domingo, agosto 29, 2010

Beautiful Dead: Jonas, de Eden Maguire (Fantasia, Jovem Adulto)








Beautiful Dead – Livro 1: Jonas


Título Original: Jonas
Autor: Eden Maguire
Editora: Benvirá
Colecão:
Série: Beautiful Dead
Gênero: Romance Jovem-Adulto
Sub-Gênero/Assunto: Fantasia, Mortos-Vivos, Sobrenatural, Paranormal, Mistério
Período: Atual
Sinopse:

Nem vivos, nem mortos — entre os dois mundos vivem os Beautiful Dead As mortes de Jonas, Arizona, Summer e Phoenix chocaram os moradores de Ellerton. Darina, namorada de Phoenix, parece estar ainda mais perturbada do que todos — visões e sons aterrorizantes a perseguem. No entanto, ela vai descobrir que a morte não é o fim; para alguns, a ligação com o mundo dos vivos é tão forte que recebem permissão para se despedir e, se necessário, lutar por justiça — eles são os Beautiful Dead.

Neste primeiro livro da série Beautiful Dead, a corajosa Darina enfrenta garotos barra-pesada e momentos dolorosos do passado para ajudar o amigo Jonas a descansar em paz. Ganha também mais uma chance de estar ao lado de seu único e grande amor, Phoenix. Seria o amor mais poderoso do que a morte, a ponto de permitir a Darina nunca dizer adeus a seu amado?

***
**


Confesso que nunca havia ouvido falar nesta série até ver o livro no stand da Saraiva na Bienal de SP (a editora Benvira é um selo da Editora Saraiva). Não sei ao certo o que me chamou atenção- talvez tenha a sido a capa e não pelo motivo óbvio. Sim, eu achei a capa estranha. Bem, sei lá. O fato é que eu comprei o livro e, agora, posso dizer que não me arrependi.
Talvez a primeira coisa a ser dita seja que a capa não condiz exatamente com o enredo do livro. Primeiro, Darina, a garota da capa NÃO é um anjo. Segundo, esta estória não é sobre anjos. Sim, existem asas mas é algo diferente- e eu não vou contar para não estragar, viu?
A estória começa com a morte do namorado da já citada, Darina. Phoenixé o quarto jovem, em menos de 1 ano, a morrer violentamente, na pequena cidade de Ellerton. Darina que, está sofrendo muito com a perda, começa a ouvir sons estranhos, a ter visões. Até um dia que ela finalmente vê Phoenix. E ele não está sozinho. Junto com ele estão os outros três jovens morreram (separadamente) de forma violenta: Jonas, Arizona, e Summer. Acompanhando-os, como espécie de guia, está a figura taciturna de Hunter. Eles não são fantasmas, nem anjos. São mortos-vivos que precisam saber a verdade sobre suas mortes para poderem seguirem adiante .
Eles são chamados de Beautiful Deads. Honestamente? Achei esse nome ridículo mas deixa prá lá !

Neste primeiro livro da série, Darina tem que ajudar Jonas a descobrir o que realmente aconteceu no dia em que ele morreu. Existe um porém, o primeiro aniversário de morte dele está chegando e, após 1 ano da morte, se o Beautiful Dead não encontrar a paz, a justiça que estava buscando, ficará para sempre preso no limbo.

O livro é bem legal. Tem uma mistura ideal de suspense, mistério, drama, romance, e sobrenatural. No início, achei Darina BEM irritante. Não Bella ‘Crepúsculo’ irritante mas chega perto. Era muito ‘ Ai, eu amo o Phoenix. Ai , eu faço tudo pelo Phoenix. Minha razão de viver é o Phoenix. Phoenix é o mais lindo. Phoenix é o mais forte. Ninguém me entende. ` , sabe?

Não sei se autora percebeu que a personagem principal estava ficando insuportável mas o fato é que a partir da metade do livro ela melhora. E muito. Com Darina menos Over podemos sentir mais o drama de Jonas, do mistério em torno de sua morte, a dor de sua namorada que perdeu os movimentos das pernas no acidente. Algumas cenas com o pai de Jonas são de cortar o coração. Ele simplesmente não consegue aceitar a morte do filho.

Paralelamente a luta que Darina está travando para descobrir a verdade sobre a acidente que matou Jonas- ela está cada vez mais envolvida com Phoenix- ou o que é ele agora. As cenas de romance entre os dois são ternas e tristes, ao mesmo tempo. Afinal, qual é a perspectiva de um final feliz?

No livro, várias coisas acontecem: a turbulenta relação de Darina com a mãe e o Padrasto; Logan, o amigo de infância que resolve mostrar que tem mais interesse nela do que uma simples amizade....e muito mais. Talvez, seja melhor eu parar por aqui antes que eu revele alguma coisa, né?
Gostei bastante.

**
Detalhes

A edição está muito bem acabada. Não notei erros de grafia e/ou gramática.

Darina não chama a mãe de mãe mas pelo nome, Laura. Confesso que levei alguns parágrafos para perceber que Laura era a mãe dela.

O livro é narrado em primeira pessoa.

No final do livro, podemos ler o primeiro capítulo do segundo livro da série, Arizona.

A Série:

Livro 1: Jonas
Livro 2: Arizona-
Livro 3: Summer- ainda inédito no Brasil
Livro 4: Phoenix- ainda inédito no Brasil

EXTRAS

Book Video:



Cotação:

4/5





PS: Se vocês encontrarem algum erro neste post, por favor me avisem para que eu possa arrumá-lo/corrigi-lo. :)

Reações: