quarta-feira, abril 11, 2012

Not Quite a Husband, de Sherry Thomas


Título Original: Not Quite a Husband
Autor: Sherry Thomas
Editora: Bantam
Gênero: Romance Histórico
Sub-Gênero/Assunto: Casamento, Viagem, Segunda Chance, Mocinha mais Velha
Período: Final do Séc. 19. Índia e Inglaterra
A powerful story of a remarkable woman and the love she thought she'd never find - with the man she thought she'd lost forever..

Their marriage lasted only slightly longer than the honeymoon - to no one's surprise, not even Bryony Asquith's. A man as talented, handsome, and sought after by society as Leo Marsden couldn't possibly want to spend his entire life with a woman who rebelled against propriety by becoming a doctor. Why, then, three years after their annulment and half a world away, does he track her down at her clinic in the remotest corner of India?

Leo has no reason to think Bryony could ever forgive him for the way he treated her, but he won't rest until he's delivered an urgent message from her sister - and fulfilled his duty by escorting her safely back to England. But as they risk their lives for each other on the journey home, will the biggest danger be the treacherous war around them - or their rekindling passion?





Google Tradutor, cuidado!
A poderosa história de uma mulher notável e o amor que ela pensou que nunca iria encontrar - com o homem que ela pensou que tinha perdido para sempre ..

O casamento durou apenas um pouco mais que lua de mel - para surpresa de ninguém, nem mesmo Bryony Asquith. Um homem tão talentoso, bonito e procurado pela sociedade como Leo Marsden não poderia querer passar toda a sua vida com uma mulher que se rebelaram contra a propriedade, tornando-se um médico. Por que, então, três anos após a sua anulação e meio mundo de distância, ele encontrá-la em sua clínica nos cantos mais remotos da Índia?

Leo não tem nenhuma razão para pensar Bryony jamais poderia perdoá-lo pela maneira como ele a tratava, mas ele não vai descansar até que ele entregue uma mensagem urgente de sua irmã - e cumpriu o seu dever de acompanhá-la a salvo de volta para a Inglaterra. Mas como eles arriscam suas vidas um para o outro na jornada para casa, vai ser o maior perigo da guerra traiçoeira em torno deles - ou reacender sua paixão?

*****

Não se deixe enganar pela capa. Sim, este é u romance romântico, mas, também é muito mais do que apenas isso. Como tantos outros romances do gênero, Not Quite a Husband tem a mocinha “sem graça” e estudiosa que acaba casando-se com o galante e belo mocinho. Porém, onde muitos romances terminam, neste livro, isto é o início. E um início não muito feliz. Em um breve prólogo, somos apresentados à Bryony Asquith e sua decisão de anular seu casamento com Leo Marsden . De certa forma, Not Quite a Husband é sobre um “Felizes Para Sempre” que não deu certo.

Alguns anos depois, Bryony está trabalhando como médica em um lugarejo da Índia quando Leo aparece, incumbido da missão de levá-la de volta para Inglaterra, pois segundo a irmã dela, seu pai está muito doente. A estória é basicamente sobre essa viagem de volta, onde além dos perigos do caminho, Leo e Bryony precisarão enfrentar seus próprios sentimentos e por em pratos limpos certas mágoas.

Com uma escrita segura mas, ao mesmo tempo, muito delicada, Sherry Thomas presenteia o leitor com uma estória de amor às avessas, onde é preciso perdoar e se perdoar para dar uma nova chance ao amor e à felicidade. Como na vida real, nada aqui acontece de forma simples ou sem consequências. O bom do livro é que a autora não nos entrega os segredos logo de cara e ao decorrer da leitora, nossos sentimentos em relação aos personagens e suas ações vão quase que se modificando. Até mesmo o motivo do fim do casamento é revelado quase no meio do livro e mesmo se a gente consegue entender, não há como não se perguntar se não poderia ser diferente.

Além de uma bela estória, Not Quite a Husband possui personagens fortes e incrivelmente humanos. Não existem heróis ou vilões. Bryony Asquith , alguns anos mais velha que Leo, é uma mulher aparentemente fria e incapaz de se relacionar. Sua verdadeira vocação é a medicina, algo ainda considerado impróprio para ser exercido por mulheres no final do século 19. Em certos momentos, ela interioriza tanto seus sentimentos que faz a gente pensar se a jovem médica não é feita de pedra.

Leo Marsden , à primeira vista, é o oposto de Bryony. Ele é o sol, a alegria, o dandi perfeito. Porém, aos poucos, vamos percebendo que esta é uma imagem ilusória. Prodígio da matemática, seu sonho é ser professor em Cambridge- porém, o que ele gostaria mesmo era saber o porquê de seu casamento ter dado errado.

Com uma trama carregada de drama e romance, Not Quite a Husband me encantou e emocionou. Não tenho nada contra os romances românticos fáceis, mas é muito bom deparar-se com uma estória mais séria e muito bem elaborada.

Alguns momentos não são necessariamente tristes, mas duros- e incrivelmente reais. Como Leo mesmo diz, em certa hora, Sometimes Love isn’t enough (Às vezes, amor não é o suficiente). É claro que é necessário colocar tudo em pratos limpos, porém, pode ser tarde demais.



"Isnt it better late than never?”
"Some things are not meant to be. We are not meant to be."


Apesar de algumas cenas mais eróticas, este não é um livro HOT. Aliás, é muito interessante perceber como o fazer sexo vai, pouco a pouco se transformando em fazer amor .


Além da estória central, o livro tem como pano de fundo a Índia e o que seria o início da luta contra os britânicos. 


Um livro extremamente belo que vale a pena ser lido.

Recomendo.



"You were the moon of my existence;your moods dictated the tides of my heart"




Em tempo, Este livro venceu o Prêmio RITA (o Oscar do romance), em 2010, na categoria Melhor Romance Histórico.

Nascida na China, Sherry Thomas foi a minha escolha para o tema de abril do Desafio Literário 2012, autores nascidos no Extremo Oriente.






ETCs
Videos




EXTRAS
Site do Autor: http://sherrythomas.com/
Web Page do Livro: http://sherrythomas.com/not-quite-a-husband.php [Aqui a autora posta cenas do livro além de informações históricas sobre os acontecimentos descritos. Tem até um Visual Guide com fotos e mapas.
Facebook: facebook.com/AuthorSherryThomas




Cotação:

4.5/5


Já sabem, né? Qualquer erro, favor me avisar! :)

Reações: