terça-feira, agosto 30, 2011

Coração Sofrido, de Jo Beverley [Company of Rogues, 1]

Título Original: An Arranged Marriage
Autor: Jo Beverley
Editora: Nova Cultural
Gênero: Romance Histórico
Coleção: CHE 218
Série: Company of Rogues- Livro 1
Sub-Gênero/Assunto: Romance de Banca, Abuso, Gravidez , Gêmeos, Casamento de Conveniência
Período: Inglaterra. Regência.
Ela não podia revelar os segredos de seu coração!

Com a reputação arruinada e o futuro prejudicado por uma trama diabólica arranjada por seu irmão. Eleanor se vê forçada a concordar com um casamento de conveniência. Casar com o misterioso Nicholas Delaney, com sua elegância natural e o sorriso displicente, era mais do que ela esperava. Porém quando os mexericos da sociedade a informaram sobre a bela amante francesa, Eleanor tentou agir com a fria dignidade de uma esposa indiferente. Mas como podia se proteger contra o inegável charme... ou os desejos secretos de seu coração?






Primeiro livro da série Company of Rogues, Coração Sofrido, é um livro interessante mas não para todos os públicos.

Eu tenho sentimentos contraditórios em relação a esse livro. Gostei da estória no geral e particularmente aprecio o estilo da autora, porém, achei alguns aspectos do livro um pouco ‘forçados’.

É uma boa leitura, mas, não acho que seja para todos os gostos.

A estória começa com Eleanor sendo violentada ‘sem querer’ por Lorde Stainbridge. Ela, logo após o ocorrido, tenta o suicídio mas é salva justamente por ele que, arrependido do que fez, resolve ‘compensá-la’. Para isso, ele propõe casamento- mas não com ele mas sim com o seu irmão gêmeo, Nicholas. Como Stainbridge nasceu primeiro, é ele quem ‘comanda’ o dinheiro, o nobre obriga o irmão a se casar. Nicholas não precisa de dinheiro mas aceita se casar com Eleanor. Existe, contudo, um problema: Nicholas trabalha como espião da Coroa Britânica e seu atual ‘trabalho’ é ser amante de uma famosa cortesã e saber mais sobre os planos de libertar Napoleão da prisão.

Pois é, a trama é bem rocambolesca e beira ao inverossímil mas a escrita de Jo Beverley é correta e dinâmica, fazendo do livro uma leitura bem agradável. Eu particularmente gostei que em nenhum momento a autora desmereceu o que oconteceu com Eleanor. O abuso é tratado sim como estupro e não ‘infortúnio’ ou ‘coisa do momento’. Porém, achei que Eleanor me pareceu ficar muito bem (e muito rápido) para alguém que sofreu tamanha violência. Ela pareceu se recuperar muito rápido- sem contar que alguns dias depois do casamento, ela já estava apaixonada pelo marido.

Nicholas, por sua vez, é um personagem bem interessante e complexo. O amor e respeito que ele sente pela esposa vão crescendo aos poucos no decorrer da estória ao mesmo tempo em que ele vive um dilema: ele não quer magoar Eleanor, mas não pode revelar seus segredos, seu trabalho e, principalmente, a natureza de sua missão. Achei este o melhor aspecto do livro. Nicholas a ama profundamente e faria tudo para não humilhá-la, mas, infelizmente, é isso mesmo que ele é obrigado a fazer. É um toque trágico ao conhecido tema do casamento por conveniência.


Um outro ponto a se destacar são os personagens coadjuvantes- são interessantes e bem construídos. Entre esses personagens vale mencionar um dos amigos de Nicholas, Francis e sua relação (de amizade) com Eleanor. Não existe traição, mas deixa claro como as atitudes de Nicholas podem fazê-lo perder a esposa. Em tempo, Francis é o protagonista do quarto livro,  Escândalo e Sedução.  


Coração Sofrido é uma leitura bem interessante. Ideal para quem gosta de temas um pouco mais fortes.



Edição:
Uma edição razoável- alguns errinhos de revisão mas nada muito gritante. O grande problema está na tradução do nome do grupo a qual Nicholas pertence ( e dá nome à série) . O nome original é Company of Rogues, mas aqui ficou traduzido como Companhia dos Velhacos. Uma escolha infeliz mas já que fizeram esta escolha deveriam tê-la mantido nos outros livros mas não! No segundo livro, é Companhia dos Patifes, no Terceiro, dos Arruaceiros, no Quarto, Confraria dos Arruaceiros... não daria para se decidirem por um ÚNICO nome?!

A Série:
Company of Rogues (Chamada de Companhia dos Velhacos, neste livro) é um grupo de amigos que se conhecem desde os tempos da escola. Muitas vezes eles trabalham em missões para o governo. No início, eram 12 mas alguns morreram na guerra. Nicholas Delaney é o fundador e chefe do grupo.

A autora comentou em seu blog que todos os seus livros situados na época da regência farão parte do ‘Universo Company of Rogues’- não serão exatamente uma série, mas personagens já conhecidos pelos leitores irão ‘circular’ em outras obras. Até o momento, o último livro lançado por ela faz oficialmente parte da série.

Livro 1- Coração Sofrido (CHE 218 Ed. Nova Cultural)
Livro2- Uma Noiva Relutante (CHE 204 Ed. Nova Cultural)
Livro 3- Chama da Paixão (CH 375. Ed. Nova Cultural)
Livro4- Escândalo e sedução (CH 372. Ed. Nova Cultural)
Livro 5-Felicidade em Risco (BestSeller Ed. 112, Ed. Nova Cultural)
--Pela numeração das edições já dá pra perceber que a Nova Cultural lançou os livros fora da ordem. Sem comentários.
Livro 6- Three Heroe’s Trilogy - Inédito no Brasil
Este livro contém 3 estórias:
6.1- The Demon's Mistress
6.2 – The Dragon’s Bride
6.3- The Devil’s Heiress
Livro 7- Hazard Inédito no Brasil
Livro 8- St. Raven Inédito no Brasil
Livro 9- Skylark Inédito no Brasil
Livro 10- The Rogue’s Return Inédito no Brasil
Livro 11-To rescue a Rogue Inédito no Brasil
Livro 12-Donzela ou Devassa? (BestSeller Ed. 174, Ed. Nova Cultural)

É isso mesmo, a Nova Cultural publicou os cinco primeiros livros da série e depois (de um bom tempo, convenhamos) resolveu publicar a última estória publicada...


Outras Capas:


Eu até gostei da capa nacional mas não tem nada a ver com a estória do livro, principalmente com o período em que esta se passa. Mais parece capa de romance histórico ambientado no velho Oeste Americano ou algum romance histórico de fronteira. E, fala sério, camisa jeans na época da Regência?! Ah, e o mocinho é loiro.

EXTRAS

Site da Autora: http://www.jobev.com

Cotação:

3.5 / 5

Reações: