terça-feira, junho 21, 2016

[Resenha] Sedução da Seda - Loretta Chase


Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon.

Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna.
O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas.
Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.



Romântico, sexy, e com toques de originalidade.

Esqueça a mocinha virginal e pura. Marcelline Noirot pode ser várias coisas, menos isso. Dona, junto com suas duas irmãs, de ateliê de moda, Marcelline sabe que tem bom gosto e talento. O que lhe falta apenas é o reconhecimento público; mais especificamente falta aquela cliente especial que lhe trará fama e prestígio. Além de dinheiro, é claro. Numa sociedade onde é muito difícil as damas da sociedade mudarem seus hábitos, a única chance dela parece ser a jovem- e mal vestida- Lady Clara. O problema é que para isso, a modista precisa convencer Cleverdon,o prometido da moça , a transformá-la em sua cliente. E para esse “lobby”vale, digamos, praticamente tudo.

Marcelline não é nenhuma mocinha indefesa e Cleverdon não é nenhum santo- e um pouco de charme e tensão sexual nunca fizeram mal a ninguém, né?

A primeira vista podemos ter uma visão errada de Marcelline, como se ela fosse aquele tipo de mulher capaz de “tudo” por dinheiro, mas aos poucos vamos percebendo que não é bem assim. Ela sabe que é talentosa e o fato de ter tido uma vida difícil, quase miserável, a faz ter uma relação com o dinheiro, com o material, muito diferente dos nobres como Cleverdon. Ela sabe como o dinheiro, principalmente a falta dele, faz diferença. Porém, para ela, ele não é tudo. A família virá sempre em primeiro lugar. Ela é capaz de qualquer coisa pelas irmãs e pela pequena Lucie, sua filhinha de 6 anos. Eu acho que é o modo como ela encara as dificuldades que a faz uma personagem fascinante. Cleverdon é um típico herói romântico: aparentemente calhorda mas no fundo um herói de bom coração. Não existem grandes novidades em relação ao seu caráter- o que torna o casal “singular” é o fato dela ser uma burguesa.

Por que é isso que Marcelinne é: uma comerciante, uma burguesa. E naquela época, para a classe dominante ser burguês era ser de uma categoria inferior. Todavia, ela não se importa com isso. Ela não quer se casar com um príncipe. O que ela quer é que seu ateliê seja um sucesso. Ela quer trabalhar. Quanta diferença de tantas outras mocinhas!

E é esta diferença, essa “originalidade” que esta a grande sacada do livro, a sua grande diferença. Foi isso que me fisgou na história porque, devo confessar, o casal não me cativou. Não. Eu simplesmente não me apaixonei por eles. Nada exatamente contra, mas achei todo o resto, toda a ambientação muito melhor que a história de amor em si.

De qualquer forma, Sedução da Seda é uma leitura envolvente e cheia de pequenos nuances. A autora soube pontuar a história com crítica social sem parecer panfletária ou professoral. Com personagens fascinantes (a filhinha de Marcelline é uma fofura só!) e originais, é um livro que captura nossa atenção da primeira à última página.

E deixa a gente morrendo de vontade para ler os próximos livros da série.


Recomendo.

A Série:

Livro 1- Sedução da Seda
Livro 2- Escândalo de Cetim
Livro 3- Volúpia de veludo
Livro 4- Romance entre rendas

Capa da Edição Portuguesa:




Título Original: Silk is for seduction
Autor: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Histórico
Série: As Modistas- Livro 1
Sub-Gênero/Assunto: Crianças, Amor Proibido, Viúva
Período: Regência. Paris e Londres.


4/5

 photo Thais1_zpssfusghrx.gif

Reações: