terça-feira, março 25, 2014

Paris Apaixonada, de Eloisa James

Em 2009, a autora best-seller do New York Times Eloisa James deu um passo com o qual muitas pessoas sonham: vendeu a casa, tirou um ano sabático no emprego de professora universitária de Literatura Shakespeariana e mudou-se com a família para Paris. Paris Apaixonada: Um Livro de Memórias registra seu alegre ano em uma das mais belas cidades do mundo.



Confesso que nunca fui muito de ler livros de memórias; não por desgostar ma por falta de oportunidade e porque são (ou foram ) poucos até agora que me chamaram a atenção. E a vontade de ler.

Porém Paris e Eloisa James mudam tudo , né? Conheço a Eloisa do Facebook ( e dos romances históricos, claro) e Paris...ah, Paris! Eu amo essa cidade.

Como a própria (breve) sinopse do livro diz, Eloisa James, o marido e o casal de filhos resolvem vender tudo o que tinham nos EUA e passar um ano sabático em Paris (para ela, é “meio” sabático já que ela continua a escrever textos acadêmicos e trabalhar em seu mais novo Romance. ) Esta decisão vem após ela perder a mãe para o câncer e ela mesma ter sido diagnosticada. Curada, Eloisa precisa de um período para refletir. E quer lugar melhor que Paris?

Paris Apaixonada fala justamente sobre este período em Paris. Escrito sob a forma de pequenos posts, o livro mostra as aventuras e desventuras de Eloisa e família na cidade; algumas dificuldades com a língua, os problemas dos filhos na nova escola, o sem-teto e seu cachorro e é claro, o grande mistério de como as mulheres francesas estão sempre magras e elegantes.




Justamente por ser em forma de “posts”, a leitura de Paris Apaixonada é bem rápida e dinâmica, por vezes divertida e sentimental. Ao mesmo tempo, este estilo traz uma falta de profundidade em alguns assuntos como a questão da morte e até mesma a relação da autora com o câncer. Honestamente, se fosse um livro de ficção, um romance, não sei se iria gostar, mas neste caso, apesar desta limitação ficou bem interessante- e dinâmico.

Para falar a verdade, o grande problema de Paris Apaixonada é a vontade enorme que dá na gente de também largar tudo e sair correndo para a cidade-luz. À parte as questões humanas (que são interessantes e relevantes), o livro é um deleite para quem conhece ou sonha em conhecer a capital francesa. Além disso, percebi que a autora tenta ao máximo evitar clichês sobre a cidade. Claro, a Torre Eiffel, o Sena estão lá, mas, Paris não é só isso. Paris é um estado de espírito.


Quando é o próximo voo?


Recomendo!

Infelizmente, não posso deixar de mencionar os erros de grafia e conjução verbal na edição. Nada que atrapalhe muito a leitura, porém impossíveis de serem ignorados.

Título Original: Paris in Love
Autor: Eloisa James
Editora: Leya
Gênero: Não Ficção
Coleção:
Série:-
Sub-Gênero/Assunto: Memórias, Doenças, Viagem
Período: 2009. Paris, França e alguns lugares da Itália.


Outras Capas:

Comentou? #Sorteio Loucamente Sua

 photo TopComentarista2_zps95fa6214.jpg

4/5

Reações: