terça-feira, outubro 04, 2011

Um Noiva Relutante, de Jo Beverley [Company of Rogues 2]


Título Original: An Unwilling Bride
Autor: Jo Beverley
Editora: Nova Cultural
Gênero: Romance Histórico
Coleção: CHE 204
Série: Company of Rogues- Livro 2
Sub-Gênero/Assunto: Romance de Banca, Casamento de Conveniência
Período: Inglaterra. Regência.
Vanessa Armitage e Lucien Voux ,Marques de Arden

Ela aceitaria o casamento, mas jamais lhe entregaria o coração
Vanessa levava uma vida tranqüila. O emprego de professora dava-lhe a independência tão almejada, sem precisar se sujeitar as regras de um matrimônio. Mas o encontro com o duque de Belcraven a tornou uma presa fácil do poder da aristocracia, e ela teve de se casar com o marquês Lucien, um homem libertino que vivia cercado de mulheres que lhe entregavam não só o coração...
Decidida a desprezá-lo, Vanessa o ignorou o quanto pôde. Mas o poder de sedução de Lucien foi maior do que sua força de vontade. Apaixonada, Vanessa queria ser a única na vida do marido. Mas como?





Segundo título da série Cia of Rogues (ou Companhia dos Velhacos), Uma Noiva Relutante é mais um livro de Jo Beverley com premissa no mínimo interessante. À primeira pode parecer que se trata de um romance sobre incesto mas não é isso.

O Duque de Belcraven gosta de seu único filho homem, Lucien de Vaux, porém ele sabe que Lucien não é seu filho biológico mas sim de sua esposa (que cometeu apenas este ‘pequeno deslize’ no passado). Como mencionado, Belcraven gosta de Lucien, porém, quando este casar e tiver filhos, o sangue dos herdeiros não será Belcraven (apesar de o serem n o nome). Como o próprio duque tem uma filha bastarda, uma jovem professora chamada Vanessa, ele resolve casar a filha bastarda com o filho de criação. Assim, o nome – e o sangue- Belcraven permanecerá intacto.

O livro pode ter este ponto de partida um pouco, como dizer, mirabolante mas a estória é essencialmente sobre um dos temas mais comuns: o casamento por conveniência.

Lucien e Vanessa não são exatamente opostos mas, com certeza, vivem se batendo de frente. Ela era professora de uma escola para moças e tem uma visão um tanto quanto peculiar da nobreza e dos homens. Em termos simples, é uma feminista com tendências ‘socialistas’. Lucien não é exatamente um janota machista mas sim arrogante e muito orgulhoso, além de possuir um temperamento explosivo.
Uma Noiva Relutante é um livro muito interessante e bem escrito , porém, como o primeiro livro da série, talvez não seja para todos os gostos.

A relação de Vanessa e Lucien, que já não começa da melhor forma, fica ainda pior quando Vanessa mente para Lucien dizendo ser uma mulher ‘experiente’, causando sérias conseqüências para a relação dos dois. Por acreditar na mentira, Lucien passa a tratar Vanessa com total desprezo. Ele se sente pela jovem, mas a considera mais baixa que a pior das prostitutas. Em certos momentos, ele não só é violento verbalmente, mas também fisicamente. Confesso que odiei estes momentos. Vanessa tinha seu quinhão de culpa, é fato que ela não deveria ter mentido, mas nada-nada- justifica a violência. E o pior é que apesar de Vanessa se auto-proclamar defensora das mulheres, ela acabava aceitando e perdoando tudo muito facilmente. Não estou dizendo que ela era uma tonta, não, ela também batia de frente nas discussões e brigas, mas penso que ela perdoava muito facilmente.

Lucien é outro personagem que suscita sentimentos contraditórios, de um lado ele é encantador, sexy, bonito, inteligente- por outro, o leitor se pergunta se ele não é o antepassado de algum morador de Jacobsville. Honestamente não sei se o amei ou o odiei.

Particularmente, eu gostei bastante do livro. A escrita é correta, a estória tem bom desenvolvimento e prende a atenção. Não posso dizer que gostei de algumas atitudes dos personagens mas de certa forma os considerei únicos, diferentes do que estamos acostumados a ver na maioria dos romances do gênero.

Uma Noiva Relutante está mais para drama romântico do que para romance, mas mesmo assim vale a pena a conferida.



Edição:
Edição sofrível. Muitos erros de grafia e tradução. Vanessa é Beth no original, traduziram libras para dólares e aqui a Companhia dos Velhacos (nome dado pela tradutora do primeiro livro) é chamada de Cia dos Patifes.

A Série:

Company of Rogues (Chamada de Companhia dos Velhacos, neste livro) é um grupo de amigos que se conhecem desde os tempos da escola. Muitas vezes eles trabalham em missões para o governo. No início, eram 12 mas alguns morreram na guerra. Nicholas Delaney é o fundador e chefe do grupo.

A autora comentou em seu blog que todos os seus livros situados na época da regência farão parte do ‘Universo Company of Rogues’- não serão exatamente uma série, mas personagens já conhecidos pelos leitores irão ‘circular’ em outras obras. Até o momento, o último livro lançado por ela faz oficialmente parte da série.

Clarissa, a jovem ajudada por Vanessa, é a protagonista de The Devil’s Heiress.

Livro 1- Coração Sofrido (CHE 218 Ed. Nova Cultural)- Nicholas & Eleanor
Livro2- Uma Noiva Relutante (CHE 204 Ed. Nova Cultural)- Lucien & Vanessa (Beth)
Livro 3- Chama da Paixão (CH 375. Ed. Nova Cultural)- Leander Knollis (Conde de Charrington) & Judith Rossiter
Livro4- Escândalo e sedução (CH 372. Ed. Nova Cultural)- Francis (Lord Middlethorpe ) & Serena Riverton
Livro 5-Felicidade em Risco (BestSeller Ed. 112, Ed. Nova Cultural)- Miles Cavanagh & Felicity Monahan
--Pela numeração das edições já dá pra perceber que a Nova Cultural lançou os livros fora da ordem. Sem comentários.
Livro 6- Three Heroe’s Trilogy - Inédito no Brasil
Este livro contém 3 estórias:
*6.1- The Demon's Mistress- Hawk-
*6.2 – The Dragon’s Bride - Con Somerford, Earl of Wyvern, & Susan Kerslake
*6.3- The Devil’s Heiress – George Hawkinville & Clarissa Greystone
Livro 7- Hazard - Anne Peckwith & Race de Vere - Inédito no Brasil
Livro 8- St. Raven - Tristan, Duque de St. Raven & Cresseda Mandeville -Inédito no Brasil
Livro 9- Skylark - Stephan Ball & Lady Laura Skylark- Inédito no Brasil
Livro 10- The Rogue’s Return- Simon St. Bride & Jane Otterburn -Inédito no Brasil
Livro 11-To rescue a Rogue  Lord Darius Debenham & Lady Mara St. Bride- Inédito no Brasil
Livro 12-Donzela ou Devassa? (BestSeller Ed. 174, Ed. Nova Cultural) - Horatio Cave, Visconde Darien & Thea Debenham

É isso mesmo, a Nova Cultural publicou os cinco primeiros livros da série e depois (de um bom tempo, convenhamos) resolveu publicar a última estória publicada...


Outras Capas:


EXTRAS
Site da Autora: http://www.jobev.com
Cotação:
3.5 / 5

Reações: