quarta-feira, março 14, 2012

Cerimônia Mortal, de J. D Robb/ Nora Roberts [Série Mortal 5]

Título Original: Ceremony in Death
Autor: J.D. Robb / Nora Roberts
Editora: Bertrand/ BestBolso (Vira-Vira Saraiva)
Gênero: Suspense Romântico
Série: Série Mortal- Livro 5
Sub-Gênero/Assunto: , Suspense, Crime & Mistério, Detetives, Sci-fi, Religião
Período: Nova York, 2058.
Em seu mais novo caso, Eve Dallas - detetive do Departamento de Homicídios da Cidade de Nova York - descobre que, mesmo perto do fim do século 21, velhas crenças ainda se mantêm intactas. Investigando a morte de um colega policial, Eve se vê obrigada a colocar a ética profissional acima de qualquer relação emocional. No entanto, quando encontra um cadáver na porta de sua casa, percebe que aquela pode ser uma ameaça bem pessoal. Ao lado do marido Roarke, ela se vê envolvida em uma aventura além da compreensão humana, no limite entre o bem e o mal.







Quinto livro da Série Mortal, Cerimônia Mortal é um verdadeiro salto de qualidade em relação ao livro anterior. Se em Êxtase Mortal, Nora nos apresentou uma trama fraca onde somente a parte romântica da estória era interessante, aqui ela realmente surpreende com um tema mais forte e um suspense de tirar o fôlego.

Cerimônia Mortal não é propriamente um livro de mistério, pois, de certa maneira a gente já sabe quem é o culpado mas isto, de forma alguma diminui o suspense. Pelo contrário, torna o livro bem mais dinâmico.

A trama, quetem como pano de fundo seitas Satânicas e religiões pagãs, é bem articulada e eu gostei que em nenhum momento a autora se mostra preconceituosa em relação ao que não é descrito como religião “padrão”. Por se tratar de assassinatos com requintes de crueldade, algumas cenas e passagens são bem fortes, difíceis de serem digeridas até mesmo por aqueles acostumados com este tipo de leitura. Não estou dizendo que o livro seja nojento mas causa sim algum desconforto.

Além do suspense de “prender na cadeira”, o livro também possui um ótimo lado dramático, colocando em voga outros aspectos da vida social e pessoal de Eve, além de Roarke. A investigação acaba por colocar Eve em uma situação delicada, fazendo a ter que decidir entre a lealdade, a carreira como policial e sua amizade com Feeney. Não é uma situação fácil. Eu poderia dizer que esses contornos dramáticos dão um tempero ao mistério.


O livro ainda possui personagens interessantes que compões um ótimo painel. Eve me frustrou em certos momentos em sua negação em aceitar a possibilidade da existência de “mais coisas entre o céu e a terra”. Por lado, nesse aspecto, Roarke me surpreendeu. Aliás, que homem é esse?! A cada livro, ele está cada vez melhor! E adorando um nheco-nheco! ^.^

E antes que alguém me pergunte, sim, o livro tem ótimas cenas de romance! Afinal de contas, estamos falando de Eve e Roarke, não é mesmo? É ótimo ir percebendo, livro após livro, como a relação dos dois vai tornando-se cada vez mais forte.

"Pela primeira vez, ele dormiu antes dela. Eve ficou deitada no escuro, ouvindo-o respirar, roubando um pouco do calor do corpo dele enquanto o dela esfriava. Já que ele estava dormindo, ela acariciou o seu cabelo.
-Eu amo você- murmurou ela. – Amo tanto que me sinto uma idiota por causa disso.
Dando um suspiro, deixou-se acomodar junto dele, fechou os olhos e se obrigou a esvaziar a mente.
Ao seu lado, Roarke sorria no escuro.
Ele jamais dormia antes dela."


O livro é muito bom, mas,

[SPOILER]
mais uma vez , Eve não descobre o assassino por ela mesma. É sempre por “acidente”!
[SPOILER]

Com uma trama elaborada e ótimas doses de drama, Nora Roberts criou aqui um ótimo suspense. Não é o melhor livro de suspense já escrito, mas cumpre a sua função de divertir e prender a atenção até o final.
Imperdível.

A Edição:

Infelizmente, se a trama é ótima, não posso dizer o mesmo da edição. A minha edição, Vira-Vira Saraiva, apresenta diversos erros de grafia, revisão e conjugação verbal. Além disso, os travessões foram usados de maneira totalmente indiscriminada- e errônea, em muitos momentos. Uma pena.



A Série
Nudez Mortal faz parte da série Mortal, a qual Nora Roberts escreve sob o pseudônimo de J.D. Robb.

A série tem como personagens principais a detetive Eva Dallas e o milionário Roarke. A ação se passa em uma Nova York futurista, no ano de 2058. É imprescindível que os livros sejam lidos na ordem.

No Brasil, já foram lançados 18 livros, todos editados pela Editora Bertrand e estão sendo, pouco a pouco, reeditados pela BestBolso na Colação Vira-Vira Saraiva.

Livro 1- Nudez Mortal [RESENHA]
Livro 2- Glória Mortal [RESENHA]
Livro 3- Eternidade Mortal [RESENHA]
Livro 4- Êxtase Mortal [RESENHA]
Livro 5- Cerimônia Mortal
Livro 6-Vingança Mortal
Livro 7-Natal Mortal
Livro 7.5- Midnight in Death
Livro 8-Conspiração Mortal
Livro 9-Lealdade Mortal
Livro 10-Testemunha Mortal
Livro 11-Julgamento Mortal
Livro 12-Traição Mortal
Livro 12.5- Interlude in Death
Livro 13-Sedução Mortal
Livro 14-Reencontro Mortal
Livro 15-Pureza Mortal
Livro 16- Retrato Mortal
Livro 17- Imitação Mortal
Livro 17.5- Naquele Tempo (Remember When)- Lançado em Portugal*
Livro 17.5- Big Jack
Livro 18- Dilema Mortal
Livro 19- Visions in Death
Livro 20- Survivor In Death
Livro 21- Origin in Death
Livro 22- Memory in Death
Livro 22.5- Haunted in Death
Livro 23- Born in Death
Livro 24- Innocent in Death
Livro 24.5 Eternity in Death
Livro 25- Creation in Death
Livro 26- Strangers in Death
Livro 27- Salvation in Death
Livro 27.5- Ritual in Death
Livro 28- Promises in Death
Livro 29-Kindred in Death
Livro 29.5- Missing in Death (está no Livro The Lost)
Livro 30-Fantasy in Death
Livro 31- Indulgence in Death
Livro 31.5- Possession in Death – está no livro The Other Side ( livro com várias estórias, de autoras diversas)
Livro 32- Treachery in Death
Livro 33- New York to Dallas
Livro 33.5- The Unquiet- Previsão de lançamento 2011
Livro 34: Celebrity in Death – previsão de lançamento 2012

Atente para o fato de que alguns livros são considerados .5 São estórias menores (novellas). Algumas dessas estórias aparecem em livros com diversas estórias.

Outras Capas:
A capa portuguesa me fez lembrar da Fleur Delacour.:)




Cotação:
4/5
Os problemas na edição, fizeram o livro perder 1 estrelinha.


Reações: