terça-feira, abril 12, 2016

[resenha] A Sombra da Lua - John Sandford

“Acostumado a assumir casos difíceis, o investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota Virgil Flowers é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade.

Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil é surpreendido por um incêndio no alto de uma montanha. A casa do fazendeiro Bill Judd é consumida pelas chamas e seu proprietário morre sob os escombros.

Bill era um homem recluso e odiado. Há muitos anos, esteve à frente de um esquema fraudulento que levou centenas de fazendeiros à falência. Embora o dinheiro nunca tenha aparecido, ele foi julgado e absolvido. Além disso, seu envolvimento com várias mulheres casadas era de conhecimento de todos na região.

Virgil não acredita em coincidências e fica intrigado com a morte do fazendeiro. Afinal, a pacata Bluestem passou duas décadas sem um único crime e nas últimas semanas foi cenário de três homícidios.

Determinado a encontrar uma ligação entre os assassinatos, o investigador começa a conversar com os moradores e a descobrir seus segredos. Contudo, revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro”


Leitura rápida e envolvente.

Virgil Flowers é um investigador de polícia especializado em casos difíceis que tem como nova missão ajudar a polícia local de uma pequena cidade do interior com a investigação de um duplo assassinato. Virgil mal chega na cidade (aliáss, ele estava literalmente “chegando” ao local), quando outro crime, igualmente cruel, ocorre.
Assim como as vítimas anteriores, o assassinado neste novo homicídio também era uma pessoa de idade- e pior: não era exatamente uma pessoa amada pela cidade. Os dois casos poderiam até ser fatos isolados, se mais alguns pontos em comum entre as vítimas não começassem a aparecer- e, além do mais, quantos crimes bárbaros aquela pequena cidade teve até então?

Pois é.

A Sombra da Lua é o primeiro livro de uma série protagonizada por Virgil Flowers, um investigador policial de fala mansa e jeito tranquilo e aparentemente disperso mas que, na realidade, está muito ligado e prestando atenção no que está acontecendo.

Com uma trama passada numa cidade pequena- onde todos se conhecem, se amam ou se odeiam, A Sombra da Lua é aquele tipo de romance policial em que todos podem ser culpados- e nem tudo é o que parece. Não é um romance policial de grande inovação estética ou de gênero mas desde o princípio nos deixa com aquela sensação de querer saber mais, desvendar logo o mistério.

Apesar d’ eu, pessoalmente, não ter me apaixonado por ele, Virgil é um personagem interessante, cuja sagacidade e inteligência é um pouco desacreditada no início mas que aos poucos fui entendendo melhor o seu estilo. Eu gostei como ele se envolve com a cidade e seus cidadãos.

De ritmo intenso e fluido, a trama transcorre de forma bem desenvolvida, com os ganchos certos e fechamentos corretos.A história é interessante, com providenciais pequenas surpresas no decorrer do caminho.  É uma escrita envolvente, porém, pessoalmente, não gostei dos parágrafos curtos e dos “cortes” nas passagens de cena. Me deu a sensação de “picote”, uma falta de continuidade.

De qualquer forma, A Sombra da Lua é um livro dinâmico e, bem, muito legal. Quem gosta de um romance policial mais rápido, sem muitas novidades, mas que prende a atenção do início ao fim, deverá gostar!

E querem saber, fiquei com vontade de ler outros livros da série!

Vale muito a pena a leitura!

**Este livro foi gentilmente cedido pela editora**

Título Original: Dark of moon
Autor: John Sandford
Editora: Arqueiro
Série Virgil Flowers- Livro 1
Gênero: Romance Policial
Sub-Gênero/Assunto: Crime e Mistério, Homens da Lei
Período: Atual. EUA.

Outra Capa:


4/5

 photo Thais1_zpssfusghrx.gif

Reações: