quinta-feira, outubro 27, 2011

Where there's Smoke, de Sandra Brown

Autor: Sandra Brown
Gênero: Romance Contemporâneo
Sub-Gênero/Assunto: Suspense Romântico, , Segunda Chance, Drama, Família
Período: Contemporâneo. Texas, EUA


 Ninguém sabe por que Lara Mallory abriu uma clínica médica na cidade do Texas onde a família Tackett  é dona de tudo. Mas todo mundo se lembra de seu papel no escândalo   que causou a queda  do candidato ao Senado,  Clark Tackett. Agora, a matriarca da Tackett Oil pretende usar seu dinheiro e poder para conduzir Lara para fora da cidade ... especialmente quando Lara encontra-Key, o filho mais jovem da família.
Pouco tempo depois, esse médica determinada e ousada, e  Key se vêem vagando em busca de um segredo que pode destruir o império Tackett, enquanto rumores começam a surgir  que... Onde há fumaça...


Sinopse original:

No one knows why Lara Mallory opens up her medical practice in the rowdy Texas town where Tackett Oil owns everything. But everyone remembers her role in the well-publicized scandal that caused the downfall of White House hopeful Senator Clark Tackett. Now the ironfisted matriarch of Tackett Oil intends to use her money and power to drive Lara out of town…especially when Lara meets Key, the hell-raising, youngest Tackett son. Before long, this determined woman doctor and brash, daring flyer find themselves hurtling on a soul-searing quest for the one secret that can destroy the Tackett empire, as rumors start flying that…Where There’s Smoke









Inédito no brasil, Where there’s smoke é um livro erroneamente catalogado como suspense romântico. Ele é mais um drama do que um suspense, ou até mesmo um romance romântico.
O livro conta a estória da Dr. Laura Mallory, uma jovem médica que após um escândalo sexual e uma tragédia particular, resolve abrir uma clínica em uma pequena cidade do Texas. O problema é a cidade é reduto da família Tackett, uma poderosa família cuja filho mais velho (e amado) teve a carreira destruída quando o seu caso com Laura foi descoberto. Laura tem seus motivos para continuar na cidade, apesar de sua vida fácil, ainda mais por que a matriarca dos Tacketts fará tudo para expulsá-la da cidade. E é claro que o envolvimento dela com Key, o filho mais novo de Jody, não ajudará em nada.

Where there’s Smoke tem seus pequenos mistérios mas o livro não chega a ser exatamente um suspense. É um drama sobre uma mulher que teve a vida destruída por um escândalo e que agora busca ‘aparar as arestas’ por assim dizer. A estória tem algumas reviravoltas surpreendentes mas um tanto rocambolescas. Confesso que desconfiei desde o iníco do ‘grande segredo’ mas isso não tirou em nada a dramaticidade da revelação.

Mais do que a falta de um mistério ‘verdadeiro’ o que mais incomodou no livro foi o envolvimento romântico de Laura e Key. Ou falta de. Sim, a tensão sexual está desde o início e obviamente, todos sabemos tudo vai terminar mas, a meu ver, faltou romance. O interessante é notar que os dois personagens tinham química, apenas faltou interação.

Falando em personagens, Sandra Brown apresenta aqui uma galeria de personagens extremamente humanos. É interessante notar que ninguém é perfeito, incorruptível, desprovido de defeitos. Talvez Laura mantenha um pouco da aurora de heroína trágica mas até ela tem suas ‘cicatrizes’. Key é um personagem atraente mas por vezes arrogante e preconceituoso demais. Em alguns momentos fiquei na dúvida se ele tinha algum parentesco com o pessoal de Jacobsville.
Outros personagens a serem destacados é Janelle, a irmã mais nova de Key, uma mulher de 32 anos que vive a sombra da mãe; Bowie Cato, um ex-detento que acaba se envolvendo; Jody, a matriarca e Darcy, uma mulher extremamente vingativa e fútil. Confesso que apesar de tudo o que Jody faz para expulsar Laura da cidade foi Darcy de quem senti mais raiva. Ódio mesmo.

Escrito em 1992, Where there’s Smoke é um livro de transição entre os ‘romanções’ do início de carreira da autora e os thrillers dos últimos tempos. Existe sim um toque de suspense, mas, como eu disse anteriormente, é basicamente um drama. É perceptível que Sandra Brown ainda conserva neste romance alguns maneirismos da época em que escrevia apenas romances românticos, mas já dá sinais de uma maior sofisticação na escrita.

É um livro de altos e baixos: um início frenético, um meio um pouco devagar e um final eletrizante. É daquele tipo de leitura que, o leitor não sabe exatamente o porquê, mas não consegue parar de ler.

Até quase o final, a nota seria 4 estrelas, porém, um acontecimento na estória me fez tirar meia estrelinha. Não acho que tudo tenha que ser perfeito mas- O final é feliz sim, de certa maneira. Mas é um feliz com um sabor um pouco agridoce.

Recomendo.



Dificuldade da Leitura:
Intermediário- Médio. A maior dificuldade, a meu ver, encontra-se no vocabulário.

Outras Capas:



EXTRAS

Site da Autora: www.sandrabrown.net/

Cotação:
3.5/5

Reações: