segunda-feira, maio 12, 2014

Sonhos, de Alyson Noël

Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela: visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de andar, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo.
Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico. Sua avó, curandeira respeitada na pequena cidade de Encantamento, Novo México, afirma que pode curá-la com suas ervas e poções. Sem alternativa, Daire vai para uma cidade perdida no meio do nada, longe da mãe, e com a avó que até então não conhecia.
O que parecia ser o fim, no entanto, revela-se o início de uma grande aventura: guiada pela avó, Daire descobre ser uma Buscadora de Almas, descendente de uma linhagem poderosa que, através dos tempos, vem garantindo o equilíbrio entre o bem e o mal tanto no nosso mundo quanto em outros mundos e outras dimensões.




Uma introdução.

Sonhos, primeiro livro da série Soul Seekers, é, antes de qualquer coisa, uma grande introdução à Série. ; ao universo e aos personagens que habitam esta série. Como tantos outros livros e séries de fantasia, Soul Seekers tem sua própria mitologia e universo. Sendo assim, alguma apresentação sempre é necessária. Muitas vezes eu noto, em livros do gênero, que as situações simplesmente começam a acontecer, sem maiores explicações e isso sempre me incomodou.
Sonhos é esta explicação, ou melhor dizendo, é uma preparação do terreno, do que está por vir.

Daire Santos é uma adolescente “normal” que vive uma vida comum, ao lado mãe. Bem, comum em termos, já que a mãe de Daire é uma maquiadora de Hollywood e as duas vivem viajando pelo mundo. De qualquer maneira, viagens, sets de filmagem e badalação são coisas do dia-a-dia de Daire e ela se sente okay com tudo. Porém, tudo muda quando ela começa a ter estranhas visões e “acessos”. Incapaz de achar uma “cura”para a filha, após ter consultado vários médicos, a mãe de Daire a leva para a única pessoa que parece saber o que está acontecendo coma jovem: Paloma, a mãe do falecido pai de Daire.
Paloma não é uma mulher comum. Uma mística, ela mora em pequena cidade chamada Encantamento, no interior do estado do Novo México. É claro que Daire não fica muito feliz em abandonar a vida que sempre conheceu mas as visões estão ficando cada vez piores e algo precisa ser feito. É claro que nada vai ser tão fácil- e como já era pra se supor, Daire não é uma jovem qualquer.

A primeira coisa que me chamou a atenção em Sonhos, na série como um todo, foi o universo criado pela autora. Ao contrário de tantos outros livros de fantasia, ainda mais YA, neste aqui não nos deparamos com Vampiros e/ou Lobisomens. É um universo completamente novo, com direito a demônios e entidades animais, com um toque de mística indígena. É uma mitologia bem diferente das quais eu li até hoje- e devo dizer, bem interessante. Original.

Como eu falei no início desta resenha, este livro é basicamente uma introdução ao que está por vir; conhecemos Daire, o que ela é e temos uma certa noção do que ela vai enfrentar. Não, a autora não conta tudo de uma vez, bem longe disso! Porém, ela nos dá diretrizes. O livro é contado em primeira pessoa e, ao contrário de tantos outros YA’s narrados dessa forma, este não me incomodou, até porque Daire não é uma personagem do tipo insuportável, rsrs Para falar a verdade, eu senti pouca conexão com a personagem; é como se neste primeiro livro, estivéssemos apenas começando a nos conhecer ( o que não deixa de se verdade, né?).

Daire não é necessariamente imatura, mas receosa. Porém, se pensarmos bem, ela tem um pouco de razão em o ser. Eu não mencionei romance, né? Mas tem romance sim, tá! E do tipo romance proibido, quer coisa melhor? Mas não temam, Daire é adolescente mas está bem longe de ser uma Bella da vida. #ThankGódi

Quem está esperando uma aventura rápida e cheia de ação, pode se decepcionar um pouco. Este primeiro livro não é sobre ação. Porém, eu digo, não se abata se achar Sonhos um pouco moroso, especialmente na primeira metade. Aguente firme. Quando menos se espera, a autora dá uma rasteira na gente e....WOW.
Sério, essa Alyson é muito má. Má demais. Se eu não tivesse o segundo livro, nem sei como aguentaria. Sabe aqueles finais que a gente pensa “como assim?!” Pois é.

Eu escrevi esta resenha após acabar de ler o terceiro livro, Místico, (são quatro, no total) e digo com toda a honestidade: vale MUITO a pena ler a série. Eu apenas deixo uma advertência: não leia as sinopses dos outros livros!


Recomendo!


A Série:
Livro 1- Sonhos
Livrro 2- Eco
Livro 3- Místico
Livro 4- Horizon ainda inédito no Brasil (tô morrendo aqui!)


Título Original: Fated
Autor: Alyson Noel
Editora: Leya
Gênero: Fantasia
Série:The Soul Seekers- Livro 1
Sub-Gênero/Assunto: Jovem Adulto, Paranormal
Período: Atual. Novo México, Eua.



Outras Capas:



3.5/5

Reações: