sexta-feira, maio 31, 2013

A Falta Que Você Faz, de Michelle Reid


Rachel e Daniel tinham três filhos adoráveis e um casamento sólido o; pelo menos, Rachel sempre acreditara nisso. Mas sua feliz existência foi destruída quando lhe contaram que Daniel tivera um caso amoroso. Então, ela percebeu que eles estiveram distantes durante vários anos. Rachel queria salvar seu casamento, mas não seria tarde demais Será que ela conseguiria perdoar Daniel, apesar de ele ter cometido, a pior traição?

Uma maravilhosa surpresa. Fazia tempo que eu não me envolvia me deparava com um livrinho de banca tão bem escrito e de tema tão forte, ainda mais um contemporâneo. E um Bianca!

O tema “traição” não está entre os meus favoritos, muito pelo contrário, mas eu quis contra as minhas próprias limitações ao ler A Falta Que Você Faz, e não me arrependi.
O livro começa aonde tantos outros já terminaram faz tempo: sete anos depois do “E foram felizes para sempre”. Rachel e Daniel estão casados, tem dinheiro, status, três filhos lindos e vivem o que todos podem chamar de “casamento perfeito” até Rachel descobrir que Daniel a traiu.

Talvez a vida perfeita deles não fosse tão perfeita.

A minha primeira reação, acho, se eu fosse Rachel, e descobrisse algo assim , seria pegar meus filhos e sair de casar. Ou forçar a saída do safado traidor. Mas nada é tão simples. As pessoas não deixam de amar simplesmente por que foram traídas- e, por pior que seja admitir , talvez tenhamos uma parcela de culpa nessa traição.
Esquecer e perdoar? Ficar e transformar o casamento num inferno por nunca conseguir se livrar daquele “fantasma”?
Este é um livro que faz pensar e mostra que não existem soluções fáceis. Nem soluções “certas” ou “erradas”

Rachel engravidou aos dezessete anos e apesar de se considerar “contente” sempre viveu em uma redoma de vidro e a traição de Daniel irá evidenciar isso ainda mais. Ela se anulou. Deixou os próprios sonhos para lá. Daniel tinha parte da culpa, mas ela também era a grande culpada pela a mesmice em que se tornou sua vida. O fato é Rachel se acomodou. Ela gostava do sonho de ser a princesa vivendo protegida em um castelo. Eu não concordei com a personagem, mas a entendi e acho que aí é que está o talento da autora.

A traição de Daniel serve para fazer Rachel acordar. Não só em relação ao casamento, mas em relação à ela mesma; ao que ela fez da própria vida.

A traição de Daniel é difícil de ser perdoada, mas é impossível não se sentir tocada pela dor, pelo desespero dele. Ele errou e sabe disso e faz de tudo para reconquistar a própria esposa, a própria mulher. Honestamente, fiquei dividida. Sou um pouco talibã em relação à adultério mas a pessoa merece ser condenada a prisão perpétua por um erro?

A Falta que você faz é um belo livro, muito bem escrito, que mostra como uma traição machuca a todos os envolvidos: a traída, o traidor e os filhos, principalmente.

Apesar de ter sido escrito em 1996, o livro não parece datado, tirando, é claro, algumas expressões e o fato dela usar calça “fusô” , rs

As únicas falhas, a meu ver, foram o livro ser curto demais e a falta de um epílogo (amo epílogos!), mas mesmo assim, A Falta Que Você Faz está à anos luz de muitos livros do gênero. É bom ver um livro, um romance romântico, com personagens e dramas reais.

Mais que recomendo!

O PS: E o melhor, o livro não está “editado”! Tá certo, uma frase ou outra me pareceu “diminuída” mas o livro está inteirinho. E isso é incrível em se tratando da falecida NC, né?

O P.S 2: Eu não li a outra história do livro (é um Bianca Dupla) , A Futura Esposa, de Jessica Hart.

O P.S 3: Bem que Harlequin podia relançar!

Título Original: The Ultimate Betrayal
Autor: Michelle Reid
Editora: Nova Cultural
Coleção: Bianca Dupla 625
Gênero: Romance Contemporâneo
Sub-Gênero/Assunto: Romance de Banca, Drama, Casados, Crianças, Infidelidade,
Período: Anos 90. Londres, Inglaterra.




*** Este foi a minha leitura para o mês de mês na Maratona de Banca. O tema é Michelle Reid.
Minha Lista: 


Capa Original:


4.5/5

Share |