quinta-feira, maio 18, 2017

[Resenha] Os Tambores do Outono: Parte 2- Diana Gabaldon


“Depois de voltar no tempo à Escócia do século XVIII e reencontrar Jamie Fraser, o amor de sua vida, Claire Randall seguiu com ele para o Novo Mundo. Agora eles moram na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e Jamie, com o auxílio da misteriosa e autoritária Jocasta Cameron, conseguiu tornar-se uma pessoa influente. As coisas finalmente parecem estar entrando nos eixos.

Duzentos anos à frente, a filha dos dois, Brianna, encontra um recorte de jornal antigo e descobre que Claire e Jamie morrerão em um incêndio. Isso, somado à sua curiosidade em relação ao pai biológico e à saudade que sente da mãe, faz com que deixe o namorado para trás e se lance através do círculo de pedras em uma aterrorizante jornada rumo ao desconhecido. Para salvar a vida daqueles que ama, ela tentará mudar o passado, mesmo que isso signifique colocar em risco o próprio futuro.

Assim que fica sabendo o que a namorada fez, Roger Wakefield abandona seu emprego de professor e decide segui-la. Mais uma vez, a força do amor ultrapassa obstáculos, vencendo tempo e espaço, e dá início a uma nova e fantástica fase nesta saga antológica.

Na segunda parte de Os tambores do outono, Diana Gabaldon conta as aventuras de uma jovem destemida no atribulado século XVIII. Unindo sentimentos atemporais como culpa, raiva e amor a uma cuidadosa pesquisa histórica, a autora constrói uma trama inesquecível, com reencontros de tirar o fôlego e um desfecho emocionante.”



Agora posso dizer, com certeza, que Outlander finalmente me conquistou. Demorou um pouco. Pensei em desistir, principalmente após o segundo livro, mas com Os Tambores do Tempo tudo mudou.
Eu já tinha gostado bastante da primeira parte do livro- e este “gostar”se solidificou ainda mais com esta segunda parte.

Diana Gabaldon ainda gosta de uma boa descrição, do uso das palavras, mas percebi que ela deu uma maneirada. Porém, mas do que isso, achei que a história em si começou a se tornar mais interessante. Claro que existe a questão do gosto pessoal, mas ao transferir a ação para América do Norte pré-revolução tornou tudo muito mais interessante.

Não posso negar, também, que o fato de grande parte da narrativa ser feita em terceira pessoa (e não só sob a ótica de Claire) melhorou EM MUITO a narrativa. Finalmente eu me senti “dentro” da ação e torcendo pelos personagens e me interessando por suas vidas.

Os Tambores do Tempo: Parte 2 é, a grosso modo, sobre a ida de Brianna e Roger ao passado e como nem tudo pode sair como previsto. Brianna continua chatinha (teve a quem puxar, né?) mas eu adoro Roger; É daqueles personagens que não parecem ter muita importância mais que, pouco a pouco, vão conquistando o leitor.

A história é muito bem amarrada e conduzida e, embora eu tenha discordado de algumas soluções (ou diria, reviravoltas) dramáticas, elas fizeram sentido- e se amarraram bem.

Analisando as partes 1 e 2 como um todo, vejo em Os Tambores do Tempo uma maior maturidade na autora, onde a verborragia deu lugar a uma trama mais consistente. E envolvente.

Vale muito a pena embarcar nessa aventura.


Recomendo.


Título Original: Drums of Autumn- Parte 2
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Série Outlander- Livro 4:Parte 2
Gênero: Romance Histórico
Sub-Gênero/Assunto: Viagem no Tempo, Aventura, Médicos, Gravidez
Período: Séc. 18. Escócia e EUA.
Capa da outra edição:


4.5/5


A Série

Livro 1- A Viajante no Tempo- Resenha
Livro 2- A Libélula no Âmbar- [Resenha]
Livro 3-  Resgate no Mar- Parte 1-[Resenha]
Livro 3- Resgate no Mar-Parte 2-[Resenha]
Livro 4- Os Tambores do Outono- Parte 1
Livro 4- Os Tambores do Outono- Parte 2
Livro 5- A Cruz de Fogo- Parte 1
Livro 5- A Cruz de Fogo- Parte 2
Saiba Mais AQUI




Reações: