terça-feira, outubro 22, 2013

Mistério da Noite, de Nora Roberts [Maratona de Banca]


Seria tolice seguir seus próprios instintos?
Por 10 anos aquela casa ficara abandonada, mas a premiada compositora Maggie Fitzgerald sabia que poderia considerá-la seu lar. À procura de paz longe do agito de Los Angeles e das lembranças do acidente que matara seu marido, os instintos de Maggie a levaram em direção ao leste, e ela chegou à pequena cidade de Morganville, em Maryland, decidida a recomeçar a vida. A intuição de Maggie também dizia que Cliff Delaney, dono da empreiteira local, era a pessoa certa para reformar a casa. Entretanto, logo no início das obras, eles descobrem o corpo de um homem há muito desaparecido. E quase todos os habitantes de Morganville, incluindo Cliff, tinham algum motivo para ter cometido o assassinato... Poderia Maggie confiar mais uma vez em seus instintos? Ou a verdade seria sua ruína?


Livrinho mais antigo da Nora Roberts, mas ainda assim uma agradável diversão.
Maggie Fitzgerald é uma jovem, famosa e premiada compositora que decide mudar-se da agitação de Los Angeles para uma pequena cidade no interior do Estado de Maryland. Ela compra uma casa que estava fechada há 10 anos e espera encontrar ali o que mais anseia: paz e sossego. Ela até pensa conseguir isso, apesar da implicância de Cliff Delaney, paisagista e dono da empreiteira local e contratado para reformar a casa. Cliff mal conheceu Maggie e já decidiu que não gosta dela e que uma garota mimada de Hollywood não tinha nada o que fazer numa cidade do interior.

Todavia, qualquer pequeno problema e chateação que Maggie pudesse estar tenho nesse início de vida nova não seria nada diante de uma terrível descoberta: durante a reforma do jardim, um corpo é descoberto. Justamente o corpo do antigo dono da casa que, supostamente havia morrido em acidente de carro há 10 anos.

Um assassinato. E o pior, a vítima não era aquele tipo de pessoa bem quista. Aliás, nunca fez falta, o que fez muitos inimigos, o que queria dizer que os suspeitos seriam muitos. Ainda mais em uma pequena cidade.
Mistério da Noite é uma leitura bem descontraída, sem grandes arroubos de criatividade, mas que prende a leitura. É uma típica história de amor e ódio, em que a atração torna-se grande demais e depois vai se transformando em algo mais.

O romance entre Maggie e Cliff é do estilo “bonitinho”, mas não diria que se trata de um casal inesquecível da autora. Eu gostei bastante dela, principalmente por seguir em frente, depois de tanta coisa que acontece em sua vida; de não deixar-se abater. O livro é de 1985 e é interessante não ver uma mocinha tímida e virginal, mas ainda assim jovem. Cliff, por outro lado, me irritou. Típico machão cheio de pré-conceitos. Me pergunto se ele não tem algum parente em Jacobsville ou passou alguma temporada por lá. O importante é notar que , apesar das implicâncias, Maggie e Cliff é o típico casal que tem “química” e só isso já é imprescindível para o bom desenvolvimento de uma história de amor. E, como sempre, Nora é uma das mestras na arte de escrever cenas de amor. E quando falo “cenas de amor” não estou me referindo somente à sexo, mas também à interação entre os dois personagens.

O mistério do livro é até interessante, mas achei mal estruturado e pouco desenvolvido; E, mais uma vez, como sinto em alguns livros da autora, o final deixou a desejar. É como se faltasse algo. E aqui realmente faltou, apesar do mistério ter sido solucionado, eu gostaria de saber o que aconteceu depois.

De qualquer forma, é um bom passatempo e os fãs de um romance mais leve com um toque de suspense devem gostar.
Vale a pena a leitura.

OBS: Apesar de estar escrito na capa “Série Noturna”, este livro não faz parte de série nenhuma. É um Stand-Alone.
OBS1: Que capa feia! Além da mulher parecer que está com probleminha, a roupa deles é totalmente nada a ver com a história, principalmente a dele.



Título Original: Night Moves
Autor: Nora Roberts
Editora: Harlequin
Gênero: Romance Contemporâneo
Coleção: Rainhas do Romance 35
Sub-Gênero/Assunto: Suspense Romântico, Crime e Mistério, Viúva, Música
Período: Anos 80. EUA.





*** Este foi a minha leitura deste mês para a Maratona de Banca. O tema é Nora Roberts.


Capa Original:
Essa capa náo é nenhum primor. Longe disso! Mas pelo menos condiz mais com o livro do que a capa nacional. #JustSaying

Cotação:
3.5/5

Reações: