terça-feira, agosto 12, 2014

Fissura, de Karin Slaughter

Uma mãe aterrorizada diante de uma triste e chocante tragédia. Em uma importante mansão de Ansley Park, um dos endereços mais tradicionais e sofisticados de Atlanta, uma adolescente é brutalmente assassinada a facadas, e seu rosto está irreconhecível. Os vestígios de um estupro são evidentes. Ao lado do corpo ensanguentado, há um homem com uma faca na mão. Esta é a cena com a qual Abigail Campano se depara ao chegar a casa. Seria possível alguém ter matado sua doce filha? Dominada pelo ódio, ele estrangula o sujeito com as próprias mãos. Como julgar uma mãe desesperada cuja única intenção é vingar a morte da filha? Cabe ao agente Will Trent lidar com esse caso peculiar e cheio de reviravoltas. Mas nem o detetive nem a família Campano imaginaram ser apenas o início de seus maias terríveis dias.



Karin Slaughter surpreende novamente.

Com este Fissura, posso afirmar, com segurança, que a autora e sua série Will Trent esta entre os meus favoritos na literatura policial. E olha que eu sou chata...

Tudo começa com Abigail Campano chegando em casa, uma mansão localizada na parte mais privelegiada de Atlanta e se deparando com uma cena de inferno: sua filha morta e o assassino ao lado dela. Fora de si, Abigail acaba lutando com o desconhecido e o matando com as próprias mãos. É este cenário que a polícia de Atlanta encontra- e mais tarde se depara o agente especial Will Trent.
E é somente isso que pode ser revelado sobre o livro. Sério. Não tente saber NADA ALÉM DISSO.

Karin Slaughter nos apresenta uma trama que surpreende desde as primeiras páginas- e cuja as surpresas e reviravoltas já ocorrem desde as primeiras páginas.

A autora mescla como poucas a questão psicológica e o thriller e o mistério. Seu “homem da lei”, seu personagem principal, o que dá nome à série, Will Trent, não é um agente da lei comum. Extremamente inteligente, ele tem que lutar contra as próprias limitações (leia o primeiro, Tríptico para saber mais) e ainda lidar com uma nova parceira, Faith Mitchell que, por questões pessoais, não é sua grande fã. Na verdade, ela o detesta. Porém, apesar da animosidade, Faith admite que Will é muito bom naquilo que faz.

É complicado opinar sobre um livro sem poder falar muito sobre ele, até mesmo um tema central da trama eu tive que deixar de fora dessa resenha para não estragar a leitura de ninguém.

Fissura é uma leitura que envolve desde a primeira página, deixando a gente tensa, ávida por saber mais. A autora nos apresenta camadas que vão, pouco a pouco, sendo descobertas.

Karin Slaughter não dá concessões aos temas que apresenta. Sexo, abuso, distúrbios. Tudo é apresentado sem filtros. Por vezes, é como um tapa na cara. Como leitor, espectador de drama, você não sabe se sente raiva, pena ou ódio de terminado personagem.

O livro termina com um epílogo que me lembrou, muito, Dennis Lehane. É um “depois do fim”, o que acontece quando tudo acaba que faz a gente pensar. Como fica quem sobrou?
Agridoce.

Comparando com Tríptico, confesso que gostei mais do primeiro livro da série, mas este não deixa nada a desejar. Penso que é mais uma questão de gosto mesmo, ou talvez por que o ritmo de Fissura seja um pouco mais lento se comparado com o do outro livro e apresente uma linguagem mais tradicional. De qualquer forma, para quem gosta de literatura policial é leitura obrigatória.

Recomendo!

Em termos de investigação, Fissura e Tríptico tem histórias independentes, porém é bom ler o primeiro livro antes para poder conhecer melhor o personagem principal, Will, sua "condição" e sua relação coma noiva, Angie.

(Sem entrar em detalhes mas eu senti muita raiva de uma “vítima” da trama. Pronto falei. )
Série:
Infelizmente só o primeiro livro foi lançado no Brasil (pelo menos foi o primeiro!). Espero que a Record lance os outros.
Livro 1- Tríptico
Livro 2- Fissura
Livro 3- Undone
Livro 4- Broken
Livro 5- Fallen
Livro 5.5- Snatched
Livro 6- Criminal
Livro 7- Unseen )



Título Original: Fracture
Autor: Karin Slaughter
Editora: Record
Gênero: Romance Policial
Série:Will Trent- Livro 2
Sub-Gênero/Assunto: Crime e Mistério, Imperfeições, Abuso, Suspense, Homens da Lei
Período: Atual. Atlanta, EUA.
Outras Capas:


4.5/5

Reações: