Lindinho!
Ai, genten, eu amei Isla e o Final Feliz! Tá certo eu já tinha amado os dois livros anteriores, mas sempre ocorre aquele medinho de o último livro não ser tão bom,né? Ah, mas Stephanie Perkins sabe o que faz! Dentre as autoras de YA, eu acho ela uma das melhores, com histórias sem muitas firulas e personagens carismáticos, nem um pouco irritantes.
Confesso que nem lembrava da Isla e o Josh, pra mim, era aquele melhor amigo do St. Clair e que tinha uma namorada chatinha (sim, eu não gostava da Sashimi, ou sei lá como era o nome! :P )... ah, mas isso pouco importa pois em apenas alguns parágrafos de Isla e o Final Feliz Josh e Isla já tinham me conquistado completamente.
Isla e o Final Feliz é uma história de amor adolescente, mas também é sobre amadurecimento e descobertas; não existem grandes dramas ou uma enorme tragédia. Tudo bem, Josh e Isla não são exatamente pobres- muito pelo contrário- e estudar em Paris não é como fazer supletivo à noite numa escola pública, mas os dois são duas pessoas normais, que estão em uma idade difícil e que precisam fazer escolhas. O amor é lindo, claro, mas existe ainda o resto da vida para considerar.
Apesar de todos os problemas que Josh possa ter com os pais, ele tem um foco, um rumo; sabe o que quer. Isla é o contrário. É estranho dizer isso, mas é possível se identificar com os dois.
Isla é incrível, não tem nada daquelas mimimizices de tantas mocinhas de YA. Não, ela não sabe tudo mas existe um carisma na personagem que é difícil de se ignorar. Josh, algumas vezes, me deu vontade de chamá-lo para uma conversa. Aliás, os dois precisariam de uma boa conversa. Quantos erros tolos!
A história tem um ritmo dinâmico e suave e a autora ainda nos brinda com participações especiais dos casais dos livros anteriores -Ah,St. Clair, você tem a minha altura mas ainda assim te amo! :D- além de um ótimo passeio por Paris, Barcelona e, claro, Nova Iorque.
Além disso, nunca é demais repetir como é bom ver um romance sem amor instantâneo. Isla e Josh poderiam não ser próximos antes, mas ela sempre gostou dele.
Dos três livros, eu não saberia dizer qual eu gostei mais. Acho que o primeiro pois, bem, foi o primeiro e, claro!, tinha o St. Claire, mas eu também a adorei a Lola. E agora, a Isla e... ah, difícil isso!
Isla e o Final Feliz foi uma leitura rápida e descompromissada; este é literalmente um daqueles livros que deixam a gente feliz mas também um pouquinho triste quando se chega à última página. Queremos mais!
Este é um daqueles livros que poderia considerar quase perfeitos (não acho que exista algum livro realmente “perfeito”) mas, como sempre (vocês me conhecem!) teve um detalhezinho que faltou: UM EPÍLOGO! Era o último livro, como a autora fez isso?! Eu precisava de um epílogo! Fez tanta falta...
Ah,tanto faz! Isla e o Final Feliz é incrível e todos deveriam ler. Até mesmo quem não curte muito YA (o/) .
Bom demais!
Recomendo!
Outra Capa:
Título Original: Isla and the happy end
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Intrinseca
Série Anna e o beijo francês
Gênero: Jovem Adulto (YA)
Sub-Gênero/Assunto: Romance
Período: Atual. Nova Iorque e Paris
4.5/5