terça-feira, junho 26, 2012

"Gone, Baby, Gone" , de Dennis Lehane [Romance Policial]


O desaparecimento da pequena Amanda McCready chocou os habitantes de Boston, que se mobilizaram para ajudar dezenas de policiais a encontrar pistas do paradeiro da criança.
 A mídia faz sua parte, divulgando boletins e repetidos apelos à população. Procurados pela tia de Amanda, os detetives Patrick Kenzie e Angela Gennaro, já com certa fama na cidade, julgam não ter muito a colaborar. Seriam, afinal, apenas mais duas pessoas entre as centenas em busca da menina.
 No entanto, a dupla acaba aceitando o caso, pois, segundo o próprio Kenzie, é intolerável aceitar as palavras "desaparecida" e "quatro anos de idade" na mesma frase.
 A investigação revela uma trama ainda mais complexa do que eles poderiam imaginar; não se trata apenas de um caso simples, mas de um crime que envolve traficantes e outros bandidos da pior espécie. Auxiliados por dois policiais da Brigada de Proteção às Crianças, os investigadores lutam contra o tempo para encontrar Amanda com vida.


Perturbador. Talvez essa seja a melhor palavra para descrever Gone, Baby, Gone e mesmo assim não é uma palavra forte o suficiente. Dizer que o livro é maravilhosamente impactante seria pouco. Injusto, até.
Gone, Baby, Gone é aquele tipo de livro que te faz pensar, refletir e mais, do que tudo, mesmo dias após o fim da leitura a gente ainda está com a história impregnada em nossa cabeça. Desculpem o linguajar, mas Dennis Lehane é foda! Poucas vezes me senti tão triste, tão deprimida mesmo, ao final de uma leitura. E não estou dizendo de tristeza estilo Nicholas Sparks; estou falando de vazio no peito.

Lehane nunca foi conhecido por ser o Sr. Felicidade; suas tramas são duras e cruas e ele sabe descrever como ninguém cenas de violência e suspense mas aqui ele realmente se superou.

Gone, Baby, Gone é o quarto livro protagonizado pelo detetive particular Patrick Kenzie e sua parceira, Angela ‘Angie’Gennaro . Tudo se inicia quando os dois são contratados para encontrar a pequena Amanda, de 4 anos de idade, desaparecida “do nada” na casa da mãe. À princípio, Patrick e Angie não querem aceitar o caso mas a insistência da tia da criança e o próprio fato deles acharem inconcebível uma criança simplesmente desaparecer, o casal de detetives acaba por aceitar auxiliar nas investigações.


   "(..) em meio a todo esse barulho, nada é mais ensurdecedor que o silêncio da criança desaparecida."



Neste início, o livro parece mais um de tantos livros sobre sequestros, mas, a partir do momento em que tudo começa a se complicar, já dá para perceber que existe muito mais por trás deste simples desaparecimento.

Por muitos momentos eu quis entrar na história e fazer com que tudo voltasse no tempo e que Kenzie não aceitasse o caso! É claro que isso significaria que não haveria livro mas, argh!

Durante a investigação, Kenzie e Gennaro, enveredam por um mundo de perversões e descasos que nenhum deles estava preparado. O autor nos apresenta um cenário triste e cru, sem meias palavras ou sentimentalismo barato. O livro tem linguagem forte mas não é aquele tipo de escrita que parece que foi feita para “chocar”; não, os palavrões, a violência acontecem de forma natural, o que de certa forma, torna tudo um pouco mais trágico.







" A morte é sangue escuro ressecado de gatos traiçoeiros que comem qualquer coisa."




Mais uma vez, Boston, mais especificamente o distrito de Dorchester, é elemento central da trama de Lehane. O bairro, com seus habitantes, seus cheiros e seus lugares interage com perfeição à trama. É como se a gente, mero leitor, realmente estivesse naquelas ruas.

O livro ainda conta com ótimos personagens. E todos, por menores que possam parecer tem importância na trama em algum momento. Além disso, apesar do clima pesado e do tema forte, o humor nunca é deixado de lado, graças principalmente à ironia de Patrick e é claro à Bubba, o amigo psicopata do casal.

O cartaz do filme baseado no livro (no Brasil, Medo da Verdade . Não assisti ao filme, mas dizem ser muito bom) , está os dizeres: “Todos querem a verdade. Até encontrá-la. ” Nada mais perfeito. O livro todo é essa busca da verdade e quando ela finalmente aparece... não existe mais volta. E escolhas devem ser feitas.
Não é um livro fácil.

Gone, Baby, Gone mexe com o sentido do que é certo e do que é correto. Ética e moral. A última frase de Patrick (não leia antes do final da leitura) é de tamanha simplicidade, veracidade e tristeza que eu fiquei paralisada, olhando fixamente para a página.

Eu fiquei sem palavras. E na brincadeira do ah, se fosse eu,... eu não saberia o que fazer.

Um livro maravilhoso. Gostaria sinceramente de ter podido expressar o quanto esta obra me tocou.

Recomendo. Muito.

Casey Afleck e Michelle Monaghan como Patrick Kenzie e Angela Gennaro em 'Medo da Verdade"


Título Original: Gone Baby Gone
Autor: Dennis Lehane
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance Policial
Série: Kenzie & Gennaro- Livro 4
Sub-Gênero/Assunto: Romance Contemporâneo, Suspense, Crime & Mistério, Detetives, Abuso, Sequestro
Período/Local: Contemporâneo. Distrito de Dorchester, Boston, EUA.


A Série


Livro 1- Um Drink Antes da Guerra
Livro 2- Apelo às Trevas
Livro 3- Sagrado
Livro 4-Gone Baby Gone  (Adaptado para o cinema no filme Medo da Verdade)
Livro 5- Dança da Chuva
Livro 6- Estrada Escura- Este livro é continuação da trama de Gone Baby Gone

Felizmente, toda a série já foi publicada no Brasil pela editora Companhia das Letras.

Não há necessidade de se ler os livros da Kenzie & Gennaro na sequência, apesar do autor fazer referências a personagens e situações de livros anteriores [ou seja, não é necessário mas é altamente recomendado se você quiser evitar spoilers!]. Seria, contudo, interessante, ler primeiro Um Drink Antes da Guerra, primeiro livro da série, onde o autor apresenta os personagens.

Vale ainda lembrar que o sexto livro da série, Estrada Escura é uma continuação da trama de Gone, Baby, Gone (eu evitaria até ler a sinopse de Estrada para não ser spoilado).



Outras Capas:





EXTRAS
Trailer do Filme:



Site do Autor: http://www.dennislehanebooks.com/
Wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Dennis_Lehane
Facebook FanPage http://www.facebook.com/Dennis.Lehane
Facebook de Kenzie e Gennaro:AQUI
Leia um trecho do Livro: AQUI
Cartaz do Filme:

Cotação:

5/5


Reações: