A história real que inspirou Melville a escrever Moby Dick. Um livro fantástico.
O episódio, que inspirou Herman Melville a escrever Moby Dick, ficou registrado em relatos feitos pelos sobreviventes. Baseado em ampla pesquisa e fontes inéditas, o historiador Nathaniel Philbrick reconstitui todos os detalhes da tragédia, dando vida aos testemunhos com seu vasto conhecimento em assuntos marítimos. Dos meandros da economia baleeira às técnicas de navegação a vela e o comportamento das baleias, No coração do mar reúne informações minuciosas sobre cada aspecto da história. Uma aventura que desafia o leitor a refletir sobre os limites da capacidade de sobrevivência humana.
Um livro surpreendente.
Eu adoro romances Históricos românticos. Isso mesmo: românticos. Devo dizer que quando o amor romântico não é o foco principal em uma ficção histórica, eu prefiro ler livros de história de não ficção. E eu adoro esses também. Não sei, sempre acho que romancistas tendem a enrolar muito em cenas de ação. Prefiro a objetividade de um não-ficção. Além disso, devo confessar que as histórias das/de grande tragédias e/ou acontecimentos dramáticos me fascinam.
Contudo, apesar de No Coração do Mar ser rotulado como um livro de História, penso que este foi uma das melhores aventuras que já li.
É a história real que inspirou Melville a escrever Moby Dick. Em 1820, o baleeiro Essex foi atacado por uma enorme baleia cachalote, naufragando logo em seguido. O livro conta a luta dos sobreviventes, à deriva, em pequenos botes, no meio do Pacífico.
No Coração do Mar fala de limites e superação. É uma leitura forte, que choca em alguns momentos. Até onde você iria pela sua sobrevivência? A resposta: você, ninguém, sabe. O livro mostra que existem momentos na vida que nem toda a ética, cultura, religião são capazes de preparar uma pessoa.
Não existem heróis nem vilões definidos. Apenas homens.
Na época, a tragédia do Essex ficou muito conhecida nos Estados Unidos. Alguns historiadores chegam a chamar o caso de “Titanic do Século 19”.
Apesar da fácil leitura, este não é um livro leve. No coração do Mar emociona e, principalmente, faz pensar. O livro também conta com fotos e ilustrações, além de um bom material bibliográfico.
Um dos meus livros favoritos.
Recomendo.
Em tempo: existe um livro do mesmo autor, com uma sinopse muito parecida, também editado pela Companhia das Letras chamado A Vingança da Baleia. Não sei se é o mesmo livro, sob outro título.
E é realmente uma triste coincidência eu ter preparado esta resenha justamente esta semana. :(
Título Original: The Heart Of the Sea
Autor: Nathaniel Philbrick
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Não Ficção.
Sub-Gênero/Assunto: História, Aventura, Viagens
Período: 1820
Outras Capas:
EXTRAS
Site do Autor: http://nathanielphilbrick.com/books/in-the-heart-of-the-sea
Wiki http://pt.wikipedia.org/wiki/Lawrence_Block
Facebook FanPage http://www.facebook.com/nathanielphilbrick
Cotação:
5/5