quarta-feira, outubro 28, 2015

[Resenha] Detalhe Final - Harlan Coben

“O agente esportivo – e detetive ocasional – Myron Bolitar está num verdadeiro paraíso. Divide uma praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – uma forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida.
Seu retiro é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador dos Yankees, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron.

De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, Myron terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim.

Com reviravoltas, cenas e diálogos inesquecíveis, temperados com um delicioso humor, Detalhe final tem tudo o que fez de Harlan Coben um fenômeno literário e vai surpreender o leitor até a última página.”




Que livro!

Detalhe Final foi um daqueles livros que, mesmo após o término da leitura, eu ainda fiquei pensando sobre ele.

A série protagonizada por Myron Bolitar não precisa ser, necessariamente, lida na ordem (se bem que eu estou fazendo isso!) porém este livro deve ser lido após Um passo em falso; não que seja impossível compreender a trama principal sem ter lido o anterior, mas, de certa forma os dois livros se completam.

O livro começa com Myron em uma ilha paradisíaca, acompanhado por uma linda mulher. Ele quer apenas se isolar do mundo, tentar esquecer de tudo o que aconteceu. Seu refúgio é invadido por Win que vem lhe dizer que Esperanza, melhor amiga e agora sócia de Myron, está sendo acusada de matar um dos clientes dele.

Myron precisa provar a inocência dela e, para isso, será necessário descobrir o verdadeiro assassino. Mas será que as duas coisas não podem ser excludentes. Por mais que confie nela, Myron realmente não sabe o que aconteceu.

Detalhe Final é, em sua essência, um romance policial, uma história de mistério. Porém, no decorrer da leitura, comecei a perceber que o crime-o mistério- em si não era o mais importante, mas sim o que ele representa. O que o causou. É difícil falar sobre um livro sem poder revelar muito, mas é preciso. Detalhe Final fala de morte, mas principalmente de escolhas- e consequências.

No livro, Myron está ainda mais humano e conhecemos um pouco mais sobre ele e também sua família. Até mesmo Win tem sua cota de humanidade. Temos até a oportunidade de conhecer melhor Big Cindi- e quer saber? Virei fã dela.

Eu achei que o livro demorou um pouco para se desenvolver. Não sei explicar direito mas foi como se história para realmente começar. Além disso, achei a história da Ilha um pouco nada a ver.Todavia, apesar disso, foi uma leitura que me tomou totalmente de surpresa. É estranho dizer isso, afinal os livros protagonizados por Myron são repletos de bom humor, mas ao final da leitura eu me senti um pouco triste, quase deprimida. É como se o personagem estivesse tomando um caminho sem volta.

Talves Myron esteja somente (finalmente) crescendo.

Acho que quem ler somente este livro, sem nunca ter lido nenhum outro da série, talvez não o ache nada demais. Porém, para quem é fã e acompanha Myron e Win, Detalhe Final deixará um gostinho agridoce. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Um livro incrível.

Recomendo!

*** Este Livro foi gentilmente cedido pela editora***

A Série

Livro 1- Quebra de Confiança [RESENHA]
Livro 2- Jogada Mortal [RESENHA]
Livro 3- Sem Deixar Traços [RESENHA]
Livro 4- O Preço da Vitória (Back Spin)[RESENHA]
Livro 5- Um Passo em falso[RESENHA]
Livro 6- Detalhe Final[RESENHA]
Livro 7 O Medo Mais Profundo
Livro 8- A Promessa – lançado pela editora ARX
Livro 9- Quando ela se foi
Livro 10- Alta Tensão
Livro 11- Home


Título Original: Final Detail
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Série Myron Bolitar – Livro 7
Gênero: Romance Policial
Sub-Gênero/Assunto: Crime e Mistério, Esportes
Período: 1999. EUA.


Outras Capas


4.5/5



 photo Thais1_zpssfusghrx.gif

Reações: