domingo, agosto 02, 2009

O Cavaleiro das Trevas, de Meagan McKinney (CH305)

Romance Gótico sobre segredos, abusos, um crime (ou não?) e , principalmente, sobre o mal.
! Cavaleiro das Trevas

Título Original: Gentle from the Night
Autor: Meagan McKinney
Editora: Nova Cultural
Colecão: Clássicos Históricos n.305
Gênero: Romance
Sub-Gênero/Assunto: Romance Histórico, Romance Gótico, Suspense/Terror, Mistério,
Período: Meados do Séc. 19
Sinopse: Yorkshire, Inglaterra, 1858
Só AQUELA MULHER PODERIA DAR VIDA ÀQUELE CASTELO SOMBRIO!
Para conseguir um emprego no castelo de Cairncross, Alexandra Benjamin teve de mentir! Afinal, não havia outra saída, pois precisava muito do emprego, e se falasse a verdade com certeza não seria contratada. Porém os rumores que ouvia a respeito de John não eram nada bons, e Alexandra começou a temer o primeiro encontro que teria com ele. Contudo, ao encontrar o proprietário do castelo, descobriu nele um homem sedutor, envolvente e muito, muito misterioso! Para Alexandra, permanecer ali era questão de sobrevivência. Mas murmúrios dos empregados e barulhos estranhos na noite fizeram com que ela entrasse em um labirinto de mistério e paixão.


***


A primeira coisa a ser dita sobre este livro é que ele não é para qualquer um. Se você está esperando, ou quer, ler um livro água com açúcar, um romance do tipo *light* é melhor nem ler. É um livro interessante mas desde o início você deve ter a consciência de que se trata de um romance gótico. A estrutura da história é muita parecida com os livros de Eve Silver e é claro não podemos de deixar de compara-lo à Jane Eire. Aqui você encontra os elementos básicos de um romance gótico: a jovem inocente, o patrão misterioso, os empregados estranhos, um mistério, loucura e o mal.
Pessoalmente eu gosto muito desses livros- então, este me interessou desde o começo. A autora me surpreendeu com pequenos detalhes *originais* na história como o fato de a heroína ser meio-judia , o tratamento dado a Sam e ,principalmente, a parte do abuso.

Até quase mais da metade , o livro poderia ser facilmente cotado como *Excelente*. Contado, infelizmente, o ritmo da narrativa cai um pouco. A autora me pareceu que não conseguia se decidir se queria fazer deste um livro de suspense ou um livro de terror. Não falarei mais para não estragar a surpresa mas essa indefinição, a meu ver, estragou um pouco o confronto final.

Outro ponto negativo, em minha opinião, é Damien. Sim, ele é uma alma torturada, que sofreu coisas inomináveis na infância/adolescência- contudo, ainda não entendi por que ele queria tanto *destruir* Alexandra. Um ódio contra as mulheres? Não faz sentido.

Bem, mas apesar destes ‘poréms` , eu recomendo ‘Um Cavaleiro das Trevas’ .

Principalmente se você gosta de sentir aquele friozinho na espinha...

Ah, detalhe: No livro, Damien é loiro e usa óculos...Hello, Nova Cultural! Acho que o moço da capa não é loiro, né? E cadê os óculos do rapaz?

Cotação:

!!!

Reações: