quarta-feira, novembro 25, 2015

[Resenha] Você é o Próximo - Gregg Hurwitz

“Mike Wingate teve uma infância difícil: aos 4 anos, foi abandonado em um parque e mandado para um lar adotivo. Ninguém nunca apareceu para buscá-lo e ele tem apenas algumas lembranças esparsas e fragmentadas de seus pais.

Agora, já adulto, ele leva a vida que sempre sonhou: é casado com uma mulher maravilhosa, tem uma linda filha de 8 anos e sua empresa de construção civil está prestes a terminar um condomínio de casas ecologicamente sustentáveis que garantirá um futuro sólido para todos eles.

Então o inimaginável acontece: Mike depara com demônios de um passado do qual nem mesmo se lembra. Dois sujeitos cruéis surgem do nada e começam a ameaçar não somente a ele, mas também sua família.

Quando as intimidações se transformam em ataques violentos, o instinto de sobrevivência passa a ser o único combustível de Mike e ele recorre a um aliado dos velhos tempos, um sujeito muito perigoso – e seu único amigo verdadeiro. Juntos, os dois farão o que for preciso para manter Mike, a esposa e a filha a salvo de seus inimigos implacáveis. ”



Eu adoro Romances Policiais. Claro que eu também amo os romances românticos, mas os policias tem um lugarzinho especial no meu coração. É por isso que me pergunto por que demorei tanto para ler algum livro de Gregg Hurwitz. Tudo bem, ele não é exatamente o romancista policial mais conhecido do mundo, mas seus livros sempre me chamaram a atenção- e eu ainda tinha dois deles em casa sem nunca ter lido!
Ainda bem que eu acabei com isso.

Você é o Próximo foi o primeiro livro que eu li do autor e, com certeza, não será o último. Talvez não tenha sido o melhor livro policial que eu já li, mas Gregg consegue fazer uma história envolvente e coerente, com personagens interessantes e ação na medida certa.

No centro de toda a trama está Mike Wingate, um homem de trinta e poucos anos, casado e com uma filha, que vive o que se poderia se chamar o melhor momento de sua vida. Seu casamento está bem, sua filha é uma alegre e esperta menina de 8 anos e ele está prestes a concluir o projeto que irá mudar sua vida.

Tudo parecia perfeito até... que não somente ele, mas também sua família passam a sofrer ameaças. É neste momento que Mike precisa olhar para o passado e resgatar fatos que há muito ele queria esquecer. Mike foi abandonado pelos pais aos 4 anos de idade e morou desde então em um lar adotivo. Porém, se o Mike de hoje dia é praticamente o cidadão perfeito, o Mike de anos atrás era muito diferente. Mas aquele Mike tinha um amigo, Shep, um único amigo verdadeiro que ele teria que reencontrar se quisesse descobrir o que estava acontecendo e, principalmente, proteger sua mulher e filha.

A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi o senso de família que é apresentado na história. A esposa e a filha não são somente elementos soltos numa trama maior, elas fazem parte do enredo. O estado civil do protagonista é mais do que meramente um fato. (É interessante ver como acontecimentos prosaicos, como o problema de piolho na filha, e se mesclam perfeitamente ao lado mais “suspense” do livro) Assim, como Shep é muito mais do que um simples amigo de infância. Existe entre eles uma cumplicidade enorme, apesar dos dois terem tomado caminhos diferentes na vida.

Mike não é um super-heroí, nem um gatão musculoso mas ele tem os seus trucos e, em alguns momentos, as habilidades de “ex-trombadinha”. É ótimo ver um personagem que não é um herói inabalável, sem erros ou medos. Apesar de Você é o próximo ter um mistério que acompanha a hist´roia desde o início, não diria que este é o ponto principal do livro. Antes de qualquer coisa, este é um romance de ação, um Thriller. O modo como as coisas vão se sucedendo acaba até por ser mais importante do que a resposta final em si. Pelo menos, foi o que eu achei. Até porque foi justamente o “por quê” de tudo o que menos me agradou. Tudo fez sentido e se encaixou perfeitamente, mas não foi algo que tenha me agradado particularmente. Questão de gosto.

Você é o próximo tem um ritmo constante e fluido. A escrita de Gregg Hurwitz é detalhada na medida certa. Ele vai despejando pequenos pitacos informações no decorrer da leitura, o que torna tudo bem interessante. Narrado em terceira pessoa, mas sob o ponto de vista de Mike, Você é o próximo apresenta dos momentos da vida do protagonista:> sua infância e adolescência e a sua vida atual, adulta. E a partir do que é mostrado, pouco a pouco, de seu passado podemos compreender mais o personagem no dias atuais.

Apesar de minha curiosidade em relação ao autor, eu não sabia muito o que esperar e devo dizer que gostei muito. Não é um tipo de romance policial muito profundo ou cheio de psicologia, porém também não é somente uma aventura policial só com ação. É entretenimento, mas tem a sua “sustância”. Eu diria que Você é o próximo é aquele tipo de leitura ideal para quem nunca leu uma história policial e não sabe por onde começar.

Recomendo!


Título Original: You’re next
Autor: Greg Hurwitz
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Policial
Sub-Gênero/Assunto: Suspense, Thriller, Crime e Mistério
Período: Atual. California, EUA.
Capa Original:





4/5


 photo Thais1_zpssfusghrx.gif

Share |