segunda-feira, julho 13, 2009

Mente Assassina, de P.D. James (Romance Policial)


Título Original: A mind to Murder
Autor: P.D. James
Editora: Cia das Letras
Colecão: Série Policial
Série: Adam Dalgliesh
Gênero: Romance Policial
Sub-Gênero/Assunto: Detetive, Mistério, Assassinato,
Período: Séc. 20
Fundada entre as duas guerras mundiais, a Clínica Steen recebe pacientes psiquiátricos ambulatoriais de boa situação financeira para tratamentos psicoterápicos e analíticos, atividades de arte-terapia, aplicações de eletrochoque e sessões com lsd destinadas a liberar as inibições mais arraigadas de alguns deles. 
A noite caiu. Médicos e empregados concluem as tarefas do dia. Um grito animalesco sobe do subsolo, atravessa salas e corredores e interrompe as reflexões do paciente do dr. Steiner sobre as razões do colapso de seu terceiro casamento.

No vestíbulo, a jovem Jennifer Priddy, pendurada no pescoço de um dos porteiros, faz força para se controlar. Acaba de encontrar, na sala dos arquivos, o corpo da gerente administrativa caído sobre dezenas de pastas com anotações médicas sobre antigos pacientes.

É verdade que a srta. Bolam irritava as pessoas. Nada grave, só falta de jogo de cintura, diziam todos. Mas aquele assassinato brutal, com detalhes grotescos, parecia resultar de um ódio muito profundo.
Adam Dalgliesh estava ali para elucidar o mistério de Enid Bolam.



***



P.D. James é certamente uma das minhas autoras favoritas. Na minha opinião, ela é a herdeira natural de Agatha Christie. O seu Dagliesh é uma  personagem ativa, interessante.

Contudo, tenho que confessar que a autora não estava em sua melhor forma quando escreveu este livro. Não é um mal livro, somente um pouco sem graça. O crime em si não é muito interessante, e o mistério nem é tão misterioso assim (na metade do livro já é bastante óbvio quem é o assassino).

Se você é fã de P.D. James, eu o aconselho a ler Mente Assassina. Se nunca leu nada dela, comece por Assassinato no Seminário. Você não vai se arrepender. :)

Cotação:

!!!

Reações: