terça-feira, maio 29, 2012

O Estrangulador de Cater Street, de Anne Perry [Desafio Literário]



Título Original: The cater street hangman
Autor: Anne Perry
Editora: -Importado-
Gênero: Suspense
Série: Charlotte e Thomas Pitt-livro1
Sub-Gênero/Assunto: Romance Histórico, Serial Killer, Detetives, Crime e Mistério
Período: Era Vitoriana. Londres, 1881
Nesta obra Anne Perry conduz-nos pela época vitoriana, expondo as suas características, as suas riquezas em termos descritivos e também os podres de uma época em que as aparências eram muito importantes. Será Charlotte que nos guiará nesta descoberta, uma jovem da pequena aristocracia, mas muito sincera e verdadeira. Atributos que nessa época se tornavam muito desagradáveis para as conveniências.

Uma descrição rica e pormenorizada, com um crime em fundo e que será resolvido pelo inspetor Pitt, o Sherlock Holmes de Anne Perry, mas muito mais prático, e onde o seu Watson é nem mais nem menos que Charlotte. Os dois juntos vão desvendar um crime ocorrido numa das zonas mais chiques de Londres e, onde o mais importante que descobrir o criminoso é salvar a face, até porque as investigações vão trazer à tona algumas das inconfidências de alguns dos mais respeitáveis inquilinos de Cater Street. Charlotte vai-se transformar ao longo desta obra e passa a ser a atriz principal, uma mulher de força que deixa uma vida de privilégios por uma vida de sacrifício ao lado do homem que ama. Uma obra para quem gosta de bons policiais com uma grande qualidade histórica.






Minha terceira leitura deste mês para o Desafio Literário 2012. O tema do mês, para quem não sabe é Fatos Históricos. [MINHA LISTA] .

Desta vez eu decidi ser um pouco diferente e não buscar um fato histórico exatamente, mas um momento histórico. Não sei se irá valer para o Desafio. Bem, se não valer, é só tirar a listagem apesar de quê eu penso que tem outros títulos que não deveriam estar lá, né?


À primeira vista, e de um modo simplório, O estrangulador de Cater Street é sobre uma série de mortes envolvendo jovens mulheres (na maioria, serviçais) e a luta do investigador de polícia Thomas Pitt em descobrir o assassino antes que este ataque novamente.
Durante a investigação, Pitt acaba por conhecer a abastada família Ellison cuja filha do meio, Charlotte, ele logo se vê atraído. Diferentemente da outras jovens da sociedade, Charlotte não é tímida e recatada e nem tem papas na língua. Contudo, Pitt sabe qualquer relacionamento entre é impossível pois ele além de ser um simples investigador, vem da classe operária e ela, vem de uma família de posses.

Ao contar uma estória de assassinato, Anne Perry nos conduz ao mundo da Era Vitoriana com seus segredos, sua hipocrisia e falso moralismo. A reconstituição de época e costumes é perfeita.

No início do livro, a grande preocupação era que Charlotte costume ler nos jornais, as notícias masculinas, como guerras e afins. Um verdadeiro escândalo! Aquela era uma família honrada, sua filhas não liam aquele tipo de coisa. Com o passar dos capítulos, começamos a perceber que não existe tamanha perfeição.
A crítica à sociedade não só machista, mas moralista é intensa durante toda a leitura. A estória se passa durante um período de transformação na sociedade- as classes sociais já não são mais tão engessadas como na época da Regência e já existe alguma mobilidade social (Pitt e seus assistentes são exemplos) . Além disso, mulheres já são aceitas na Universidade (oh, o escândalo, dizem os mais velhos!). Porém, sob esse verniz da modernidade ainda existe o ranço dos velhos costumes. Para a sociedade, um homem cometer adultério é algo comum, perdoável, se uma mulher fizer o mesmo, ela é uma vagabunda. O mesmo para o divorcio. O homem divorciado, na Era Vitoriana, era apenas vista como um excêntrico, a mulher divorciada, era uma pária.

Além disso, o O Estrangulador de Cater Street ainda conta com ótimos personagens- nem todos agradáveis (irritação more para Emily, irmã de Charlotte, o vigário e a avó), devo dizer, mas muito bem construídos.
Charlotte é ótima e seu falar sem pensar mas que no fundo não passa de uma grande ingênua e que vive em uma redoma de vidro que vê seu mundo desmoronando lentamente. Contudo, o melhor é mesmo Pitt, com seu jeitão desajeitado e que mesmo que não quando seja explicitado que ele como está interessado em Charlotte, o interesse é óbvio- pelo jeito, o modo de falar. Não sei se esse seria o adjetivo certo para descrevê-lo, mas o achei um fofo. Vale lembrar que o livro não é um suspense romântico, longe disso.

A parte do mistério (por se tratar de um mistério, quanto menos se souber, melhor) também está bem construída e solução é bem original e surpreendente. Lembra um pouco uma mistura de Agatha Christie com Sherlock Holmes. Apesar de quê eu penso que a autora optou por mostrar mais a sociedade londrina do quê o processo de investigação per se.
A única ressalva fica para o final, um tanto abrupto. Eu gostaria que tivesse havido, ao menos, um epílogo. Perdeu meia estrelinha, mas fora isso, é um livro fantástico.

Comentário Spoilado. Não tem a ver com o Mistério mas...

Achei que Charlotte aceitou casar com Pitt muito rapidamente! Numa hora, ela está em dúvidas, na outra, ela aceita se casar- assim, do nada?! E a família dela aceitou sem problemas?

Fim Comentário Spoilado****

Recomendadíssimo.

O PS: O título O Estrangulador de Cater Street refere-se a edição portuguesa [WOOK]. Infelizmente, o livro não foi lançado no Brasil. Porém, ele pode ser encontrado na web, em Formato-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado traduzido por fãs com o título “Os Crimes de Cater Street” .


A Série
Na série Charlotte & Thomas Pitt , o investigador de polícia Thomas Pitt investiga crimes sempre com a ajuda de sua esposa, Charlotte. Isso, na Londres Vitoriana.
A série é enorme. O primeiro título, O Estrangulador de Cater Street, foi lançado em 1979(!!) e o mais recente em 2011.

 Série Charlotte & Thomas Pitt




Outras Capas:

EXTRAS
Site da Autora: http://www.anneperry.net/

Videos
Foi feito um filme para TV baseado no livro. O mesmo pode ser visto, na íntegra no YouTube. Infelizmente, está em inglês e sem legendas. Porém, se você for familiar com o idioma vale a pena. No YouTube também tem o trailer desse filme. Eu só não postei aqui por que o trailer mostra situações que considero spoiler. Acho que quanto menos se souber em um livro de mistério, melhor.

O Filme

Cotação:

4.5/5


Reações: