terça-feira, janeiro 06, 2015

826 notas de amor para Emma, de Garth Callaghan

" Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.
Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.
826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.
Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão - nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso. "


**


Eu não costumo ler livros de auto-ajuda. Nem mesmo livros não-ficcionais sobre superação.

Eu não vou atrás deste tipo de leitura. Honestamente, não faz o meu estilo. Contudo, algumas vezes na vida, certas leituras veem até você. E te conquistam.
Foi o caso de 826 Notas de Amor para Emma.




Garth Callaghan estava com 40 e poucos anos quando descobriu que tinha câncer no rim. Sua única filha, Emma, estava com 12 anos e as chances de Garth vê-la se formando no Ensino Médio eram de apenas 8%, por isso ele resolveu escrever bilhetes em guardanapos (uma tradição que ele já tinha mesmo antes da doença) para que ela pudesse lê-los até terminar a escola. Seria o seu legado. Nestes bilhetes, Garth escreve conselhos e palavras de encorajamento.

Ele deixa um pouco de si para a filha.

826 Notas de Amor para Emma não é um livro sobre doença, ou morte- apesar das duas coisas fazerem parte da jornada de Garth. O livro é sobre a vida; sobre seguir vivendo. Apesar de tudo.

Garth é um homem de fé. E eu uso a palavra num sentido muito além do religioso. Ele acredita na família, no amor. Porém, ele não é nenhum tolo. Ele sabe da seriedade de sua doença, sabe que irá morrer disso. Contudo isto não significa que ele pensa em desistir.

Ele é um lutador, mas é também um ser humano com falhas e fraquezas. O que mais me tocou no livro, além do amor incondicional à filha, foi a forma como ele lida com a doença. Garth não tenta se fazer de super-herói. Ele quer se forte, mas muitas vezes a realidade bate na porta, e por mais otimista que ele seja, o diagnóstico está lá. É uma realidade. A questão é como viver com isso. Ele resolve seguir vivendo e não simplesmente sobrevivendo



Este é um livro tocante, que faz a gente pensar sobre amor, família, e as prioridades da vida. Na vida. Garth mostra, de uma jeito simples e bem coloquial, a importância de saber lidar com as dificuldades; mostra como coisas são simplesmente coisas.

Objetos, que no fim das contas, não tem a menos importância.

Como já diz a sinopse, 826 Notas de Amor para Emma é a história do amor de um pai pela sua filha e como deixar esse amor se perpetuar. Nem que seja em guardanapos de papel.

Mesmo se você for como eu, não muito fã desse tipo de leitura, dê uma chance ao livro. Você pode- irá- se surpreender.

Recomendo!

Este livro foi gentilmente cedido pela editora.


Título Original: Napkin Notes: Make Lunch Meaningful, Life Will Follow
Autor: Garth Callaghan
Editora: Leya
Gênero: Não Ficção
Sub-Gênero/Assunto: Doenças, Superação, Família, Auto-Ajuda
Período: Atual. EUA.

Capa Original:



4/5

Reações: