quinta-feira, setembro 08, 2011

Bienal do Rio!

E o Rio de Janeiro Continua lindo….





Como alguns de vocês já devem saber eu fui para o Rio Janeiro. Foi uma viagem curta (apenas 5 dias) e o motivo ‘oficial’ foi comemorar o aniversário da minha mamis mas é claro que nós aproveitamos pra dar uma passadinha na Bienal!





Fui na Feira dois dias (sexta e domingo) e gostei muito! Queria ter comprado muito mais livros mas muitos preços não estavam tão convidativos assim- sem contar que o Riocentro (onde está a BienaL) é loooonge. Muito longe. Eram quase 80 reais de taxi (ida e volta) e olha que estava na Barra e o táxi no Rio é muito barato (comparado com Sampa e , principalmente, Santos).

Como foi minha primeira vez em uma Bienal do Rio, não tive como não compará-la com a de SP. A primeira impressão é de que é ela é maior mas aos poucos essa impressão se revela errada.

Enquanto a Bienal de SP acontece em um único e grande pavilhão, a do Rio é dividida em três pavilhões menores. Não sei se é pior ou melhor, apenas diferente. Eu só achei que deveria ter uma melhor sinalização das Ruas (tinha os nomes mas não os números- o que fez muita gente se sentir um pouco perdida).

Uma outra coisa que eu percebi é que a Bienal estava cheia mas não lotada. Até mesmo no Domingo, achei tudo bem tranqüilo. Claro que aqui estou comparando com São Paulo. Obviamente, alguns stands estavam ‘abarrotados’ mas no geral era calmo. Não peguei fila pra comer, ir ao banheiro... (algo impensável em SP).

Não sou do tipo que gosta de ficar em fila de autógrafos ou tietando Stands, então o que eu mais fiz foi bater perna mesmo. Como em toda Bienal é tanta coisa pra ver que a gente se vê um pouco perdida. Como eu disse, não comprei muitos livros mas acho que fiz boas compras. Achei, no geral, os preços salgados- valendo mais a pena comprar em casa, pelo submarino, sem risco de excesso de bagagem.

No Stand do Grupo Editorial Record tinha ótimos livros mas a Coleção Negra continuava com preços altíssimos mesmo com desconto progressivo. Acabei comprando a maioria dos livros na Planeta, que estava com 50 % de desconto.


Cão fofis no Stande da Editora Globo. Pena que a foto saiu ruim.

Eu sei que disse que não gosto de ficar tietando stands mas confesso que fiquei na fila pra receber o livro grátis da Novo Conceito. Uma experiência interessante, por assim dizer. Honestamente achei inacreditável que muita gente ficou o dia inteiro na fila só pra pegar os livros (eram 50 livros a cada 2 horas, basicamente). E o incrível é que muitas dessas pessoas já tinham os livros mas queriam ganhar outro ‘grátis’. Aliás, essa fila na Novo Conceito foi bem interessante por assim dizer. Um ótimo exercício de observação. Muito blogueiro ‘famoso’ estava lá. Alguns bem simpáticos- outros, bem, vamos dizer que tinha gente se achando Correspondente da CNN. Ai, ai...melhor eu parar por aqui, né? Rsrs

Uma frustração foi não ter conseguido comprar A Intuitiva na Leya- eles não tinham:/

Eu gostaria de ter ido pelo menos mais um dia à Bienal mas, com poucos dias na cidade, e, por mais que eu goste de livros- EU ESTAVA NO RIO DE JANEIRO!!!



E o Rio, minha gente, é sim uma cidade maravilhosa! Eu sou paulista até o meu último fio de cabelo, não nego, e eu moro em frente ao mar mas não há como não se encantar essa cidade. Não foi minha primeira vez na capital fluminense mas fazia um bom tempo que eu não ia ( e pretendo voltar em breve). Cidade linda, praias belíssimas, povo simpático (talvez os motoristas de taxi falem um pouco demais, mas tudo bem!)

Foto do Quarto do Hotel, na Barra (a foto é do site do Hotel Royalty)


[Minha mamis também adorou – apenas discutiu que a Rocinha não era favela. Uma comunidade mais pobre, mas não favela. Minha mãe é Assistente Social aposentada e conhece muitos lugares extremamente pobres. Ela disse que na próxima vez quer ir no ‘Favela Tour’. ]

Pois é, o Rio continua lindo, meu corpo todo dói e estou alguns reais mais pobre.
Em Suma, adorei esses meus dias na Cidade Maravilhosa!

[E ano que vem tem a Bienal de SP- de 02 a 12 de agosto!]


Minhas Comprinhas:

Comprei no Stand da Livraria São Marcos. O + caro foi  R$15,00 :)

Anna e O Beijo ganhei na Novo Conceito. O Maigret comprei na Liv. Francesa e o Nora foi na Fnac do Barra Shopping :D

Tudo da Planeta/Essência. 50% de desconto em todos os títulos. 

Nem lembro em qual stand foi mas não consigo me conter qdo vejo uns livrinhos de banca baratinhos ($3,00)!!

Calendário 2012 que comprei numa editora Judaica.  Achei bonito e barato ($9,90)
Também ganhei marcadores e botons mas confesso que fiquei com preguiça de juntar todos (alguns ainda estão perdidos na mala!)

Bem é isso. E vocês, foram na Bienal? O que acharam? 

Bjos!



Share |