
Sinopse:

Um menino… um dragão… um mundo de descobertas.
Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar a carne que alimentará a família durante o inverno.
Mas no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, ligando-se a ele com tal força que os dois passam a ser metades um do outro, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o próprio Império. Da noite para o dia, de uma pacata vida em um pequeno vilarejo, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de historias, Eragon e sua outra metade, a leal dragão fêmea Saphira, terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.

Aos jovens Eragon e Saphira foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirão vencer os obstáculos que o destino lhes reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vivem. Uma história incrível, cheia de mistérios e emoção.




*

Christopher Paolini estava com 15 anos quando começou a escrever Eragon (a obra foi publicada quando ele estava com 19) e isto pode ser considerado a melhor e a pior coisa do livro.

Eragon é um livro de aventura. Uma fantasia com ritmo rápido e ligeiro. Em nenhum momento você se sente cansada, ou acha a leitura chata. O autor não perde tempo com detalhes minuciosos. Não existe, ‘enrolação’ por assim dizer. Talvez isso incomode os puristas mas se você só está afim de um pouco aventura- o ritmo frenético, jovial da escrita é muito bem-vindo.
Todavia, a escrita também é um tanto quanto imatura, fraca até.

Obviamente, um livro cheio de descrições *é* cansativo mas um ‘pouco’ de descrição é necessário. Principalmente, uma boa descrição. Obviamente, o autor é fã de games e filmes de fantasia- e talvez desde o princípio almejasse que sua obra fosse adaptada.

E aí é que está o problema. Os parágrafos são truncados- as frases parecem esparsas. Por muitas vezes tive a impressão de estar lendo um script e não uma uma obra literária.

Deixe-me exemplificar. Vejamos a frase: Ele correu sem esmo, mal percebendo as gotas de chuva que começavam a cair sobre sua cabeça


No livro, a mesma frase seria descrita da seguinte maneira:

Ele correu. Ao esmo. Ele não percebeu chuva. As gotas de chuva começaram a cair sobre a sua cabeça

Percebem o que quero dizer?

A estória

A estória é boa mas talvez tenha MUITAS referências de outras obras- o que em certos momentos a torna quase ridícula. O início, por exemplo, se você jáviu Guerra nas Estrelas não há como não comparar as duas narrativas. Até mesmo chamar de *Império* o ‘pessoal do mal, ele chama.



Talvez pareça que eu não tenha gostado do livro. Não, eu gostei do livro. Como já disse, ele tem um rítimo ágil, é uma leitura leve e a estória é bem interessante. Eu adorei Saphira, a Dragão-Fêmea. Apenas, ao olhar friamente para o aspecto literário, eu  o achei um pouco fraco- especialmente se compararmos com outros livros do gênero como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e até mesmo Percy Jackson.

Foi uma boa leitura- e pretendo ler os dois livros seguintes da saga: Eldest e Brisingr e o último livro ainda a ser lançado. (A princípio, seriam apenas três livros mas, ao finalizar o terceiro volume, o autor percebeu que muita coisa precisa ser respondida e por isso, resolveu escrever mais um livro e só assim finalizar a saga.)

Enfim, , me diverti bastante. E, talvez, isso seja o mais importante, não é mesmo?

Eragon (WIKI)

Site Oficial

********************************************
__ Meu livro reserva é o Mansfield Park , da Jane Austen. Estou quase terminando. Vou postar minha resenha amanhã. Bem, se tudo der certo.

Cotação:

3/5

Reações: