domingo, março 22, 2020

[Resenha] O Caso Saint-Fiacre, de Georges Simenon


“O comissário Maigret volta à sua cidade natal, onde ainda se mantém de pé o velho castelo em que seu pai trabalhou como administrador e onde ele, Maigret, passou toda a infância. Vai investigar a misteriosa morte da condessa de Saint-Fiacre, proprietária do castelo. Ao analisar o crime, cometido em plena missa de Finados, Maigret precisa encarar a decadência dos poderosos Saint-Fiacre e rever figuras que povoaram sua infância”



História clássica de detetive.

Apesar de amar a literatura de suspense e de meus avós terem alguns livros dele na estante, eu não me lembrava de ter lido algo de Simenon.
Ando muito sem tempo ( e paciência) ultimamente mas resolvi dar uma chance a uma edição de bolso que estava esquecida aqui em casa, atraindo poeira. Sabe, é bom, de vez em quando, pegar conhecer escritas novas.

Tudo se inicia quando o comissário de polícia, Maigret, recebe um bilhete dizendo que uma morte irá acontecer durante a missa de finados na igreja da pequena cidade de Saint-Fiacre. O bilhete em si já seria algo insólito, mas aquela não era uma cidadezinha qualquer; era a cidade natal do comissário e de onde ele não havia retornado fazia muito anos. Claro que ele vai à cidade; claro que uma morte acontece. E, em volta disso, muitos suspeitos, motivos e alguns fantasmas do passado.

O Caso Saint-Fiacre segue a cartilha dos romances policiais clássicos: uma morte, muitos suspeitos e um detetive/investigador atrás da verdade. O estilo de Simenon não tem a finesse de Conan Doyle nem a sagacidade de Agatha Christie, mas ele consegue manter até a última página o clima de mistério. Eu apenas me incomodei um pouco com o formato da prosa. Não sei se algo vindo do original, ou da tradução, mas por vezes, a escrita me pareceu confusa. Em alguns momentos, eu simplesmente não sabia quem era o interlocutor dos diálogos. Nada que realmente atrapalhasse a história, mas tornava sim, a leitura mais lenta.

Não espere nada extraordinário ou original, apenas uma boa história de mistério; uma cidadezinha cheia de segredos e um bando de personagens com muita coisa para esconder.

Uma boa pedida para passar o tempo!

Título Original: L'Affaire Saint-Fiacre
Autor: Georges Simenon
Editora: LM/Nova Fronteira
Série Maigret
Gênero: Suspense
Sub-Gênero/Assunto: Mistério, Crime, Detetive
Período: Anos 30. Bélgica.


3.5/5
 photo Thais1_zpssfusghrx.gif

Reações: