segunda-feira, novembro 19, 2012

Quebra de Confiança, de Harlan Coben [Myron Bolitar 1]


No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan Coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade.

Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston.

Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito.

Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer.



Harlan Coben. Eu até tinha um livro dele em casa mas nunca me dava “aquela”vontade de ler. Foi só depois de finalmente comprar e ler Quebra de Confiança, primeiro livro da série Myron Bolitar que eu percebi o qe eu estava perdendo. Sério, porque não li Coben antes? Porque demorei tanto para descobrir Myron Bolitar!

Sério, o livro é muito bom. Não diria que é um livro maravilhoso, perfeito, porém cumpre com louvor aquilo a que se destina: prende a atenção e diverte. Quebra de Confiança te deixa ligado do início ao fim e só por isso já vale a pena.

O personagem principal é Myron Bolitar, um ex-atleta e ex- agente do FBI (na verdade, até agora não sei direito o que ela fazia no FBI, mas tudo bem!) que atualmente trabalha como empresário de esportistas (como não lembrar de Jerry Maguire?). Certo dia, um atleta agenciado por Myron- na verdade, uma das principais estrelas de seu pequeno casting- recebe uma revista pornográfica com um anuncio de tele-sex com a fotografia de sua namorada, Katie< desaparecida quase dois anos atrás. Somado a isso, o pai da jovem desaparecida acabou de ser morto em assalto muito suspeito. Ah, e a irmã dela foi namorada de Myron no passado. Com medo de que tudo isso prejudique seu cliente (que está prestes a assinar um importante contrato), Myron decide investigar o caso mais a fundo. < i> Estaria Katie viva? O pai dela foi assassinado? Ou foi apenas um assalto que acabou em tragédia? Oh, tantas perguntas! :D

Mas Myron não entra nessa empreitada sozinho. Ele conta com a valiosa ajuda de seu sócio e melhor amigo, Win. Myron tem toda o jeitão de tudo-de-bão-sexy mas Win beira o psicopatia. Ele é ótimo, se é que podemos dizer isso.O personagem me lembrou demais o Bubba da série Kensie & Gennaro, de Dennis Lehane. Tanto Bubba quanto Win são completamente insanos! E divertidíssimos.

E por falar em diversão, uma das coisas que mais me agradaram no livro foi o senso de humor dos personagens; principalmente, Myron. Ele tem a língua afiadíssima e um humor implacável. Esse toque “humorístico” dá um contrapeso ao livro que possui alguns momentos bens fortes e tristes.

Tá bom, tá bom. Eu confesso. Amo o Win, mas me apaixonei pelo Myron. Fazer o quê, né? E pensar que ele ainda mora na casa dos pais...

Não posso deixar de mencionar Esperanza “Pocahontas”, uma ex-lutadora e que agora trabalha como secretária para Win e Myron. A garota é outra sem papas na língua!

É claro que, num livro policial, o mais importante é o grau de mistério, e aqui o autor não desapontou. O suspense acompanha o leitor até o fim. A questão não é somente o quem mas, principalmente, o por quê de tudo acontecer. E até mesmo o quê aconteceu realmente.

A linguagem é fácil e rápida, porém, diferentemente de James Patterson, cuja ação parece levar segundos e quase não tem qualquer descrição, Quebra de Confiança possui um bom equilíbrio entre esses dois fatores. É fast-reading sim, mas a gente não se sente “apressado” pela cena, pela ação.

O livro ainda tem uma pitadinha de romance com Myron e Jessica. Porém, não se enganem: este não é um suspense romântico.

Eu gostaria de falar muito mais sobre o filme mas aí eu teria que soltar alguns spoilers e isso, não seria legal, né?

Se você gosta de um suspense que te prenda do início ao fim, este livro é mais do indicado.

RECOMENDO!

Só um comentário spoilado. NÃO LEIA se você não leu o livro.

*O final me deixou um pouco triste. Eu apenas não entendi por que Christian mostrou a revista para o Myron. Se eu fosse ele deixaria quieto. Não atrairia mais atenção sobre mim. #JustSaying*

Fim Comentário Spoilado***

E só pra constar, aceito doações dos outros livros da série! rs
Título Original: Deal Breaker
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Policial
Série: Myron Bolitar- Livro 1
Sub-Gênero/Assunto: Romance Contemporâneo, Esportes, Crime e Mistério, Suspense
Período: Contemporâneo. EUA.


A Série

Livro 1- Quebra de Confiança
Livro 2- Jogada Mortal
Livro 3- Sem Deixar Traços
Livro 4- O Preço da Vitória (Back Spin)
Livro 5- One False Move (Inédito no Brasil)
Livro 6- The Final Detail ( Inédito no Brasil)
Livro 7 Darkest Fear(Inédito no Brasil)
Livro 8- A Promessa – lançado pela editora ARX
Livro 9- Quando ela se foi
Livro 10- Alta Tensão

Outras Capas:




Cotação:
4/5

Reações: