sábado, setembro 08, 2012

Coragem, de Diana Palmer [Homens do Texas]


Título Original: Fearless
Autor(a): Diana Palmer
Editora: Harlequin
Série: Homens do Texas 32a
Coleção: Rainhas do Romance 54
Gênero: Romance Contemporâneo
Sub-Gênero/Assunto: Romance de Banca, Cowboys, Falsa identidade, Imperfeições
Período: Contemporâneo. Jacobsville, Texas.
Até mesmo nos campos abertos do Texas segredos encontram um lugar para se ocultarem, como no coração de Gloryanne, uma mulher tímida, mas determinada, ou sob a couraça de Rodrigo Ramirez, um homem enigmático que a atrai de um modo como nenhum outro havia conseguido. Para alguém atormentado como Rodrigo, a doce inocência de Gloryanne era uma tentação difícil de resistir. Porém, mesmo com o perigo o espreitando a cada momento, ele a pediu em casamento. Tornar-se seu marido seria somente o disfarce perfeito para concluir sua missão? Ou ainda haveria uma chance de realizarem seus desejos mais secretos?



(para saber mais sobre a ordem de leitura: veja este post ).

O que dizer sobre um livro cujo mocinho todos quase todos detestam?

Eu não detesto Rodrigo Ramirez.

O meu problema com ele não está na sua arrogância ou na sua grosseria (não que esses fatores não sejam importantes) mas o que realmente me incomoda no personagem é uma desconfiança de que ele não ama Glory realmente; de que ele não se apaixonou por ela. Para quem acompanha a série, conhece Rodrigo dos outros livros, principalmente, Forasteiro (recomendo muito ler antes de Coragem!) , onde ficamos sabendo mais da relação de Rodrigo com a antiga parceira, Sarina.

Rodrigo era apaixonado por Sarina. Isto é um fato. Como também é uma fato que Sarina não retribui seus sentimentos e que sempre existe uma possibilidade de uma segunda chance no amor. O fato é, Rodrigo chegaria a amar Gloryanne como amou Sarina?

É claro que o –mau- gênio dele e as mentiras que envolvem os dois não ajudam em nada. Gloryanne e Rodrigo, por força das circunstâncias, se passam por pessoas que não são e isso suscita o pior que há nos dois. Rodrigo é muitas vezes cruel e preconceituoso com a jovem manca e que ele pensa ser ignorante e pobre. Porém, Glory também é preconceituosa, não cruel, mas para ela, Rodrigo não passa de um pobre coitado imigrante mexicano. Apesar de tudo, eu a achei uma personagem muito interessante.
Glory, como é chamada, é extremamente frágil fisicamente, sofreu horrores no passado, mas, conseguiu sobreviver, seguir em frente. Não que não existam marcas e traumas (gente, romance de banca= traumas), mas ela se reinventou, se tornou alguém.

Podem dizer que é um caso de ame ou odeie. Eu digo que amo, mas com restrições. Claro, o fato de ser fã da Titia Palmeirão me faz ver tudo com outra perspectiva, mas aquela cena no hospital é...argh! [sem spoilers!] Impossível não sentir um ódio profundo. Perdeu meia estrelinha por causa disso!

Porém mais do que amar ou odiar o protagonista, o que eu gosto mesmo em Coragem é a estória. Diana Palmer escreveu aqui uma trama muito boa e que eu não tenho vergonha de dizer que já reli várias vezes. Os personagens podem não podem ser perfeitos mas com certeza não são insossos.

Talvez Coragem não seja uma leitura para todos, não sei dizer. O que eu sei é que me diverti, senti raiva e emocionei muito durante a leitura.

Eu adoro esse livro.



Menções, Inter- Relações e Outros ’detalhezinhos’ :

Jared Cameron Coração de Aço [HT 2]

Ebenezer Scott: Aventura Ardente

Jon Blackhwak : agente do FBI Impiedoso [Homens do Texas 37]

Kilraven : Policial. Meio-irmão de Jon Blackhawk. Perigoso [HT]

 Tony Danzetta: guarda-costas/segurança de Jared Cameron. O Homem da Noite Silenciosa (inédito)

Cash Grier : Chefe de Polícia Renegado

Garon Grier Homem da Lei : irmão de Cash. Agente do FBI.

Blake Kemp: Advogado. Recém-nomeado procurador do Estado. (A Tentação do Desejo)

 Micah Steele : Médico, ex-mercenário. O Último Mercenário [Mercenários 6]

 Judd Dunn & Christabel Gaines: Fora da Lei [HT 24a]

 Dra. Lou Coltrain: médica. Primavera de Amor [HT 14]

 Diego Laremos: Desejo Proibido

 Eric James van Meer (Holandês ou Dutch): Uma Estranha Ao Meu Lado 

 Hayes Carson: Xerife

 Alex Cobb, Agente do Departamento AntiDrogas. Senhor da Paixão [HT 25]

Cord Romero e Maggie Barton: Agonia e Êxtase (Desperado) [Hutton & Co 5].

Colby Lane e Sarina Forasteiro [Hutton $ Co 6]
- Sarina é amiga e ex-parceira de Rodrigo.

Cy Parks: rancheiro, ex-mercenário. Uma Mulher Para Amar [Mercenários 5]

Rick Marquez Investigador de Policia. Filho adotivo de Barbara, a dona do restaurante-café de Jacobsville;  True Blue [Homens do Texas 38]

Mencionados:
-Ritter Oil Corporation:

Além da Pureza [Ritter Oil/Marist 1]

Deusa Proibida [Ritter Oil/Marist 2]


Outras Capas:


Ordem de Leitura das Obras de Diana Palmer (Universo Homens do Texas)

Cotação: (4.5/5)

Reações: