terça-feira, janeiro 03, 2012

Chama da Paixão, de Jo Beverley [Company of Rogues 3]

Título Original: Christmas Angel
Autor: Jo Beverley
Editora: Nova Cultural
Gênero: Romance Histórico
Coleção: CH 375
Série: Company of Rogues- Livro 3
Sub-Gênero/Assunto: Romance de Banca, Casamento de Conveniência, Mocinha mais velha, crianças
Período: Inglaterra. Regência.
Leander Knollis, conde de Charrington & Judith Rossiter

Inglaterra, Século XIX

Unidos por conveniência... ou por uma inesperada paixão?

Cansado do trabalho diplomático, Leander Knollis sonha com um lar estável e uma vida tranqüila. Mas sendo um homem que se julga imune às emoções da paixão, ele quer encontrar uma mulher inteligente e culta, que aceite um casamento de conveniência. E a candidata perfeita é Judith Rossiter, uma jovem viúva devotada à memória do marido e que jamais entregará o coração a outro! Judith não pode recusar o inesperado pedido de Leander, embora a proposta a deixe apreensiva. Por que um nobre, rico e bonito, proporia casamento a uma viúva sem um vintém e com dois filhos? Pensando bem, até que a condição de Leander é fácil de cumprir... Pelo menos é nisso que ela acredita, ao fazer os votos nupciais...






Neste terceiro livro da série Company of Rogues (ou Companhia dos Velhacos), temos como personagem principal, Leander Knollis, o conde de Charrington, um dos ‘rogues’ da turma de Nicholas Delaney. Leander é o anti-romance. Tudo o que ele NÃO quer é encontrar uma bela moça e se apaixonar perdidamente. Contudo, sendo o detentor de um título de nobreza, ele sabe que precisa de um herdeiro- mas só de pensar em ter que se casar com alguma mocinha tola da sociedade, o rapaz já tem gasturas. É então que o jovem conde conhece a candidata perfeita: Judith, uma jovem viúva, mãe de dois filhos e aparentemente ainda apaixonada pelo falecido marido. Além do mais, Judith estava passando por sérias dificuldades financeiras.
Seria a união perfeita- o casamento por conveniência ideal, sem ‘tolices amorosas’ para atrapalhar. Contudo, é claro que nada será assim tão perfeito.

Chama da Paixão é um livro leve, singelo e muito agradável de ler. Não é uma estória original mas tem alguns aspectos que a tiram da mesmice como o fato da mocinha ser mais velha (ela tem 29 anos e ele, 25) e um pequeno mistério como trama paralela. Porém o que interessa aqui, o mais importante é a relação dos dois. Obviamente, nós, os leitores, sabemos como a estória irá terminar- porém Jo Beverly constrói o romance entre Judith e Leander de forma tão bela e verdadeira que não há como não torcer pelo casal.
Eles não se apaixonam logo de cara, não sentem tesão só de se olharem. Não. Os sentimentos e as situações vão sendo construídos aos poucos. Primeiro tem o respeito, depois a amizade e por fim, finalmente, a paixão e o amor. É belo ver que eles, antes de tudo, se tornam amigos, companheiros.

A relação de Leander com os filhos de Judith também é mostrada de forma bem delicada. Ele não é pai mas tenta fazer de tudo para que os filhos de Judith se sintam queridos, porém, sem nunca desmerecer a memória do pai das crianças. Ele é um homem forte, decidido mas nunca rancoroso ou cruel. Ao mesmo tempo, Judith não sabe ao certo como proceder em sua nova posição social, a de condessa.

Chama da Paixão, apesar do título em Português não possui grandes arroubos românticos ou cenas calientes. É o tipo de livro se ler com um sorriso no rosto. Leander e Judith fazem tanta questão de estabelecer que o amor não faz parte do casamento que quando este, a amor, acontece, nenhum dos dois sabe como agir.

Muita gente não gosta muito desse livro por achá-lo um pouco parado, sem paixão. Mas sabe,  eu gostei de Chama da Paixão justamente por isso. Muitas vezes eu tenho vontade de ler um romance mais simples, sem grandes reviravoltas, ou horripilantes vilões, sem estupros ou abusos. Um romance, puro e simples.



Uma bela estória. Rápida e leve. Recomendo.


Edição:
Alguns erros de grafia mas nada tão gritante como no livro anterior. Vanessa, de Uma Noiva Relutante, é chamada pelo nome original, Bet . Ah, e a Companhia dos Velhacos (nome dado pela tradutora do primeiro livro) , depois chamada de Cia dos Patifes, no segundo livro, é chamada aqui de Cia dos Arruaceiros.

Tradutoras, queridas, vamos conversar entre si antes de traduzirem os livros de uma série, okay?

A Série:
Company of Rogues (Chamada de Companhia dos Velhacos, neste livro) é um grupo de amigos que se conhecem desde os tempos da escola. Muitas vezes eles trabalham em missões para o governo. No início, eram 12 mas alguns morreram na guerra. Nicholas Delaney é o fundador e chefe do grupo.
A autora comentou em seu blog que todos os seus livros situados na época da regência farão parte do ‘Universo Company of Rogues’- não serão exatamente uma série, mas personagens já conhecidos pelos leitores irão ‘circular’ em outras obras. Até o momento, o último livro lançado por ela faz oficialmente parte da série.
Livro 1- Coração Sofrido (CHE 218 Ed. Nova Cultural)- Nicholas & Eleanor
Livro2- Uma Noiva Relutante (CHE 204 Ed. Nova Cultural)- Lucien & Vanessa (Beth)
Livro 3- Chama da Paixão (CH 375. Ed. Nova Cultural)- Leander Knollis (Conde de Charrington) & Judith Rossiter
Livro4- Escândalo e sedução (CH 372. Ed. Nova Cultural)- Francis (Lord Middlethorpe ) & Serena Riverton
Livro 5-Felicidade em Risco (BestSeller Ed. 112, Ed. Nova Cultural)- Miles Cavanagh & Felicity Monahan
--Pela numeração das edições já dá pra perceber que a Nova Cultural lançou os livros fora da ordem. Sem comentários.
Livro 6- Three Heroe’s Trilogy - Inédito no Brasil
Este livro contém 3 estórias: 6.1- The Demon's Mistress- Hawk-
6.2 – The Dragon’s Bride - Con Somerford, Earl of Wyvern, & Susan Kerslake
6.3- The Devil’s Heiress – George Hawkinville & Clarissa Greystone
Livro 7- Hazard Inédito no Brasil - Anne Peckwith & Race de Vere
Livro 8- St. Raven Inédito no Brasil - Tristan, Duque de St. Raven & Cresseda Mandeville
Livro 9- Skylark Inédito no Brasil - Stephan Ball & Lady Laura Skylark
Livro 10- The Rogue’s Return Inédito no Brasil - Simon St. Bride & Jane Otterburn
Livro 11-To rescue a Rogue Inédito no Brasil Lord Darius Debenham & Lady Mara St. Bride
Livro 12-Donzela ou Devassa? (BestSeller Ed. 174, Ed. Nova Cultural) - Horatio Cave, Visconde Darien & Thea Debenham
É isso mesmo, a Nova Cultural publicou os cinco primeiros livros da série e depois (de um bom tempo, convenhamos) resolveu publicar a última estória publicada...


Outras Capas:


EXTRAS
Site da Autora: http://www.jobev.com

Cotação: 

4 / 5

Reações: