sexta-feira, outubro 19, 2012

Meme Literário de 1 mês: Dia 19

Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? 
(Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?)


A elitização da literatura , infelizmente, é algo muito presente aqui no nosso país. Talvez seja herança dos tempos da Colônia, não sei dizer mas o fato é que o “popular”sempre é visto com maus olhos por boa parte dos chamados “intelectuais”. Às vezes é como se as fosse “impossível” uma pessoa ler de livros bestsellers, de banca e ao mesmo tempo ser fã de grandes clássicos da literatura. Sério, quem disse que uma coisa exclui a outra?



Porém também devemos ser sinceros, existe sim ao preconceito oposto: muita gente que não chega nem perto de um Dumas, um Machado, um Wilde simplesmente porque “é um clássico, então deve ser chato.”
Eu não diria que tenho preconceitos literários, mas confesso que alguns gêneros não fazem o meu estilo, como auto-ajuda e literatura cristã (já li alguns livros de lit. cristã e até gostei das estórias). Sou uma leitora de livros de banca e bestsellers e já li muitos clássicos e “livros-cabeça” e posso dizer com toda a sinceridade que existem livros bons e ruins em todas as categorias. Acho sim que as pessoas devem ler os clássicos, conhecê-los; mas não somente os clássicos, penso que se deve sempre tentar outros tipos de linguagem. Saber diferenciar boa e má escrita. Ampliar o vocabulário. Quando se abre o leque percebe-se que o gosto pessoal nem sempre entra em “esquemas”. A gente pode achar super chato um livro que foi muito bem escrito, assim como um livro de escrita mais fraca, super divertido. O importante é ter o senso crítico. E se divertir.

Muito livro de banca já saiu em formato livraria e vice-versa. Como eu já disse, existem livros bons e ruins nos mais distintos seguimentos e formatos. Não julgue pela aparência.

[Não acho que existe comparação entre os grandes clássicos e romances de banca e até bestsellers da moda. Os clássicos levaram anos, décadas, muitas vezes séculos para maturarem. Eles são mais que uma obra de literatura- os livros de “agora” têm ainda um longo caminho.]

E, na boa, em vez de ficar se preocupando com que os outros estão lendo, cuide da própria leitura, né? 




O Meme Literário de Um Mês é um projeto do Blog Happy Batatinha.





Meme Literário de 1 mês: O que eu respondi até o momento:
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 14- Você costuma frequentar bibliotecas? (A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.)
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?

Reações: