segunda-feira, agosto 20, 2012

Na Estrada: Bienal do Livro de SP- Parte 3

Parte 1 | Parte 2

E chegamos ao terceiro e ultimo post sobre a Bienal de SP. Sim, neste último sábado (18 de agosto) estive lá para a minha derradeira visita.

O passeio teve alguns bons momentos e outros nem tão bons.

O meu plano era tentar ir no tal encontro das “queridas”da Harlequin. Bem, nem sou uma das “queridas” nem nada mas quem sabe eu não teria coragem de apresentar e conhecer as pessoas? O problema era o horário, 11 da manhã, e eu não consegui chegar a tempo. Como vocês devem saber eu moro no litoral e teve comboio na Serra sábado de manhã. Uma meleca, isso sim.



A Bienal estava insuportavelmente lotada. A minha sorte é que eu já tinha pré-estabelecido o que eu queria e como já tinha ido dois outros dias, não estava atrás de promos e afins. Sem contar que eu já tinha o ingresso. E minha mãe entra de graça (#dica pessoal da Bienal do Rio!) Acho que quem foi somente neste último sábado deve ter se decepcionado um pouco. Já não tinha muita coisa. Fiquei sabendo que algumas editoras fizeram boas promos no domingo. Le sigh. E não vamos falar nisso. Comprei ao todo uns 40 livros. Acho que está bom, né?

Eu queria visitar três editoras: Record, Arqueiro e Planeta. Ah, e a Baraúna.

Na Arqueiro deu tudo certo.

- O do Anjo custou 5 reais ^.^

Na Record, e não pretendia comprar nada mas sim a minha mãe. Mas, eu aproveitei o ensejo e peguei 2 de 10 reais e Judith McNaught com 50% de desc. , além de “enfiar” Retrato do Meu Coração no meio da compra, rs Saiu por menos de 18 reais. Só um pequeno stress: não deram o desconto no livro de 10 reais e eu tive que reclamar, voltar ao caixa... essas coisas.

Na Baraúna eu peguei o autógrafo da Carina Rissi. Ela é super simpática!
Sim, a gorda de cabelo escuro sou eu. E sim, eu odeio tirar foto.
Nem sei  como estou tendo coragem de publicar isso aqui!
Na Planeta...bem, na Planeta foi uma novela. O tal do Pe. Fabio de Mello (já não vou com a cara dele- aquele biquinho é muito suspeito, me desculpem!) estava lá e por isso o estande estava fechado. O pior é que você perguntava quando poderia entrar para comprar falavam: “18 horas” Você chegava lá às 18:30 e continuava fechado. “Só às 19 horas”. O fato é que só consegui entrar no raio do estande quando eram quase 9 da noite. Mas valeu a pena e eu queria comprar A Garota que Perseguiu a Lua.

Tudo baratinho! rs

Ah, e sim, mesmo que eu não tenha ido ao encontro Harlequin acabei comprando alguns livrinhos de banco que estavam à venda num estande lá.



Como já podem ter percebido eu não encontrei ninguém. Na verdade eu vi de longe a Ba Sant, a Doida, a Hérida e umas outras meninas mas elas pareciam estar num momento de stress sei lá e eu não consigo chegar e ir me apresentando. E se ninguém soubesse quem eu era? Timidez é uma M*****!

***

Não posso deixar também de comentar sobre o Mr. Grey no estande da Intrínseca. Uma palavra. Bem duas, na verdade: VERGONHA ALHEIA. Sério, MUITA vergonha alheia das minhas companheiras de gênero.

E o que eu achei do moço? Assim-assim... Não era feio nem nada disso, mas faltou sal, algo.
****

Sobre a Bienal em si, acho que precisa de alguns ajustes. Houve muita desorganização e as quedas de luz no sábado foram uó, pra dizer o mínimo. Sem contar os banheiros... organizadores, queridos, os banheiros femininos devem ser em maior quantidade!

Talvez o lugar, Anhembi, esteja saturado, não sei. Me lembro quando era no Ibirapuera e depois no Centro Imigrantes. Honestamente, não saberia dizer se aqueles lugares eram melhores. 

Li a respeito de uma proposta de se fazer uma bienal estilo Virada Cultural, com a “programação” espalhada por toda a cidade. Achei péssimo. A Bienal é boa justamente por concentrar tudo no mesmo lugar.  Festas literárias como a de Paraty são ótimas mas não dá para comparar o tamanho de Paraty com São Paulo, né?

*** 


Bem, acho que é isso. Nada muito mais para contar. Fiquei cansada, mais pobre mas também aproveitei bastante.

Que venham as próximas bienais!


[E se tudo der certo, Rio, me aguarde!]

Mais Fotos aqui!

Share |